PTBR/Prabhupada 0675 - Um devoto é um oceano de misericórdia. Ele quer distribuir a misericórdia



Lecture on BG 6.25-29 -- Los Angeles, February 18, 1969

Prabhupāda: Página cento e cinquenta e seis.

Viṣṇujana: "Pouco a pouco, passo a passo, com plena convicção, um indivíduo deve tornar-se situado em transe por meio da inteligência, e, assim, a mente deve ser fixada na alma somente, e não deve pensar em mais nada (BG 6.25)."

Prabhupāda: Sim. A alma... A mente deve ser fixada na alma. Somos a alma e Kṛṣṇa também é a alma. Então, assim como se você fixar seus olhos no sol, então você pode ver o sol e a si mesmo também. Às vezes, em densas trevas, também não podemos ver a nós mesmos. Isso você já experimentou. Então eu não posso ver o meu corpo na densa escuridão. Embora o corpo esteja comigo, eu sou o corpo ou eu sou o o que quer que eu seja, eu não consigo me ver. Isso você tem experiência. Então se você está na luz do sol, luz solar, então você vê o sol, bem como a si mesmo. Não é? Portanto para ver a alma significa antes de tudo ver o Ser Supremo. O Ser Supremo é Kṛṣṇa. Nos Vedas é dito, Kaṭhopaniṣad: nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). A Alma Suprema é o principal eterno de todos os eternos. Ele é o ser vivo chefe de todos os seres vivos. Portanto, este movimento da consciência de Kṛṣṇa significa - fixar-se na alma. Para... O mesmo exemplo. Se você fixar a sua mente em Kṛṣṇa, então, você pode fixar a sua mente em tudo. O mesmo exemplo de novo, se você cuidar bem do seu estômago, então você cuida de todos os membros do corpo. Se o seu estômago é fornecido de boa comida nutritiva, o estômago está livre de todas as perturbações, então você mantém uma boa saúde. Então, se você colocar água na raiz da árvore, então você cuida de todos os ramos, folhas, flores, galhos, tudo, automaticamente.

Então, se você cuidar de Kṛṣṇa, então você faz o melhor serviço a todos os outros. Automaticamente. Esses meninos, eles estão indo com grupo de kīrtana. Porque eles são conscientes de Kṛṣṇa, não é que eles estão sentados de braços cruzados neste templo. Eles estão indo para fora, pregando esta filosofia para que outros possam tirar proveito dela. Assim, uma pessoa consciente de Kṛṣṇa não pode ficar de braços cruzados. Ele pensa que tal filosofia tão boa de vida, por que ela não deve ser distribuída? Essa é a sua missão. Um iogue deve estar satisfeito com a sua própria elevação. Ele fica sentado em um lugar isolado, praticando yoga, elevando-se para a vida transcendental. Essa é a sua preocupação pessoal. Mas um devoto não fica satisfeito simplesmente elevando a si mesmo, o seu lado pessoal. Oferecemos o nosso respeito aos Vaiṣṇavas:

vāñchā-kalpatarubhyaś ca
kṛpā-sindhubhya eva ca
patitānāṁ pāvanebhyo
vaiṣṇavebhyo namo namaḥ

Vaiṣṇava é ele, devoto é ele, que é muito compassivo para com estas almas condicionadas. Kṛpā-sindhubhya eva ca. Kṛpā significa misericórdia, e sindhu significa oceano. Um devoto é um oceano de misericórdia. Ele quer distribuir a misericórdia.

Assim como o Senhor Jesus Cristo, ele era consciente de Deus, consciente de Kṛṣṇa, mas ele não estava satisfeito consigo mesmo. Se ele tivesse continuado a sua consciência em Deus exclusivamente, ele não teria conhecido a crucificação. Mas não. Ele queria cuidar dos outros também, os outros devem estar conscientes de Deus. Os outros devem ser conscientes de Kṛṣṇa. Ele foi proibido pelo rei - para não fazer isso. Então, arriscando a sua vida ele fez isso. Essa é a natureza do devoto. Portanto o devoto pregador é o mais querido devoto do Senhor. Isso é afirmado no Bhagavad-gītā. Eles estão indo para fora, eles estão pregando, eles estão encontrando elementos opostos. Às vezes, eles são derrotados, às vezes decepcionados, às vezes são capazes de convencer, existem diferentes tipos de pessoas. Então, não é que cada devoto é muito bem equipado. Existem três classes de devotos também. Mas esse esforço: "vou pregar a consciência de Kṛṣṇa," é o melhor serviço ao Senhor. Porque eles estão tentando, em oposição, elevar as pessoas ao mais alto padrão de auto-realização.

Assim, uma pessoa que tenha visto, aquele que está em transe de auto-realização, ele não pode ficar de braços cruzados. Ele deve sair. Ele... Assim como Rāmānujācārya. Ele declarou o mantra publicamente. Seu mestre espiritual disse que este mantra... Assim como aquele Maharishi que veio no seu país. Ele queria dar um mantra privado. Se esse mantra tivesse algum poder, por que deveria ser privado? Se de todo esse mantra tivesse qualquer poder, porque não deveria ser declarado publicamente para que todos pudessem aproveitar esse mantra? Isso é real. Ele está trapaceando, percebe? Então aqui não há nenhum processo de trapaça. Nós dizemos que este mahā-mantra pode salvá-lo, estamos distribuindo ao público, não (indistinto). Livre, sem nenhum custo. Mas as pessoas são tão tolas, que elas não estão preparadas para aceitar isso. Eles vão ansiar por aquele mantra, o de Maharishi. Vão pagar trinta e cinco dólares e conseguir algum mantra privado, entende? Então, as pessoas querem ser enganadas. E aqui, o mantra Hare Kṛṣṇa, essas pessoas estão pregando, sem qualquer custo, declarando na rua, parque, em toda parte, "Vamos lá, pegue." "Oh, isso não é bom." Isso é māyā, isso é chamado de ilusão. Esta é a magia de māyā. E se você cobrar alguma coisa, se você blefar, se você enganar, oh, as pessoas vão seguir.

Sacha bole tomare lata juta jagat harai, dhana kali-yuga dukha lalge haspai (?). Este é um verso Hindi por um devoto, que esta Kali-yuga é tão abominável que se você falar a verdade, então as pessoas vão vir com alguma vara para bater em você. Mas se você enganá-las, blefá-las, vão ficar perplexos, eles vão gostar. Se eu digo que eu sou Deus, as pessoas vão dizer: "Oh, aqui está Swamiji, Deus." Eles não vão indagar: "Como você se tornou Deus? Qual é o sintoma de Deus? Você tem todos os sintomas? "Ninguém pergunta. Então, essas coisas acontecem, a não ser que não se seja concentrado na alma, a não ser que a pessoa não entenda o que é o verdadeiro eu, a menos que a pessoa não entenda o que é a Superalma. Então, yoga significa compreender este processo de auto-realização. Isso é yoga. Continue.