PTBR/Prabhupada 0648 - Por natureza nós somos entidades vivas, nós devemos agir



Lecture on BG 6.2-5 -- Los Angeles, February 14, 1969

Devoto: Significado: "Quando uma pessoa está totalmente ocupada no serviço transcendental amoroso do Senhor, ela está satisfeita em si mesma e assim, ela já não está envolvida na gratificação dos sentidos ou em atividades fruitivas. Caso contrário, a pessoa deve estar envolvida na gratificação dos sentidos, uma vez que não se pode viver sem compromisso".

Prabhupāda: Sim, esse é o ponto. Nós temos que ter compromisso. Nós não podemos parar, o mesmo exemplo. Você não pode parar uma criança trabalhando. Ou em atividades. Por natureza somos seres vivos, nós temos de agir. Não é possível parar as atividades. Então como é dito, "Um cérebro inativo é a oficina do diabo". Então se não temos um bom compromisso, então você terá que envolver-se em algo absurdo. Assim como a criança, se ela não está envolvida na educação, ela se torna uma criança mimada. Da mesma forma, nossos dois negócios: ou gratificação dos sentidos materiais, ou consciência de Kṛṣṇa, ou bhakti-yoga, ou yoga. Então se não estou em sistema de yoga, então eu devo estar na gratificação dos sentidos. E se eu estou na gratificação dos sentidos, não há questão de yoga. Continue.

Devoto: "Sem consciência de Kṛṣṇa, alguém deve estar sempre procurando atividades egoístas autocentradas ou ampliadas. Mas uma pessoa consciente de Kṛṣṇa pode fazer tudo para a satisfação de Kṛṣṇa e assim estar perfeitamente desapegada do gozo dos sentidos. Aquele que não tem essa realização, deve mecanicamente tentar escapar dos desejos materiais antes de ser elevado ao degrau mais alto da escada da yoga".

Prabhupāda: "Escada do yoga". Escada do Yoga, tem sido comparada com uma escada. Assim como degraus - em uma grande casa arranha-céu existem degraus. Assim cada degrau é um progresso, isso é um fato. Assim toda a escada pode ser chamada o sistema de yoga. Mas alguém pode estar no quinto degrau, outro pode estar no quinquagésimo, um outro pode estar no centésimo quinto degrau, e outro pode estar na parte superior da casa. Assim embora toda a escada seja chamada sistema de yoga ou escada, mas aquele que está no quinto degrau, ele não pode ser igual a pessoa que está no quinquagésimo degrau. Ou aquele que está no quinquagésimo degrau, ele não pode ser comparado com o homem que está no quinto centésimo degrau. Da mesma forma, no Bhagavad-gītā você encontrará karma-yoga, jñāna-yoga, dhyāna-yoga, bhakti-yoga. Afirma-se com o nome de yoga. Porque toda a escada está conectada com o piso superior. Assim cada sistema está conectado com Deus, Kṛṣṇa. Mas isso não significa que todo homem está no piso superior. Aquele que está no piso superior, ele deve ser entendido como em consciência de Kṛṣṇa. Outros, eles são como quinto ou quinquagésimo ou quinhentos, assim. A coisa toda é chamada escada.