PTBR/Prabhupada 0622 - Associem-se com aqueles que estão engajados na consciência de Krishna



Lecture on SB 7.6.17-18 -- New Vrindaban, July 1, 1976

Mesmo se você tem desejo de desfrutar dentro deste mundo material, ainda assim dedique-se à consciência de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa irá satisfazê-lo. Ele vai te prover. Não há necessidade de fazer algo mais para sua apreciação material. Se você quiser... Porque não podemos desistir do desfrute material. Temos sido habituados desde tempos imemoriais, muitas vidas após muitas vidas, simplesmente por gratificação dos sentidos. Não é muito fácil desistir da idéia. Portanto śāstra diz que mesmo se você tiver em mente a gratificação dos sentidos, ainda assim você deve escolher a consciência de Kṛṣṇa. Não tente de outra forma. Assim como os Devatas. Eles têm facilidades para toda gratificação dos sentidos. Gratificação dos sentidos significa udara-upastha-jihvā (NOI 1), jihvā, esta língua, a barriga e os órgãos genitais. Estas são as primeiras fontes de gratificação dos sentidos. pratos muito saborosos, encher a barriga, tanto quanto possível, e depois desfrutar do sexo. Isto é material. No mundo espiritual, estas coisas são ausentes. No mundo material essas coisas são muito proeminentes.

Então, Prahlāda Mahārāja adverte seus amigos que se nós nos tornarmos apegados a esta gratificação dos sentidos, então, vimocituṁ kāma-dṛśāṁ vihāra-krīḍā-mṛgo yan-nigaḍo visargaḥ (SB 7.6.17-18). Nigaḍa, nigaḍa significa a raiz, a causa principal de aceitar o corpo material. Essas coisas são gratificação dos sentidos. Tato vidūrāt: de um lugar distante. Tato vidūrāt parihṛtya daityā (SB 7.6.17-18). "Meus queridos amigos, embora vocês hajam nascido na família daitya, eu também nasci" - seu pai também é daitya. Daityeṣu saṅgaṁ viṣayātmakeṣu: "Desista dos seus..." Asat-saṅga-tyāga ei vaiṣṇava ācāra (CC Madhya 22.87). A mesma coisa. Caitanya Mahāprabhu também disse. Então, quem é um Vaiṣṇava? Vaiṣṇava, Ele imediatamente explicou, que Vaiṣṇava, qual é o dever de um Vaiṣṇava? Um devoto perguntou a Sri Caitanya Mahāprabhu: "Senhor, qual é o dever de um Vaiṣṇava?" Então, Ele imediatamente respondeu em duas linhas, asat-saṅga-tyāga ei vaiṣṇava ācāra: "Abandonar a companhia de pessoas materialistas." Então a próxima pergunta pode ser: "Quem é materialista?" Asat eka 'strī-saṅgī: "Aquele que é apegado à mulher, ele é asat." E kṛṣṇa-bhakta āra: "E aquele que não é um devoto de Kṛṣṇa."

Portanto, temos que abandonar. Portanto, há princípios regulativos. Pelo menos, não ao sexo ilícito. Case-se, viva como um cavalheiro, assuma responsabilidade, então, gradualmente, você vai ser capaz de desistir desse desejo sexual. A menos que desistamos desse desejo sexual, completamente sem agitação, não há nenhuma possibilidade de parar esta repetição de nascimento material. nascimento, morte, velhice e doença. Isso não é possível. Portanto, Prahlāda Mahārāja aconselha: daityeṣu Sangam viṣayātmakeṣu: Não associem-se com..." Asat-saṅga, a mesma coisa, como Caitanya Mahāprabhu... Asat-saṅga-tyāga ei vaiṣṇava ācāra. Este é o negócio do Vaiṣṇava. Não aceite nenhuma oportunidade de asat, com aqueles que estão apegados materialmente. É uma associação muito difícil. Então é possível: upeta nārāyaṇam ādi-devaṁ sa mukta-saṅgair iṣito 'pavargaḥ (SB 7.6.17-18). Portanto associação é muito..., sajjati siddhāśaye. Faça sua associação com aqueles que estão envolvidos em consciência de Kṛṣṇa, com o serviço devocional.

Estamos, portanto, fazendo diferentes centros para dar a todos a oportunidade de ter a associação dos devotos. Na medida do possível, estamos dando abrigo, estamos dando prasādam, estamos dando instruções, estamos dando a oportunidade de adorar Kṛṣṇa. Por quê? Porque as pessoas podem ter a vantagem da associação, Nārāyaṇa. Nārāyaṇam ādi-devam, elas podem associar-se com Nārāyaṇa. Nārāyaṇa e qualquer coisa executada no serviço devocional de Nārāyaṇa - Nārāyaṇa, Kṛṣṇa, Viṣṇu, a mesma categoria... Nārāyaṇa paro 'vyaktyāt. Nārāyaṇa significa que é..., cuja situação é transcendental, Nārāyaṇa. Então, tão logo você entra em contato com Nārāyaṇa, Lakṣmī está lá, a deusa da fortuna está lá. Nós não estamos adorando a fabricação daridra-nārāyaṇa, não.