PTBR/Prabhupada 0655 - O propósito da religião é compreender Deus, e aprender como amar a Deus



Lecture on BG 6.6-12 -- Los Angeles, February 15, 1969

Devoto: "Este Bhagavad-gītā é a ciência da consciência de Kṛṣṇa. Ninguém pode se tornar consciente de Kṛṣṇa simplesmente por conhecimento mundano."

Prabhupāda: Sim. Simplesmente porque você tem alguns títulos: M.A., Ph.D., D.A.C., você vai entender o Bhagavad-gītā, isso não é possível. Esta é a ciência transcendental. Ela exige diferentes sentidos para compreender. E esse sentido, você tem que criar, você tem que purificar através de prestação de serviço. Caso contrário, mesmo grandes eruditos, como tantos médicos e Ph.Ds., elas confundem quem é Kṛṣṇa. Eles não conseguem entender. Não é possível. Portanto Kṛṣṇa vem como Ele é. Ajo 'pi sann avyayātmā (BG 4.6). Embora Ele seja não nascido, Ele vem para nos fazer saber como Deus é. Continue.

Devoto: "Um indivíduo precisa ter sorte suficiente de se associar com uma pessoa que está em consciência pura. Uma pessoa consciente de Kṛṣṇa adquiriu conhecimento pela graça de Kṛṣṇa."

Prabhupāda: Sim, pela graça de Kṛṣṇa. Não por qualificação acadêmica. Você... Nós temos que adquirir a graça de Kṛṣṇa, então podemos entender Kṛṣṇa, Então, podemos ver Kṛṣṇa. Então, podemos conversar com Kṛṣṇa, então podemos fazer tudo. Ele é uma pessoa. Ele é a Pessoa Suprema. Esse é o preceito védico. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Ele é a Pessoa Suprema, ou o Supremo Eterno. Somos todos eternos. Nossa... Agora estamos sendo aprisionados dentro deste corpo. Estamos recebendo nascimento e morte. Mas, na verdade, não temos nascimento e morte. Somos almas eternas espirituais. E de acordo com o meu trabalho, de acordo com o meu desejo, Estou transmigrando de um tipo de corpo para outro corpo, outro corpo, outro corpo. Isto está acontecendo. Na verdade, eu não tenho nenhum nascimento e morte. Isto é explicado no Bhagavad-gītā, no segundo capítulo você leu: na jāyate na mriyate vā. A entidade viva nunca recebe nascimento ou nunca morre. Da mesma forma, Deus também é eterno, você também é eterno. Quando você estabelece a sua relação eterna com o eterno, completo eterno... Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām. Ele é a entidade viva suprema entre as entidades vivas. Ele é o Supremo Eterno entre os eternos.

Então, pela consciência de Kṛṣṇa purificando os seus sentidos, este conhecimento virá e você vai ver Deus. Continue.

Devoto: Uma pessoa consciente de Kṛṣṇa adquiriu conhecimento, pela graça de Kṛṣṇa, porque ela está satisfeita com o serviço devocional puro. Pelo conhecimento alcançado, um indivíduo se torna perfeito. Por tal conhecimento perfeito pode-se permanecer estável em suas convicções, mas pelo conhecimento acadêmico um indivíduo é facilmente iludido e fica confuso com as aparentes contradições. É a alma realizada que na verdade é auto-controlada, porque ela se rende a Kṛṣṇa. Ela é transcendental porque não tem nada a ver com o conhecimento mundano.

Prabhupāda: Sim. Mesmo se alguém é analfabeto. Mesmo que ele não saiba o que é o ABCD, ele pode compreender Deus, desde que ele se engaje neste submisso serviço amoroso transcendental. E pode-se ser muito instruído, um grande estudioso, mas ele não pode compreender Deus. Deus não está sujeito a qualquer condição material. Ele é o Espírito Supremo. Do mesmo modo, o processo de realização de Deus também não é submetido a qualquer condição material. Não é que porque você é um homem pobre: oh, você não pode ter consciência de Deus. Ou porque você é um homem muito rico, portanto, você deve compreender Deus. Não. Porque você é iletrado, portanto, você não pode compreender Deus, não, não é isso. Porque você é altamente qualificado, portanto, você pode compreender Deus. Não, não é isso. Ele é incondicional. Apratihatā. Sa vai puṁsāṁ paro dharmaḥ.

