PTBR/Prabhupada 0650 - Saia deste emaranhado através da yoga perfeita da consciência de Krishna



Lecture on BG 6.2-5 -- Los Angeles, February 14, 1969

Devoto: "Na existência material, a pessoa é submetida à influência da mente e dos sentidos. Na verdade, a alma pura está enredada no mundo material por causa do ego da mente que deseja dominar a natureza material. Portanto, a mente deve ser treinada para que não vá ser atraída pelo brilho da natureza material. Desta forma, a alma condicionada pode ser salva. Não se deve degradar-se pela atração aos objetos dos sentidos. Quanto mais a pessoa é atraída pelos objetos dos sentidos, mais se torna enredada na existência material. A melhor maneira de se desenredar é sempre ocupar a mente no serviço de Kṛṣṇa. A palavra sânscrita hi neste verso é utilizada para enfatizar este ponto, isto é, que se deve fazer isso. Diz-se também: "Para o homem, a mente é a causa da escravidão e a mente é a causa da liberação. Mente absorvida em objetos dos sentidos é causa de escravidão e mente independente dos objetos dos sentidos é a causa da liberação". Portanto a mente que está sempre envolvida em consciência de Kṛṣṇa é a causa da liberação suprema".

Prabhupāda : Sim. Não há nenhuma chance. Mente estando envolvida sempre em consciência de Kṛṣṇa, não há nenhuma chance de ser envolvida em consciência de māyā. Quanto mais envolvemos nossa mente em consciência de Kṛṣṇa, quanto mais você se mantém na luz do sol. não há nenhuma chance de ficar na escuridão. Este é o processo. Se você gosta, você está em liberdade. Você pode se manter dentro da sala na escuridão, e você pode vir na plena luz do dia. Isso depende de sua escolha. Mas quando você entra na ampla luz solar, não há nenhuma chance de escuridão. A escuridão pode ser erradicada pela luz, mas a luz não pode ser coberta pela escuridão. Suponha que você está em um quarto escuro. Você traz uma lâmpada. A escuridão acabou. Mas você pega algo escuro e vai para a luz do sol, ele vai desaparecer. Então kṛṣṇa sūrya-sama māyā andhakāra (CC Madhya 22.31). Kṛṣṇa é como luz solar. E māyā é apenas escuridão. Então, o que a escuridão vai fazer na luz solar? Mantenha-se na luz solar. A escuridão vai deixar de agir sobre você. Esta é toda a filosofia da consciência de Kṛṣṇa.

Mantenha-se sempre envolvido em atividades da consciência de Kṛṣṇa. Māyā não será capaz de tocá-lo. Porque não há nenhuma possibilidade da escuridão se tornar influente na luz. Isso é afirmado no Śrīmad-Bhāgavatam. Que quando Vyāsadeva, sob a instrução de seu mestre espiritual, Nārada, por bhakti-yoga: bhakti-yogena praṇihite samyak, praṇihite 'male. Bhakti-yogena manasi (SB 1.7.4). A mesma mente, manasi significa mente. Quando iluminada por bhakti-yoga, bhakti-luz, bhakti-yogena manasi samyak praṇihite amale. Quando a mente se torna completamente livre de toda contaminação. Isso pode ser feito por bhakti-yoga. Bhakti-yogena manasi samyak praṇihite 'male apaśyat puruṣaṁ pūrṇam. Ele viu a Suprema Personalidade de Deus. Māyāṁ ca tad-apāśrayam. E ele viu māyā apenas no fundo. Apāśrayam. Luz e escuridão, juntos. Assim como aqui está a luz. Há escuridão também aqui, um pouco de escuridão. Então, a escuridão permanece sob o abrigo da luz. Mas a luz não permanece sob o abrigo das trevas. Então Vyāsadeva viu Kṛṣṇa, o Senhor Supremo, e essa māyā, escuridão, apāśrayam, apenas sob Seu abrigo.

E quem é esta māyā? Isto é explicado. Yayā sammohito jīva. A mesma māyā, a mesma energia ilusória que tem coberto estas almas condicionadas. E quem são estas condicionadas? Yayā sammohito jīva ātmānaṁ tri-guṇātmakam (SB 1.7.5). Embora esta alma espiritual seja luz como Kṛṣṇa ou Deus, embora pequena. Mas ela está identificando-se com este mundo material. Yayā sammohitaḥ, isso é chamado de ilusão. Quando nós nos identificamos com esta matéria. Yayā sammohito jīva ātmānaṁ tri-guṇātmakam, paro 'pi manute 'nartham. Embora ela seja transcendental, ainda ela está envolvida em atividades sem sentido. Paro 'pi manute 'narthaṁ tat-kṛtaṁ cābhipadyate. E ela age ditada por esta māyā. Isto está muito bem explicado no Śrīmad-Bhāgavatam no Primeiro Canto você encontrará, Sétimo Capítulo.

Portanto nossa posição é esta. Que somos centelhas espirituais, centelhas de luz. Mas agora nós estamos cobertos por esta energia ilusória, māyā. E nós estamos sendo ditados por māyā e agindo, e nos enredando mais e mais na energia material. Você tem que sair deste enredamento por esta yoga ou yoga perfeita da consciência de Kṛṣṇa. Este é o sistema de yoga.