PTBR/Prabhupada 0680 - Nós estamos pensando que nós estamos sentados neste piso mas, na verdade, estamos sentados em Krishna



Lecture on BG 6.25-29 -- Los Angeles, February 18, 1969

Assim, "o verdadeiro yogi Me observa em todos os seres. E também vê todos os seres em Mim". Como, "em Mim"? Porque tudo o que você vê, isto é Kṛṣṇa. Você está sentado neste piso então você está sentado em Kṛṣṇa. Você está sentado sobre este tapete, você está sentado em Kṛṣṇa. Você deveria saber disso. Como este tapete é Kṛṣṇa? Porque o tapete é feito de energia de Kṛṣṇa.

Existem diferentes tipos de - parāsya śaktir vividhaiva śrūyate (CC Madhya 13.65, purport). O Senhor Supremo tem várias energias. Dentre essas várias energias, três divisões são primárias. Energia material, energia espiritual e energia marginal. Nós seres vivos nós somos energia marginal. Todo o mundo material é a energia material. E há energia espiritual. O mundo espiritual. E nós somos marginal. Então, nós estamos sentados, tanto na energia material... Meios marginais dessa ou daquela maneira. Você pode se tornar espiritual ou você se torna material. Nenhuma terceira alternativa. Ou você se torna materialista ou se torna espiritualista. Assim, enquanto estivermos no mundo material, você está sentado sobre a energia material, portanto, você está sentado em Kṛṣṇa. Porque a energia não está separada de Kṛṣṇa. Assim como esta luz, esta chama, há calor e há iluminação. As duas energias. O calor não é separado do fogo e a iluminação não está separada do fogo. Portanto, em certo sentido o calor também é fogo, a iluminação também é fogo. Da mesma forma esta energia material também é Kṛṣṇa. Então, nós estamos pensando que estamos sentados neste piso, mas na verdade estamos sentados em Kṛṣṇa. Esta é a filosofia.

Assim, "... e também vê todos os seres em Mim. Na verdade, o homem auto-realizado Me vê em toda parte". Aquele está vendo em toda parte. Para ver todos os seres, tudo em relação com Kṛṣṇa, isso significa que você vê Kṛṣṇa em todos os lugares. Como é ensinado no Bhagavad-gītā, raso 'ham apsu kaunteya (BG 7.8): "Eu sou o sabor da água". Por que a água é bebida por todas as entidades vivas? Os animais, os pássaros, as feras, o homem, ser humano, todo mundo bebe água. Portanto, a água é muito necessária. E Kṛṣṇa tem abastecido muita água. Entende? A água é necessária, muito. Para a agricultura, para lavar, para beber. Então, se a pessoa não consegue um copo de água no devido tempo, ela morre. Essa experiência, aquele que entrou no campo de guerra... Eles podem entender o quão valiosa é a água. Na luta quando eles ficam sedentos, e não há água, eles morrem. Então, por que a água é tão valiosa? Porque há um gosto bom. Você está muito sedento de beber um gole de água, "Oh, graças a Deus". Então Kṛṣṇa diz: "Aquele gosto sou eu. Esse gosto vivificante da água, sou eu", Diz Kṛṣṇa. Então, se você aprendeu esta filosofia, sempre que você beber água você vê Kṛṣṇa. E quando você não beber água? Esta é a Consciência de Kṛṣṇa. Raso 'ham apsu kaunteya prabhāsmi śaśi-sūryayoḥ (BG 7.8). "Eu sou a luz do sol e da lua". Assim, ou no meio da noite ou durante o dia, você tem que ver tanto a luz do sol ou da lua. Então, como você pode esquecer Kṛṣṇa? Tanto se você beber água, ou vir a luz do sol, ou vir a luz da lua, ou ouvir algum som... Śabdo ‘ham (SB 11.16.34). Há tantas coisas, você leu no quarto capítulo, como Kṛṣṇa está permeando tudo. Então, é preciso ver Kṛṣṇa dessa forma. Então você vai alcançar a perfeição da yoga. Aqui se afirma: "Um verdadeiro yogi Me observa em todos os seres e também vê todos os seres em Mim. Na verdade, o homem auto-realizado Me vê em toda parte".