PTBR/Prabhupada 0642 - Consciência de Krishna transforma o corpo material em corpo espiritual



Lecture on BG 6.1 -- Los Angeles, February 13, 1969

Devoto: Prabhupāda? Você disse que a alma espiritual é um décimo de milésimo de uma ponta de um fio de cabelo. No céu espiritual, é a alma espiritual assim tão grande?

Prabhupāda: Hm?

Devoto: A alma espiritual, quando ela vai voltar para...

Prabhupāda: Isso é dela, esta é sua posição constitucional. Seja no céu espiritual ou céu material, ela é a mesma. Mas à medida que você desenvolve no mundo material um corpo material, da mesma forma, no mundo espiritual você pode desenvolver um corpo espiritual. Você acompanha? Sua posição é esta pequena partícula, mas o espírito pode expandir. Esta expansão no mundo material está sendo feita em contato com matéria. E no mundo espiritual, esta expansão pode ser feita em espírito. Aqui no mundo material eu sou alma espiritual. Eu sou diferente deste corpo porque este corpo é matéria e eu sou vida. Eu sou força viva, mas este corpo material não é força viva. E no mundo espiritual em tudo existe força viva. Não há matéria morta. Portanto, o corpo também é espiritual. Assim como a água - com água, água, isso é tudo. Mas água e óleo - distinção. Da mesma forma, eu sou alma espiritual, eu sou, digamos, óleo. Então eu estou na água, então existe distinção. Mas se eu for colocado no óleo, então tudo está bem. Assim os impersonalistas, eles não desenvolvem corpo. Eles simplesmente permanecem como partícula espiritual. Essa é a ideia deles. Mas nós Vaiṣṇava, nós queremos servir Kṛṣṇa, portanto nós precisamos de mãos, pernas e boca e língua, tudo. Assim nos é dado tal corpo. Como você está recebendo este corpo desde o ventre da mãe, da mesma forma obtemos corpo no mundo espiritual. Não a partir do ventre da mãe, mas há processo para obter, você pode obter.

Devoto: Isso não pode ser feito ainda que artificialmente. Ninguém pode fazer como um truque.

Prabhupāda: Artificialmente?

Devoto: Sim, ninguém pode desenvolver um corpo espiritual, apenas pelo Seu próprio capricho, "Oh, eu devo desenvolver corpo espiritual. Na prática".

Prabhupāda: Essa prática de consciência Kṛṣṇa está mudando este corpo material para corpo espiritual. Como isso é feito? O exemplo eu tenho várias vezes dado, que você coloca o ferro no fogo. Quanto mais ele é esquentado, ele se torna fogo. Quando o ferro está vermelho quente - isto significa o momento em que o ferro adquiriu as qualidades do fogo - você toca o ferro em qualquer lugar, ele vai agir como fogo. Do mesmo modo, este corpo, embora seja material - há muitos exemplos. Um metal, eletrificado, o metal não é eletricidade. Mas quando é eletrificado, você toca o metal, você recebe um choque elétrico imediatamente. Assim como o fio elétrico. Cobre, é cobre. Mas assim que ele é eletrificado, você o toca, você recebe um choque elétrico. Há tantos exemplos. Da mesma forma, se o seu corpo é espiritualizado, então a, a ação material é nula. Ação material significa gratificação dos sentidos. Assim, quanto mais a pessoa se torna espiritualizada, as demandas materiais tornam-se nulas. Sem mais atividades materiais.

Então como você pode fazer isso? O mesmo exemplo: Você tem que manter o ferro constantemente com o fogo. Você tem que se manter constantemente em consciência de Kṛṣṇa. Então até mesmo o seu atual corpo, corpo material, é espiritualizado. Existe uma lei gramatical no Sânscrito que é chamada mayat, mayat-pratyaya. Mayat significa, há uma palavra, assim como svarṇamaya. Svarṇamaya significa dourado. Dourado pode ser chamado, quando é feito de ouro puro, isso é também dourado. E se ele é feito de outra coisa, mas o revestimento é ouro, grande quantidade de ouro, também é dourado. Da mesma forma, quando este corpo material está cheio de atividades espirituais apenas, este é também espiritual. Portanto pessoas santas, é claro em seu país todas as pessoas são colocadas na sepultura, depois de falecer, mas na Índia de acordo com o sistema védico, apenas muito alta personalidade, devotos, o corpo deles não é queimado. É considerado espiritual. O corpo de um sannyāsī não é queimado, pois é considerado espiritual. Então, como ele se torna espiritual? O mesmo exemplo: Quando o corpo não tem mais quaisquer atividades materiais, simplesmente atividade espiritual em consciência de Kṛṣṇa, este corpo é espiritual.

Portanto, se este mundo se tornar pleno em consciência de Kṛṣṇa, ninguém está trabalhando para a satisfação dos sentidos, apenas para satisfação de Kṛṣṇa, este mundo se torna mundo espiritual imediatamente. Isso requer pouco tempo para entender. Qualquer coisa usada para Kṛṣṇa, simplesmente para a satisfação de Kṛṣṇa, é espiritual. Assim como estamos usando esse microfone para falar sobre Kṛṣṇa, então ele é espiritual. Caso contrário, qual é a diferença entre esta prasādam e comida comum? Estamos distribuindo prasādam, as pessoas vão dizer: "Por que existe prasādam? A mesma fruta que comemos, e você simplesmente corta em pedaços, tornou-se prasādam?" Eles podem dizer isso. Como ela é prasādam? Mas é prasādam. Você continua comendo esta prasādam, você se torna espiritualizado. Na verdade, é prasādam. Assim como o mesmo exemplo, se eu tomo este ferro, ferro quente, se eu digo "É fogo". Alguém pode dizer: "Oh, por que é fogo? É ferro". Eu digo: "Toque-o". Entende? Estes são exemplos brutos, mas isto é o...

Quando suas atividades - realmente no sentido mais elevado não há matéria. Não há matéria, tudo é espiritual, porque Kṛṣṇa é espiritual. Kṛṣṇa é espírito absoluto, e a matéria é uma energia de Kṛṣṇa. Por isso, ela também é espírito. Mas porque ela está sendo mal utilizada, não para o propósito de Kṛṣṇa, por isso ela é matéria. Assim, o nosso movimento para consciência de Kṛṣṇa é para espiritualizar, reespiritualizar a coisa toda. Toda posição social, posição política, qualquer coisa. Ele é um movimento muito bom. As pessoas devem tentar compreendê-lo. E se ele vai realmente espiritualizar o mundo inteiro - é claro que isso não é possível, mas o ideal é algo assim. Mas pelo menos se individualmente se tenta este método de reespiritualização, sua vida se torna perfeita.