PTBR/Prabhupada 0522 - Se Você Cantar Sinceramente Esse Mantra, Tudo Ficará Claro



Lecture on BG 7.1 -- Los Angeles, December 2, 1968

Prabhupāda: Sim.

Viṣṇujana: Há tantas histórias do Senhor Caitanya convertendo tantos patifes. Apenas por Sua presença, eles cantavam Hare Kṛṣṇa. Como podemos obter Sua misericórdia para que possamos ajudar as pessoas ao nosso redor para cantar Hare Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Se você cantar sinceramente este mantra, tudo ficará claro. É o processo de desobstrução. Mesmo se você tem algumas idéias vigaristas, associação vigarista, não importa. Simplesmente se você canta... Você praticamente sabe, todos sabem que este processo de cantar é o único método que vai fazer as pessoas avançadas. Portanto, este é o método, cantar e ouvir. Ouça as palestras do Bhagavad-gītā ou Śrīmad-Bhāgavatam, tente entender, e cante, e siga as regras e regulamentações. Assim, as regras e regulamentação mais tarde. Primeiro de tudo, tente ouvir e cantar. Śṛṇvatāṁ sva-kathāḥ kṛṣṇaḥ puṇya-śravaṇa-kīrtanaḥ. Puṇya-śravaṇa-kīrtanaḥ (SB 1.2.17). Qualquer um que ouve Hare Kṛṣṇa, ele se torna piedoso simplesmente por audição. Ele se torna purificado. Então, em uma fase, ele vai aceitar. Mas as pessoas pensam que "O que este Hare Kṛṣṇa está cantando?" Entende? Se você dar-lhes algum blefe, Kundalini-yoga e todas essas farsas, eles vão ficar muito satisfeitos. Entende? Então, eles querem ser enganados. E alguns trapaceiros vem, "Sim, você toma este mantra, me dê trinta e cinco dólares, e dentro de seis meses você vai se tornar Deus, você vai ter quatro mãos. " (risos)

Então, nós queremos ser enganados. Ou seja, o processo de enganação é um dos itens de vida condicional. Há quatro defeitos da vida condicionada. Um defeito é que nós cometemos erro, e um outro defeito é que aceitamos algo, aquilo que não é. Assim como cometer erro, que não deve ser muito difícil de entender. Cada um de nós sabe como nós cometemos erro, engano. Mesmo os grandes homens, eles também cometem erro, você entende. Assim como há tantos casos entre os políticos, um pequeno erro ou uma tolice, grande tolice... Então erro, "Errar é humano," o erro está lá. Da mesma forma, aceitar algo como um fato que não é verdade. Como é? Assim como todos na vida condicionada, eles pensam que "Este corpo é o meu eu." Mas eu não sou isso. Eu não sou este corpo. Então, isso é chamado de ilusão, pramāda. O melhor exemplo é a aceitar uma corda como uma cobra. Suponha que na escuridão há uma corda como esta, e você diz: "Oh, aqui está uma cobra." Este é o melhor exemplo de ilusão. Aceitar algo que não é.

Portanto, este defeito ocorre na vida condicionada. E para fazer erro e engano, esse defeito está lá. E o terceiro defeito é que nós queremos trapacear e nós queremos ser enganados. Nós também somos muito peritos. Estamos sempre pensando em como vou enganar alguém. E, naturalmente, ele também está pensando em me enganar. Assim, toda a vida condicional é a associação de enganadores e enganados, isso é tudo. Portanto, este é um outro defeito. E o quarto defeito é que os nossos sentidos são imperfeitos. Portanto todo o conhecimento que recebemos, é um conhecimento imperfeito. Um homem pode especular, mas ele pode especular com sua mente. Isso é tudo. Mas sua mente é imperfeita. No entanto, ele pode especular, ele vai produzir algo absurdo, isso é tudo. Porque sua mente é imperfeita. Não importa que, se você adicionar milhares de zeros, faz um. Não. Ainda é zero. Portanto, este processo de especulação, para entender o Supremo, não é nada além de zero. Portanto, com todos esses defeitos de nossa vida condicionada, não é possível vir para a vida real. Portanto, temos de obte-la de personalidades como Kṛṣṇa e Seu representante fidedigno. Que é o conhecimento real. Então você vai ter a perfeição.