No Bhāgavata é dito que esse princípio religioso é de primeira classe. O Bhāgavata não menciona que esta religião hindu é de primeira classe, ou que a religião cristã é de primeira classe, ou que a religião maometana é de primeira classe, ou qualquer outra religião. Nós criamos tanto, tantas religiões. Mas o Bhagavata diz: esse princípio religioso é de primeira classe. Qual? Sa vai puṁsāṁ paro dharmo yato bhaktir adhokṣaje (SB 1.2.6). essa religião que o ajuda a avançar seu serviço devocional e seu amor por Deus. Isso é tudo. Essa é a definição de religião de primeira classe. Nós não analisamos que esta religião é de primeira classe, que aquela religião é de última classe. É claro que, de acordo com, como já lhe disse, há três qualidades no mundo material. Assim, de acordo com a qualidade, também é criada a concepção religiosa. Mas o propósito da religião é entender Deus. E para aprender a amar a Deus. Esse é o propósito. Qualquer sistema religioso. Se ele lhe ensina como amar a Deus, então é de primeira classe. Caso contrário, é inútil. Você pode exercer os seus princípios religiosos muito rígidamente e muito bem, mas se o seu amor de Deus é nulo. Seu amor da matéria está simplesmente aumentando, isso não é religião. De acordo com o veredito Bhāgavata: sa vai puṁsāṁ paro dharmo yato bhaktir adhokṣaje (SB 1.2.6). Apratihatā. Ahaituky apratihatā. Esse sistema religioso não tem causa. E, nem qualquer impedimento. Se você puder chegar a esse sistema de princípios religiosos, então vamos constatar que você está feliz em todos os aspectos. Caso contrário, não há nenhuma possibilidade.

Sa vai puṁsāṁ paro dharmo yato bhaktir adhokṣaje (SB 1.2.6). Adhokṣaje. Outro nome de Deus é Adhokṣaja. Adhoksaja significa que conquista todas as tentativas materialistas de ver Deus. Adhoksaja. Akṣaja significa conhecimento experimental. Você não pode compreender Deus pelo conhecimento experimental, não. Você tem que aprender de uma maneira diferente. Isso significa através da recepção auditiva submissa e prestar serviço amoroso transcendental. Então você pode entender Deus. Assim, qualquer princípio religioso que ensina e ajuda você, a desenvolver o seu amor por Deus, sem qualquer causa... "Eu amo Deus porque Ele me abastece muitas coisas boas para a minha gratificação dos sentidos." Isso não é amor. Ahaituki. Sem nenhum amor. Deus é Grande. Deus é meu pai. É meu dever amá-Lo. Isso é tudo. Nenhuma troca. "Oh, Deus me dá o pão de cada dia, portanto, eu amo Deus." Não. O pão diário Deus dá até mesmo para os animais: gatos e cães. Isto é, Deus é o pai de todos. Ele fornece comida para todos. Então isso não é amor. O amor é sem razão. Mesmo se Deus não me fornecer o pão de cada dia, eu vou amar a Deus. Isso é amor. Isso é amor.

Caitanya Mahāprabhu diz assim: āśliṣya vā pāda-ratāṁ pinaṣṭu mām (CC Antya 20.47). "Se Você me abraçar ou me pisar com Seus pés. Ou se Você nunca vier diante de mim. Eu ficarei de coração partido, sem vê-Lo. Ainda assim eu te amo." Isso é puro amor de Deus. Quando chegamos a esse estágio de amar a Deus, então nós vamos descobrir: oh, tudo é repleto de prazer. Como Deus é repleto de prazer, você também é repleto de prazer. Esta é a perfeição. Continue.