PTBR/Prabhupada 0563 - Dar Ao Cão Um Nome Ruim E Pendurá-Lo



Press Interview -- December 30, 1968, Los Angeles

Jornalista: Deixe-me perguntar-lhe... Eu tenho a minha opinião, mas eu quero lhe perguntar. Por que você acha que as pessoas mais jovens hoje estão se voltando cada vez mais para as religiões orientais do leste?

Prabhupāda: Porque você não conseguiu dar-lhes satisfação.

Jornalista: Você o quê?

Prabhupāda: Você não conseguiu dar-lhes satisfação. Seu este modo de vida materialista não mais irá satisfazê-los. Há um estágio, no início, quando se é assolado pela pobreza, que ele pode pensar que "Dinheiro e mulher e bom apartamento, bom carro, podem me dar satisfação. "Eles estão a procura disso. Mas depois do prazer, eles vêem "Oh, não há nenhuma satisfação." Porque a matéria não pode satisfazê-lo. Portanto, o seu estágio é, especialmente na América, você tem o suficiente para a satisfação. Você tem comida suficiente, você tem mulher o suficiente, você tem vinho suficiente, você tem casa o suficiente - tudo o suficiente. Isso mostra que o progresso material não pode dar a uma pessoa, satisfação. A confusão e insatisfação é mais em seu país do que na Índia, que se diz ser atingida pela pobreza. Entende? Mas você ainda vai encontrar na Índia, apesar de serem atingidos pela pobreza, porque eles estão continuando esta cultura antiga, eles não são perturbados. Sim. Eles estão morrendo polegada por polegada, mas ainda assim eles estão satisfeitos. "Tudo certo." Entende? Por quê? Porque eles têm um pouco de tonalidade da plataforma espiritual. Por isso, é necessário agora que as pessoas devem tomar a vida espiritual. Isso vai fazê-las felizes. Não há esperança. Todas essas pessoas, elas estão na escuridão. Elas não sabem para onde estão indo. Elas não têm nenhum objetivo. Mas quando você está espiritualmente situado, você sabe o que está fazendo, para onde está indo, e qual é o seu futuro. Tudo está claro. Entende?

Jornalista: Então, eu só acompanho sobre isso muito brevemente. Em outras palavras, você acha que a igreja situada no ocidente, quer se trate de uma sinagoga ou uma igreja, não foi capaz de apresentar... Você diria que sua mensagem não é relevante ou que eles têm deixado de apresentar a sua mensagempropriamente?

Prabhupāda: Não. A questão é que essas igrejas ocidentais, assim como no Cristianismo, esses evangelhos foram pronunciados há muito, muito tempo atrás, para os homens primitivos, entende? Jerusalém. Essas pessoas estavam vivendo no deserto, e eles não eram muito avançados. Então, naquela época... Claro que, na Bíblia ou no Antigo Testamento, a idéia de Deus está lá, isso é muito bom. Mas eles... Assim como a afirmação: "Deus criou este mundo." Isso é um fato. Agora, essas pessoas não eram avançadas naqueles... Agora, no presente momento, as pessoas são avançadas cientificamente. Eles querem saber como a criação teve lugar. Entende? Essa explicação não está lá, nem a Igreja pode dar-lhes. Entende. Por isso, eles não estão satisfeitos. Simplesmente ir oficialmente para a igreja e oferecer oração, isto não apela para eles. Além disso, praticamente, eles não seguem os princípios religiosos. Assim como no Antigo Testamento, há, eu quero dizer, Dez Mandamentos, e há o Mandamento que "Não matarás." Mas o caso de matar é muito proeminente no mundo Cristão. Eles estão mantendo matadouros muito regularmente, e eles têm produzido uma teoria de que os animais não têm alma, eles não sentem - porque eles têm que matar. "Dar ao cão um nome ruim e pendurá-lo." Por que o animal não pode sentir? Por que você está cometendo estas atividades pecaminosas? Assim, a classe sacerdotal, eles também não vão dizer, eles não vão discutir, todos estão em silêncio. Isso significa que, deliberadamente, eu quero dizer, desobedecer os Dez Mandamentos. Então, onde está o princípio religioso? Se você não obedece aos mandamentos de sua escritura isto significa que você está seguindo uma religião bem? Como você pode matar o que você não pode criar? E está claramente declarado lá, "Não matarás." Qual é a resposta? Por que eles estão matando? Qual é a resposta? Como você responde a isso?

Jornalista: Você está me perguntando?

Prabhupāda: Sim.

Jornalista: Bem, sim, obviamente "Não Matarás" é uma ética, e é atemporal e é válido, mas o homem não está realmente interessado em...

Prabhupāda: Eles não estão interessados ​​em religião. É simplesmente para fazer um show, show de garrafa. Então, como eles podem ser felizes? Se você não seguir os princípios reguladores, então onde está a sua religião?

Jornalista: Eu não estou argumentando com você. Eu não poderia concordar mais com você. Estou totalmente de acordo. Não faz qualquer sentido. "Não matarás," "Tu não adorarás outros Deuses diante de Mim," "Não cobiçarás o burro do teu próximo," "Thy devem honrar teu pai e tua mãe", essas são belas éticas, mas elas não são obedecidas.

Prabhupāda: "Tu não deves sequestrar a mulher do teu próximo."

Jornalista: A esposa, cobiça.

Prabhupada: Então, quem está seguindo isto?

Jornalista: Ninguém. Muito pouco.

Prabhupāda: Percebe? Então, como você pode esperar que eles sejam religiosos. E sem a religião, a sociedade humana é uma sociedade animal.

Jornalista: Tudo bem, mas deixe-me perguntar-lhe isto. Ao longo desta linha.. Agora eu não estou perguntando a você...

Prabhupāda: Tome. Tome.

Journalist: Obrigado.