PTBR/Prabhupada 0673 - Uma pardoca está tentando secar o oceano. Isso é chamado determinação



Lecture on BG 6.16-24 -- Los Angeles, February 17, 1969

Devoto: "Quanto à determinação, deve-se seguir o exemplo da pardoca que perdeu seus ovos nas ondas do oceano. Uma pardoca colocou seus ovos na margem do oceano. Mas o grande oceano levou-os em suas ondas. A pardoca ficou muito chateada e pediu ao oceano para devolver seus ovos. O oceano nem sequer considerou o seu apêlo, e assim ela decidiu secar o oceano. Ela começou a... "

Prabhupāda: Veja só, uma pardoca está tentando secar o oceano. (risos) Isto é chamado de determinação. Assim como o nosso Gandhi. Ele declarou guerra contra os ingleses. A Guerra foi não-violenta, recusa em cooperar. Entende? Mas a determinação estava lá. No sentido de: "Devo afastar os ingleses." E ele fez isso. E qual foi a arma? Não-violência. "Tudo bem, você luta, você me mata, não vou atacá-lo." Entende? Tornou-se, o que é isso? Determinação. As pessoas riram. "Gandhi está declarando guerra contra os ingleses, tão poderosos, Império Britânico." E, na verdade depois que os ingleses perderam a Índia, eles perderam todo o Império. Porque essa era a jóia do Império Britânico. Eles perderam toda posse no Extremo Oriente, eles perderam a posse no Egito, eles perderam a posse no Canal de Suez, tudo perdido. Então determinação é uma coisa muito boa. Continue.

Devoto: "Ela começou a pegar a água em seu pequeno bico, e todos riram dela por sua determinação impossível. As notícias de sua atividade se espalharam, e no final Garuḍa, o gigantesco pássaro portador do Senhor Vishnu, ouviu isso. Ele tornou-se compassivo para com a sua pequena pásssaro-fêmea irmã, e assim ele chegou a ver a pequena pardoca, e ele prometeu-lhe a sua ajuda. Assim Garuda de uma vez pediu ao oceano para devolver seus ovos, no final ele mesmo assumiu o trabalho da pardoca. O oceano ficou assustado com isso, e devolveu-lhe os ovos. Assim, a pardoca tornou-se feliz pela graça de Garuda."

Prabhupāda: Sim. Então Garuda veio em seu socorro, sim. Continue.

Devoto: Da mesma forma, a prática de yoga, especialmente bhakti-yoga, em consciência de Kṛṣṇa, pode parecer ser um trabalho muito difícil, mas se alguém segue os princípios com grande determinação, o Senhor certamente irá ajudar, pois Deus ajuda aqueles que se ajudam.

Prabhupāda: Isso é tudo. Alguma pergunta?

Devoto: Prabhupāda, quando o senhor disse que a determinação é o fator importante para alcançar o sucesso... E como é que se mantém este entusiasmo sempre, ou seja, como é que uma pessoa sempre alimenta o fogo deste entusiasmo ou determinação? Ao lidar com tantas coisas que...

Prabhupāda: Determinação, significa que você também vai ser entusiasta. Isto é uma das partes da determinação. Utsāhād dhairyāt, tat-tat-karma (NOI 3). Utsāhā, esse entusiasmo é o verdadeiro início de determinação. A menos que você seja entusiasta, como a sua determinação pode continuar? Então, determinação, entusiasmo, paciência, trabalhando no princípio regulativo, estas são as diferentes funções da determinação. Determinação é uma palavra de todas estas coisas, entusiasmo, paciência, trabalho com confiança. Estas são as diferentes características da determinação.