PTBR/Prabhupada 0670 - Quando você está fixo em Krishna, não há mais movimento material



Lecture on BG 6.16-24 -- Los Angeles, February 17, 1969

Devoto: verso número dezenove: "como uma lâmpada num lugar sem vento não tremula... (BG 6.19)."

Prabhupāda: Aqui está o exemplo, basta ver.

Devoto: "... assim o transcendentalista, cuja mente tem sido controlada, permanece sempre fixo em sua meditação sobre o eu transcendental." Prabhupāda: Nesta sala, porque não há nenhuma ondulação de ar, basta ver a lâmpada, a chama está estável. Da mesma forma, se... A chama de sua mente permanecerá firme como esta chama, se você absorver a mente em consciência de Kṛṣṇa. então, sua... Assim como a chama que não está se movendo, sua mente não vai ficar agitada. E esta é a perfeição da yoga (BG 6.20-23).

Devoto: Versículos 20 a 23: "O estágio da perfeição é chamado de transe ou samādhi, quando a mente está completamente refreada das atividades mentais materiais pela prática da yoga." (BG 6.20-23)."

Prabhupāda: Samādhi significa, samādhi significa... Não tornar vazio, isso é impossível. Kleśo 'dhikaratas teṣām avyaktāsakta-cetasām (BG 12.5). Alguns yogis dizem que você deve ficar parado, tornar-se imóvel. Como é possível fazer-me imóvel? Eu sou um espírito em movimento. Isso não é possível. Imóvel significa quando você está concentrado em Kṛṣṇa, não há mais movimento material. Isso é imóvel. Estas propensões materiais não vão mais incomodá-lo. Isto é chamado imóvel. Mas o seu movimento para atividades de Kṛṣṇa irá aumentar. Quanto mais você aumentar o seu movimento ou atividades em consciência de Kṛṣṇa, mais você se torna automaticamente imóvel em atividades materiais. Este é o processo. Mas se você quiser ficar imóvel, apenas o mesmo exemplo - uma criança, uma criança é inquieta. Você não pode fazer uma criança ficar imóvel. Você dá-lhe algo, brinquedo, algumas belas figuras . Ela vai ver, ficar engajada, e imóvel. Esse é o caminho. Então, as pessoas estão imóveis. Oh, não, não... Não imóvel, como é chamado? Em movimento. Mas se você quiser fazê-lo imóvel, então ofereça-lhe ocupação em Kṛṣṇa. Então, ele vai estar imóvel. E ele vai (indistinto)... E isso é realização. Por que ele deveria estar envolvido em consciência de Kṛṣṇa, a menos que ele perceba que "Eu sou de Kṛṣṇa? Eu não sou essa matéria, eu não sou dessa nação, eu não sou dessa sociedade, Eu não sou esse patife, sou simplesmente de Kṛṣṇa." Imóvel. Seu conhecimento completo.

Essa é a minha posição. Eu sou parte e parcela. Mamaivāṁśo jīva (BG 15.7) - todas essas entidades vivas são minhas partes e parcelas. Assim, logo que você entende que: "Eu sou parte e parcela de Kṛṣṇa" imediatamente você se torna imóvel às atividades materiais. Sim.