PTBR/Prabhupada 0608 - Nós devemos executar o serviço devocional com paciência, com entusiasmo



The Nectar of Devotion -- Vrndavana, October 20, 1972

Narottama dāsa Ṭhākura, um ācārya tão exaltado, ele está nos ensinando, "Não tente compreender yugala-pīriti, os casos de amor entre Rādhā and Kṛṣṇa, pela sua imaginação, por sua própria especulação". Não. Você deve em primeiro lugar tentar servir os seis Gosvāmīs, rūpa-raghunātha-pade haibe ākuti, como eles estão dirigindo. Assim como este Bhakti-rasāmṛta-sindhu. Śrīla Rūpa Gosvāmī não está ensinando no início os casos amorosos de Rādhā-Kṛṣṇa. Não. Ele está treinando, em primeiro lugar, o leitor, o devoto, sobre como tornar-se antes de tudo um devoto puro.

anyābhilāṣitā-śūnyaṁ
jñāna-karmādy-anāvṛtam
ānukūlyena kṛṣṇānu-
śīlanaṁ bhaktir uttamā
(Brs. 1.1.11)

Antes de tudo, ele está tentando trazer o devoto ao serviço devocional padrão. Vidhi-mārga. Depois, gradualmente, quando ele se acostuma, então rāga-mārga será revelada. Rāga-mārga não é artificial. Torna-se, svayam eva sphuraty adhaḥ. Sevonmukhe hi jihvādau... (Brs. 1.2.234). Tudo, a relação devocional com Kṛṣṇa, você não pode estabelecer artificialmente. Todo mundo tem uma relação particular com Kṛṣṇa em sua posição constitucional original. Isso será revelado gradualmente à medida que você avança no serviço devocional, nas regras e regulações estabelecidos assim como eles são dirigidos nos śāstras e pelo mestre espiritual. Quando você está treinado corretamente, você vem para a plataforma de rāga-mārga, então seu relacionamento... Isso é chamado de svarūpa-siddhi. Svarūpa-siddhi. Então svarūpa-siddhi é atingido em um determinado estágio. Assim como svarūpa-siddhi... O desejo de vida sexual existe em cada ser humano, mas quando o menino e a menina vêm ao estágio maduro, ele se torna manifesto. Ele é, não é aprendido artificialmente. Da mesma forma, rāga-mārga, svarūpa-siddhi, é revelado ou se manifesta. Śravaṇādi-śuddha-citte karaye udaya. Udaya. Esta mesma palavra, udaya, é usada. Assim como o sol. O sol se torna visível automaticamente quando o sol se levanta. Você não pode forçar o sol a nascer na calada da noite. Isso não é possível. O sol vai nascer. É só esperar. Quando o tempo certo chegar, manhã, seis horas, você encontrará o sol.

Da mesma forma, o serviço devocional, nós temos que executar com paciência, com entusiasmo. Utsāhāt dhairyāt niścayāt tat-tat-karma-pravartanāt (Upadeśāmṛta 3). Devemos ser entusiastas que nós... "Eu vou envolver-me muito bem no movimento para a consciência de Kṛṣṇa". Essa é primeira qualificação, entusiasmo. Embotamento não vai ajudá-lo. Você deve ser muito entusiasmado. Meu Guru Mahārāja costumava dizer, prāṇa ache yara sei hetu pracāra. Um pregador pode, uma pessoa pode se tornar um pregador se ela tem vida. Um homem morto não pode se tornar um pregador. Então você deve ser muito entusiasmado de que "vou pregar as glórias do Senhor para a minha melhor capacidade". Não é que a pessoa tem de tornar-se um estudioso muito erudito para se tornar um pregador. Simplesmente requer entusiasmo: "Meu Senhor é tão grande, tão amável, tão bonito, tão maravilhoso. Então, eu preciso falar algo sobre meu Senhor". Esta é a qualificação, o entusiasmo. Você pode não conhecer Kṛṣṇa muito perfeitamente. Não é possível conhecer Kṛṣṇa muito perfeitamente. Kṛṣṇa é ilimitado. Não podemos conhecer Kṛṣṇa cem por cento. Isso não é possível. Mas Kṛṣṇa revela, tanto quanto possível você possa entender. Então, se formos sinceros servos de Kṛṣṇa, utsāhān, e se servirmos pacientemente, então Kṛṣṇa revela.

O exemplo é dado a este respeito. Assim como uma menina que se casa. Geralmente, uma garota quer um filho. Mas se ela quer um filho imediatamente após o casamento, isto não é possível. Ela deve esperar. Ela deve servir seu marido satisfatoriamente. Utsāhān dhairyāt tat-tat-karma-pravartanāt (Upadeśāmṛta 3). Assim como uma esposa fiel. O tempo virá em que ela ficará grávida, ela vai ter filho. Assim niścayāt significa... Assim como a menina deve saber, porque ela é casada, porque ela tem um marido, que deve haver uma criança. É um fato. Pode ser um pouco mais tarde. Da mesma forma, quando você entrou em serviço devocional, bhakti-yoga, bhakti-mārga, o seu sucesso está garantido, desde que você seja entusiasmado e paciente. Não que "Imediatamente eu quero um filho", "Imediatamente eu me torno plenamente em consciência de Kṛṣṇa e perfeito". Não. Pode haver muitas imperfeições. Porque estamos na atmosfera imperfeita. Mas com paciência, se você continuar a executar seus deveres no serviço devocional assim como é dirigido nos śāstras e confirmado pelo mestre espiritual, então é certo de que o seu sucesso está garantido. Este é o caminho. Utsāhān dhairyāt tat-tat-karma-pravartanāt (Upadeśāmṛta 3). Você deve executar os deveres.

Assim como pedimos a nossos estudantes para terminar de cantar as dezesseis voltas no mínimo. Dezesseis voltas não é nada. Em Vṛndāvana existem muitos devotos, eles cantam 120 voltas. Desta forma. Assim dezesseis voltas é o mínimo. Porque eu sei que nos países ocidentais é um trabalho difícil terminar sessenta e quatro voltas ou 120 voltas, assim. No mínimo dezesseis voltas. Isso deve ser concluído.Tat-tat-karma-pravartanāt. Este é o sentido. Observando os princípios reguladores. Desta forma, devemos permanecer pela orientação do mestre espiritual e do śāstra. Então é certo. O sucesso é garantido.