PTBR/Prabhupada 0557 - Nós Devemos Ser Fortemente Inclinados À Consciência De Krishna Como Haridasa Thakura



Lecture on BG 2.62-72 -- Los Angeles, December 19, 1968

Tamāla Kṛṣṇa: "É só uma questão de compreender e aceitar o fato. Khaṭvāṅga Mahārāja atingiu esse estado de vida só a poucos minutos antes de sua morte, rendendo-se a Kṛṣṇa. Nirvāṇa significa acabar com o processo da vida materialista. De acordo com a filosofia de Buda, há apenas vazio após esta vida material. Mas o Bhagavad-gītā ensina de forma diferente. Vida real começa após a conclusão desta vida material. Para o materialista grosseiro, é suficiente saber que é preciso acabar com seu modo de vida materialista. Mas para as pessoas que são avançadas espiritualmente, existe uma outra vida depois desta materialista. Portanto, antes de terminar esta vida, se alguém afortunadamente torna-se consciente de Kṛṣṇa, certamente ele imediatamente alcança o estágio de brahma-nirvāṇa. Não há diferença entre o reino de Deus e o serviço devocional do Senhor. Uma vez que ambos estão no plano absoluto, estar ocupado no serviço transcendental amoroso do Senhor é ter alcançado o reino espiritual. No mundo material, há atividades de gratificação dos sentidos, enquanto que, no mundo espiritual, há atividades de consciência de Kṛṣṇa. Portanto, realização da consciência de Kṛṣṇa, mesmo durante esta vida, é a realização imediata de Brahman, e aquele que está situado em consciência de Kṛṣṇa certamente já entrou no reino de Deus. Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura resumiu o Segundo Capítulo do Bhagavad-gītā como sendo o conteúdo de todo o texto. No Bhagavad-gītā, os assuntos são karma-yoga, jñāna-yoga..."

Prabhupāda: Jñāna-yoga.

Tamāla Kṛṣṇa: "... jñāna-yoga e bhakti-yoga. No segundo capítulo, karma-yoga e jñāna-yoga foram claramente discutidos, e um vislumbre de bhakti-yoga também foi dado. Assim termina os significados de Bhaktivedanta do Segundo Capítulo do Śrīmad Bhagavad-gītā na questão do seu conteúdo."

Prabhupāda: Obrigado. Alguma pergunta? Sim.

Tamāla Kṛṣṇa: Eu sempre fiquei confundido como para... Diz aqui que um devoto puro como Haridāsa Ṭhākura não seria vítima de tentações de Māyādevī, mas mesmo o Senhor Brahmā, e o Senhor Śiva, podem ser vítimas. Eu sempre pensei que eles eram devotos puros do Senhor.

Prabhupāda: Não. Eles são devotos puros, mas eles são guṇāvatāra. Assim como o Senhor Brahmā é a personalidade suprema dentro deste universo material. Ele é o pai de todas as entidades vivas. Então, eles são... Claro, se nós muito minuciosamente estudarmos, Haridāsa Ṭhākura está, em serviço devocional, em uma posição mais elevada do que Brahmā. Embora ele seja considerado a encarnação de Brahmā, Brahmā Haridāsa. Portanto, não devemos ficar perturbados quando vemos o Senhor Brahmā e o Senhor Śiva serem cativados dessa forma. O... Devemos levar esta instrução, que, se o Senhor Brahmā, e o Senhor Śiva tornam-se vítimas de māyā, por vezes, o que falar de nós? Portanto, devemos ter muito, muito cuidado. Há chance de se cair mesmo no estado de Brahmā e Śiva, o que falar de pessoas comuns. Portanto, nós devemos ser muito fortemente inclinados à consciência de Kṛṣṇa como Haridāsa Ṭhākura. Então seremos capazes de forma muito fácil superar a sedução da māyā. Isto é para ser entendido. Não que "Brahma mostrou isso," o que é chamado de "fraqueza. Ele é fraco ou ele é menor." Não. Isso é para nossa instrução.