PTBR/Prabhupada 0657 - O templo é o único lugar isolado para essa era



Lecture on BG 6.6-12 -- Los Angeles, February 15, 1969

Devoto: "Para praticar yoga, o indivíduo deve ir para um lugar isolado... (BG 6.11)."

Prabhupāda: Esta é a prescrição, como praticar yoga. No seu país, a prática de yoga é muito popular. Há muitas tão chamadas sociedades de ioga. Mas aqui está a prescrição dada pelo Senhor Supremo, como praticar yoga. Continue.

Tamal Krishna: "Deve-se ir para um lugar isolado e deve-se esticar o tapete de grama kuśa no chão, e depois cobri-lo com uma pele de veado e um pano macio. O assento não deve ser nem muito alto nem muito baixo, e deve ser situado em um lugar sagrado. O yogi deve então sentar-se nele com muita firmeza e deve praticar yoga controlando a mente e os sentidos, purificando o coração e fixando a mente em um ponto."

Prabhupāda: A primeira prescrição é como se sentar e onde sentar. Postura sentada. Você tem que escolher um lugar onde você deve sentar e praticar yoga. Essa é a primeira prescrição. Continue.

Tamal Krishna: "Significado: lugar sagrado refere-se a lugares de peregrinação. Na Índia, os iogues, os transcendentalistas ou os devotos todos saem de casa, e residem em lugares sagrados como Prayāga, Mathurā, Vṛndāvana, Hṛṣīkeśa, Hardwar, e praticam yoga lá."

Prabhupāda: Agora, suponha que você tem que descobrir um lugar sagrado. Nesta era, quantas pessoas são preparadas para encontrar um lugar sagrado? Para seu sustento ele tem de viver em uma cidade congestionada. Onde está a questão do lugar sagrado? Então, se você não encontrar um lugar sagrado, então como você pode praticar yoga? Essa é a primeira prescrição. Portanto, este sistema de bhakti-yoga, o lugar sagrado é este templo. Você mora aqui, é nirguṇa, é transcendental. A injunção védica é que a cidade é o lugar da paixão. E a floresta é o lugar da bondade. E o templo é transcendental. Se você mora em uma cidade ou metrópole, que é um lugar da paixão. E se você não quer viver em um lugar da paixão, você vai para uma floresta. Isso é o lugar da bondade. Mas um templo, um templo de Deus, está acima dessa paixão e bondade. Portanto o templo é o único lugar isolado para esta era. Você não pode ir em um lugar isolado em uma floresta. É impossível. E se você fizer uma demonstração da prática de yoga em uma assim chamada classe, e se gratifica em todos os tipos de coisas absurdas, isto não é prática de yoga. Aqui está a norma de como praticar yoga. Continue. Sim.

Tamal Krishna: "Portanto, no Bṛhan-Nāradīya Purāṇa é dito que na Kali Yuga, a presente yuga ou era, quando as pessoas em geral, tem vida curta, são lentas na realização espiritual, e sempre perturbadas por várias ansiedades, o melhor meio de realização espiritual é cantar o santo nome do Senhor. Nesta era de desavenças e hipocrisia, o único meio de liberação é cantar o santo nome do Senhor. Não há outro caminho para o sucesso."

Prabhupāda: Sim. Essa é a instrução no Bṛhan-Nāradīya Purāṇa.

harer nāma harer nāma harer nāmaiva kevalam
kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

Harer nāma, simplesmente cante o santo nome do Senhor. Esse é o único processo de auto-realização ou concentração ou meditação. E não há outra alternativa, nenhuma outra alternativa, nenhuma outra alternativa. Outras práticas não serão viáveis. E é tão bom que até uma criança pode tomar parte nisso. Isto é universal. (fim)