PTBR/Prabhupada 0569 - “Swamiji, Me Inicie.” Imediatamente Eu Digo: “Você Tem Que Seguir Esses Quatro Princípios”



Press Interview -- December 30, 1968, Los Angeles

Hayagrīva: Búzio.

Jornalista: Eu pensei que era um shofar.

Prabhupāda: O que é isso?

Jornalista: Um Shofar

Prabhupāda: Shofar?

Jornalista: O chifre de carneiro Judaico.

Prabhupāda: O som deste búzio é considerado auspicioso. Sim. Na verdade, é um som de búzio, sim. Então, depois de oferecer oração ao Senhor, nós sopramos este búzio.

Jornalista: Eu acho que eu realmente fiz a pergunta principal. Não a pergunta principal, mas o que eu gostaria de saber é: novamente, por que isso, e sobre pessoas como o Maharishi, que me desligaram e tantas pessoas. Minha filha estava muito envolvida com esse tipo de coisa por algum tempo, e ela está terrivelmente desiludida.

Prabhupāda: Sim. A psicologia é que o seu povo, todos os povos ocidentais, especialmente jovens, eles estão ansiando por alguma coisa, você entende? Mas a dificuldade é... Assim como eu. Se alguém se aproxima: "Swamiji, me inicia." Eu imediatamente digo que "Você tem que seguir estes quatro princípios", e ele vai embora. E este Maharishi, ele não colocou nenhuma restrição, você entende? Assim como um médico, se ele diz que "Você pode fazer o que quiser. Você simplesmente toma meu medicamento, e você ficará curado." Esse médico será muito apreciado. Você percebe?

Jornalista: Sim. Ele vai matar um monte de gente, mas ele é muito apreciado.

Prabhupāda: Sim. (risos) E um médico que diz: "Oh, você não pode fazer isso, você não pode fazer isso, você não pode comer isso," é um aborrecimento. Então, eles querem alguma coisa. Isso é um fato. Mas, ao mesmo tempo, eles querem algo muito barato. Portanto, os trapaceiros vêm e os enganam. Eles aproveitam a oportunidade. "Essas pessoas querem ser enganadas. Oh, vamos levar vantagem." Entende? De outra forma, eles estão aconselhando que "Você é Deus, todo mundo é Deus. Você acabou de realizar a si próprio, você se esqueceu. Tome este mantra, e você se torna Deus, e você se torna poderoso. O que quer que você goste, você pode controlar. E não há nenhum controle dos sentidos. Você pode beber, você pode ter vida sexual irrestrita e o que quer que você goste." Pessoas como essas: "Oh, simplesmente por quinze minutos de meditação, eu devo me tornar Deus, e eu tenho que pagar apenas trinta e cinco dólares." Então, muitos milhões de pessoas estarão prontas, "Oh, deixe-me." Quero dizer, trinta e cinco dólares em seu país não são... Mas esse tanto, trinta e cinco multiplicado por milhões, tornam-se trinta e cinco milhões de dólares. (risos) E nós estamos aqui chorando, porque não podemos blefar. Nós dizemos isso se você realmente quer, você tem que seguir essas restrições. Não podemos permitir que o mandamento que é "não matarás" que eu diga: "Sim, você pode matar. O animal não tem sentimento. O animal não tem alma." Não podemos blefar desta forma. Entende?

Jornalista: Bem, é só sobre isso, que eu queria saber. É uma pena que esse tipo de coisa, como eu digo, desconectou uma enorme quantidade de jovens, um monte de jovens muito desiludidos porque...

Prabhupāda: Então, por favor, tente nos ajudar. Este movimento é muito bom. Ele vai ajudar a humanidade. Ele vai ajudar o seu país, toda a sociedade humana. É um movimento genuíno, não há nenhum blefe, nada de trapaça. É autorizado. Então, eu vou pedir-lhe porque...

Jornalista: Autorizado por quem?

Prabhupāda: Autorizado por Kṛṣṇa.

Jornalista: Existe na Índia um corpo de licenciamento por parte do Estado para as pessoas pregarem ou para... Que diachos você diria isso aqui?

Prabhupāda: Isso não existe lá, porque na Índia há muitas igrejas, e eles são presumivelmente pessoas muito santas. Então, simplesmente tornar-se um discípulo de uma pessoa santa é certificado suficiente. Assim como em seu país, o casamento exige certificado. Na Índia, ainda assim, não há nenhum certificado. Os meninos e meninas, eles ficam sentados, diante dos parentes e sacerdote e pessoas idosas. Eles são oferecidos. Eu estou fazendo isso. Não há certificado. Mas ainda assim sua conexão é ao longo da vida. O que o certificado vai fazer? Essa cerimônia é tão linda, a esposa toma: "O meu marido para a vida" e o marido toma a esposa: "Ela é minha companheira para a vida." Eles não podem se separar. Não há nenhuma história na Índia de que houve um certificado emitido. Não. Mas ainda assim, sua conexão é tão boa, aquela vida longa. Agora, eles estão sendo ocidentalizados, especialmente lamento muito dizer que ultimamente nossos tão chamados líderes ocidentais eles estão apresentando esta lei de código Hindu, esta certidão de casamento, isso e aquilo. Mas, anteriormente elas não existiam.