PTBR/Prabhupada 0664 - A filosofia do vazio é outra ilusão. Não pode existir nenhum vazio



Lecture on BG 6.13-15 -- Los Angeles, February 16, 1969

Tamal Krishna: O Bhagavad... "A cessação da existência material não significa entrar em uma existência do vazio, que é apenas um mito."

Prabhupāda: Sim. Então, a cessação da existência material não significa vazio. Porque eu não sou nulo. Eu sou uma alma espiritual. Se eu fosse vazio, como o desenvolvimento do meu corpo ocorreu? Eu não sou vazio. Eu sou a semente. Assim como você planta uma semente no solo, ela cresce como uma grande árvore ou planta. Da mesma forma, a semente é dada pelo pai no útero da mãe e cresce como uma árvore. E este corpo está lá. Onde está a vaziez? Ahaṁ bīja-pradaḥ pitā (BG 14.4). No décimo quarto capítulo você vai ver: que originalmente a semente foi dada por Kṛṣṇa no ventre desta natureza material, e tantas entidades vivas estão saindo. Você não pode argumentar contra isso, porque, na verdade, a geração é o mesmo processo que na nossa vida prática. Nós vemos que o pai dá a semente no útero da mãe, e a mãe, eu quero dizer, alimenta a criança para crescer seu corpo. Portanto, não há a possibilidade de vazio. Se a semente tivesse sido vazia, como esse belo corpo se desenvolveu?

Então nirvāṇa significa não aceitar mais nenhum corpo material. Não tente fazê-lo vazio. Essa é outra tolice. Vazio, você não é vazio. Vazio significa estabelecer que esse corpo material é vazio. Este corpo cheio de condições miseráveis. Apenas tente desenvolver o seu corpo espiritual. Isso é possível. Yad gatvā na nivartante tad dhāma paramaṁ mama (BG 15.6). Essas coisas estão lá. Então nós temos que nos tornarmos muito inteligentes para entender, qual é o problema da vida, como devemos usar esta forma humana valiosa de vida. Infelizmente, este ensino é praticamente nulo em todo o mundo. Talvez esta seja a única instituição, que está apresentando os problemas reais da vida e o valor real da vida. Este movimento da consciência de Kṛṣṇa. Continue.

Tamal Krishna: "Não há nenhum vazio em qualquer lugar dentro da criação do Senhor, em vez disso a cessação do material..."

Prabhupāda: Vazio, você vê em qualquer lugar, mesmo dentro do chão, dentro da terra, você não vai ver nada vazio. Na terra, não há vazio; no céu, não há vazio; no ar, não há vazio; na água, não há vazio; no fogo, não há vazio - então onde você encontra vazio? Onde você encontra vazio? Esta filosofia do vazio é outra ilusão. Não pode haver nenhum vazio.