PTBR/Prabhupada 0672 - Quando você está em consciência de Krishna, sua perfeição é garantida



Lecture on BG 6.16-24 -- Los Angeles, February 17, 1969

Devoto: "Isto de fato é a verdadeira liberdade de todas as misérias decorrentes do contato material. Esta yoga é para ser praticada com determinação e um coração destemido. Vinte e quatro: Deve-se envolver-se na prática de yoga com determinação indesviável e fé. Deve-se abandonar, sem exceção, todos os desejos materiais nascidos do ego, e, assim, controlar todos os sentidos em todos os lados pela mente (BG 6.24). Significado: O praticante de yoga deve ser determinado e deve pacientemente processar a prática sem desvio."

Prabhupāda: Agora, esta determinação pode ser praticada verdadeiramente, ou pode ser efetivamente alcançada, por alguém que não se gratifique em vida sexual. A sua determinação é forte. Portanto, no início foi dito: "sem vida sexual," a determinação. Toda a vida sexual controlada. Se você desfrutar de vida sexual, então, essa determinação não virá. Determinação oscilante, entende? Portanto, a vida sexual deve ser controlada ou abandonada. Se possível, desista de uma vez - se não, controlada. Então você terá determinação. Porque, afinal de contas, essa determinação é assunto corporal. Então esses são os métodos de como obter determinação. Continue.

Devoto: "Deve-se ter certeza do sucesso no final e prosseguir o seu curso com grande perseverança, Não se desencorajando se houver algum atraso na obtenção de sucesso."

Prabhupāda: Determinação significa que o indivíduo tem que continuar com paciência e perseverança. Eu não estou recebendo o resultado desejado. "Oh, o que é esta consciência de Kṛṣṇa, eu desisto." Não. Determinação. É um fato. Porque Kṛṣṇa está dizendo isso deve acontecer. Há um bom exemplo. Que uma moça é casada com um marido. Ela está ansiando por ter uma criança. Então, se ela pensa que: "Agora estou casada, tenho que ter uma criança imediatamente." É possível? Basta ter paciência. Torne-se apenas uma esposa fiel, sirva o seu marido, e deixe o seu amor crescer, e porque vocês são marido e mulher, com certeza vão ter filhos. Mas não seja impaciente. Da mesma forma, quando você está em consciência de Kṛṣṇa, a sua perfeição está garantida. Mas, tenha paciência, determinação. Isso "Devo executar. Eu não devo ser impaciente." Essa impaciência é devido à perda de determinação. E como essa perda de determinação está lá? Devido a vida sexual excessiva. Estas são todas as consequências. Continue.

Devoto: "O sucesso é certo para o praticante rígido. A respeito da bhakti-yoga, Rūpa Gosvāmī diz: "O processo de bhakti-yoga pode ser executado com sucesso com o completo entusiasmo do coração, perseverança e determinação, seguindo os deveres prescritos na associação dos devotos e por se envolver completamente em atividades de bondade."

Prabhupāda: Sim., continue.