PTBR/Prabhupada 0665 - O planeta de Krishna, Goloka Vrndavana, é auto-iluminado



Lecture on BG 6.13-15 -- Los Angeles, February 16, 1969

Tamal Krishna: "Pelo contrário, a cessação da existência material permite que se entre no céu espiritual, a morada do Senhor. A morada do Senhor é também claramente descrita no Bhagavad-gītā como o lugar onde não há necessidade de sol nem lua, nem de eletricidade."

Prabhupāda: Agora, você vai encontrar no Bhagavad-gītā, já temos... Eu acho que no segundo capítulo há, de qualquer maneira isto, e diz-se que:

na tad bhāsayate sūryo
na śaśāṅko na pāvakaḥ
yad gatvā na nivartante
tad dhāma paramaṁ mama
(BG 15.6)

Agora Kṛṣṇa descreve: "Minha morada, como é. Naquele céu, onde Minha morada se encontra, não há necessidade de luz solar, não há necessidade de luar, não há necessidade de energia eléctrica." Agora, você não consegue encontrar tal morada dentro desse universo. Viaje com o seu sputnik ou em qualquer máquina, e descubra algum lugar onde não há luz solar, não há luar. A luz do sol é tão extensa, por todo o universo há luz solar. Onde você vai encontrar esse lugar? Isso significa que aquele lugar é além do céu. Isso também é afirmado: paras tasmāt tu bhāvo 'nyo 'vyakto 'vyaktāt sanātanaḥ (BG 8.20). Além desta natureza material, existe outra natureza espiritual. Então, nós não sabemos qual é a formação desta natureza material, e o que saber sobre a natureza espiritual. Então você tem que ouvir de Kṛṣṇa que vive lá. Caso contrário, você permanecerá insensato toda a sua vida.

Aqui está a informação. Como você pode saber que você não, não pode alcançar, não pode saber - os seus sentidos são tão imperfeitos. Como você pode saber? Simplesmente você tem que ouvir. Assim como você tem que ouvir sobre o seu pai da mãe. Não há outro caminho. O pai certifica, a mãe atesta: "Aqui está o seu pai, você tem que aceitar." Você não pode fazer qualquer experimento. Além dos seus meios. Da mesma forma, se você quiser saber mais sobre o céu espiritual e o reino de Deus, então você tem que simplesmente ouvir da autoridade. Não há possibilidade de conhecimento experimental. Basta ouvir. Então, ouvir significa, assim como você tem que acreditar em um cavalheiro como o seu pai, ouvir a autoridade de sua mãe. Simplesmente a partir da literatura Védica, que é aceita como a mãe, a autoridade da mãe, conhecimento. Autoridade da mãe. Veda-mātā. Ela é chamada de Veda-mātā. Veda significa conhecimento e é recebido da mãe. Então Veda-mātā, a mãe do conhecimento, você tem que saber o que é Kṛṣṇa. E aqui Kṛṣṇa está pessoalmente explicando. Então você tem que acreditar. Então, você obtém o conhecimento. Caso contrário, não há nenhuma possibilidade. Você não pode fazer nenhum experimento. Assim você vai falhar. Continue.

Tamal Krishna: "Todos os planetas no reino espiritual são auto-iluminados como o sol no céu material..."

Prabhupāda: Porque aqui, neste planeta, este planeta terrestre não é luminoso, portanto, você precisa de iluminação pelo sol, pela eletricidade, pela lua. Mas lá o planeta... Kṛṣṇa é auto-refulgente - Seu planeta também é auto... Um exemplo é o sol. O sol é o planeta de auto-iluminação. Se no mundo material existe a possibilidade deste planeta luminoso, o que dizer do mundo espiritual? Todos os planetas lá são luminosos. De Iluminação própria. Assim como jóias. Jóia, um diamante, um pedaço de diamante, você o põe na escuridão, ele é auto-iluminante. Não há necessidade de iluminação para mostrar: "aqui está o diamante'. É auto-iluminante. Mesmo neste mundo material, você vai descobrir. Então, aquele planeta, o planeta de Kṛṣṇa, Goloka Vṛndāvana, ele é auto-iluminado. Temos fornecido a imagem no nosso Śrīmad-Bhāgavatam, auto-refulgente. Há muitos milhões de planetas naquele céu espiritual. Continue.