PTBR/Prabhupada 0604 - Se eu continuar Krishna terá prazer em me colocar na plataforma transcendental



Vanisource:Lecture on SB 1.5.11 -- New Vrindaban, June 10, 1969

Nivṛtta significa já terminou, completamente terminado. O que é que acabou? Tṛṣṇa. Tṛṣṇa significa anseio. Aqueles que tiverem terminado o seu anseio material, eles podem cantar essa glorificação transcendental do Senhor. Outros não podem. Assim como em nosso movimento saṅkīrtana, você está experimentando muito êxtase, prazer. Então os outros vão dizer: "O que essas pessoas estão fazendo? Loucura colega, eles estão em transe, dançando e batendo algum tambor". Eles vão se sentir assim porque seu desejo ardente de prazer material não está terminado. Portanto nivṛtta.

Na verdade, este nome transcendental de Kṛṣṇa, ou Deus, pode ser cantado em estágio liberado. Portanto, nós prescrevemos que existem três estágios no cantar. O estágio ofensivo, estágio liberado e, na verdade, estágio na plataforma de amor ao Supremo. Esse é o estágio de perfeição do cantar. No início cantamos em fase ofensiva - os dez tipos de ofensas. Mas isso não significa que não devemos cantar. Ainda que existam ofensas, devemos continuar cantando. Este cantar vai me ajudar a sair de todas as ofensas. Claro, devemos tomar cuidado para não cometermos ofensas. Por isso, esta lista de dez tipos de ofensas é dada. Devemos tentar evitar. E, assim que o cantar é feito sem ofensas, então este é o estágio liberado. Esse é o estágio liberado. E depois do estágio liberado, o canto será muito agradável, porque este está na plataforma transcendental, aquele amor real de Kṛṣṇa e Deus vai ser saboreado. Mas a mesma coisa... O canto... Na fase ofensiva, o cantar, e no estágio liberado está cantando... Mas na fase madura... Assim como Rūpa Gosvāmī, ele costumava dizer que "O que eu devo cantar com uma língua e que hei de ouvir com duas orelhas? Se milhões de orelhas eu tivesse, se milhões de línguas eu tivesse, então eu poderia cantar e ouvir". Porque eles estão em estágio liberado.

Mas não devemos estar desanimados por este propósito. Devemos continuar com perseverança. Utsāhād dhairyāt. Utsāhāt significa com entusiasmo, e dhairyāt, dhairyāt significa perseverança, paciência. Utsāhāt. Niścayāt. Niścayāt significa com firme determinação: "Sim, eu comecei a cantar. Talvez haja ofensas, mas se eu continuar, Kṛṣṇa terá o prazer de me colocar na plataforma transcendental quando eu saborear o que é esse cantar Hare Kṛṣṇa". Assim como Viśvanātha Cakravartī deu aquela manga na fase madura e na fase verde. Fase verde, é amarga, mas a mesma manga, quando está completamente madura, é doce, a doçura. Temos que esperar esta fase, e temos que ter cuidado para que ofensas não sejam cometidas. Então nós, certamente, devemos chegar. Assim como um paciente doente, se ele segue as regras dadas pelo médico e toma o remédio, então certamente ele vai ser curado.