PTBR/Prabhupada 0613 - As seis coisas que nós temos de ter cuidado especial



Lecture on BG 2.13-17 -- Los Angeles, November 29, 1968

Nandarāṇī: Quando as mulheres chefes de família criam seus filhos em Consciência de Kṛṣṇa, isto parece ser um serviço indireto para Kṛṣṇa. Elas devem tentar servi-Lo mais diretamente por, você sabe, talvez cozinhar no templo, ou ser, você sabe, algo parecido com isto, mais diretamente, ou criar filhos e ter apenas a função doméstica, isto é serviço suficiente? Isto é serviço suficiente?

Prabhupāda: Sim, a coisa é que devemos ser conscientes de Kṛṣṇa. Assim como eletrificação. Contatando eletricidade por um fio, um juntando ao outro, um outro fio, se o contato existe, de fato, em seguida a energia elétrica está em toda parte. Da mesma forma, se a nossa Consciência de Kṛṣṇa está corretamente conectada, então não há questão de direto ou indireto. Porque no mundo absoluto não há diferença. Assim que é ligado com a conexão direta... Isso é chamado sucessão discipular. Porque a conexão está descendo uma após o outra, por isso, se nós conectamos aqui, o mestre espiritual que está ligado pelo mesmo modo, em seguida, a ligação elétrica existe. Não há dúvida se é direta ou indireta. Evaṁ paramparā-prāptam imaṁ rājarṣayo viduḥ (BG 4.2). Simplesmente temos de ver se a conexão está desconectada. Se a conexão está lá, firme, então a eletricidade vem sem falha. Assim, em nossa plataforma condicionada existirão muitas dúvidas, muita complicação. Mas a mesma coisa que eu lhes dei exemplo, que não estejam muito apressados para receber o resultado imediatamente. Simplesmente nós temos que seguir. Nós temos que seguir. Tat-tat-karma-pravartanāt (Upadeśāmṛta 3). Isto é aconselhado por Rūpa Gosvāmī. As seis coisas que nós temos que ter um cuidado especial, e seis coisas que temos de evitar, a fim de sermos perfeitos em consciência de Kṛṣṇa.

Então utsāhād dhairyān niścayā. O primeiro princípio é que alguém deve ser muito entusiasmado. Ele deve acreditar que Kṛṣṇa disse que, na me bhaktaḥ praṇaśyati, "Meu devoto jamais será vencido". Assim "Deixe-me tornar devoto de Kṛṣṇa sinceramente. Eu devo tornar-me devoto de Kṛṣṇa sinceramente". Isso é chamado entusiasmo. Então dhairyāt. "Tornei-me devoto de Kṛṣṇa, mas ainda não estou me sentindo feliz. Como é isso?" Assim portanto você tem que tornar-se paciente. O entusiasmo deve estar lá, você deve ser paciente também. E niścayāt. Niścayāt significa que você deve estar confiante. "Oh, Kṛṣṇa disse que Seu devoto jamais será vencido, por isso certamente eu não serei derrotado, mesmo que eu não sinta agora. Deixe-me fazer meu dever". Utsāhād dhairyān niścayāt tat-tat-karma-pravartanāt (Upadeśāmṛta 3). Mas você tem que fazer seus deveres como eles estão prescritos. Sato vṛtteḥ. Você não deveria... Não deveria haver duplicidade. Sato vṛtteḥ significa conduta direta, conduta honesta. Sato vṛtteḥ, e sādhu-saṅge, e na companhia dos devotos. Portanto é preciso estar entusiasmado, é preciso ser paciente, é preciso ser confiante, é preciso executar os deveres, deve-se associar com os devotos, e é preciso ser muito honesto no trato. Seis coisas. Se essas seis coisas existem, sucesso certo.