PTBR/Prabhupada 0704 - Cante Hare Krishna e use esse instrumento (seu ouvido) para ouvir



Lecture on BG 6.46-47 -- Los Angeles, February 21, 1969

Prabhupāda: Sim?

Viṣṇujana: Prabhupāda? No mundo material existem instrumentos para medir diferentes tipos de energia. Como uma pessoa mede, que tipo de instrumento, como é que ela desenvolve para medir a energia espiritual?

Prabhupāda: Energia material... A sua pergunta é, como energia e eletricidade?

Viṣṇujana: Podemos medir isso com determinado instrumento. Mas qual é o instrumento para medir a energia espiritual de Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Esse instrumento você tem. Esta mṛdaṅga e os címbalos. Basta vibrá-los. É um instrumento muito simples. O instrumento é a sua língua. Cante Hare Kṛṣṇa. Você tem a... todo mundo tem, você não tem que comprar. O instrumento é a sua orelha. Basta ouvir a vibração. Você tem todos os instrumentos consigo. Você não tem que comprar ou contratar de nenhum lugar. Você tem a língua e você tem o ouvido. Cante Hare Kṛṣṇa e use este instrumento para ouvir. Terminado. Toda a perfeição está lá. Não é preciso ser um cientista versado e filósofo, isto ou aquilo - nada disso. Basta você cantar Hare Kṛṣṇa e ouvir. Tudo está lá. Todo mundo tem esses instrumentos. Você não tem que pagar nenhum imposto. Você usa a energia elétrica que você tem para pagar por isso. Mas aqui você tem tudo completo. Pūrṇam idaṁ pūrṇam adaḥ (Śrī Īśopaniṣad, Invocation). Tudo criado por Deus é completo. Você não vê esta terra? Tome a existência de agregação desta terra. É completa. Há estoque suficiente de água no mar e oceanos. A luz do sol está agindo, evaporando a água e é transformada em nuvem. Então é encoberta por toda a terra e há produção. E há o rio que flui para baixo. Você estoca seu tanque de água em alto nível, e existem topos de montanha, há estoque de água e todo o ano o rio está fluindo, abastecimento de água. Você não vê como esse cérebro é maravilhoso? você pode derramar água? Centenas... Se você quiser evaporar cem litros de água você tem que arranjar muitas máquinas. E aqui, milhões de toneladas de água são retiradas imediatamente do oceano e do mar, e são transformadas em nuvens, nuvem leves para que não caiam imediatamente. Entende? Não como um tanque. E são guardadas no topo das montanhas, e são pulverizadas por toda a terra, então tudo está lá. Você precisa de água para produzir grãos, legumes. Então, está tudo lá.

Pūrṇam adaḥ pūrṇam idam (Śrī Īśopaniṣad, Invocation). Porque isto é fabricado pelo cérebro inteligente completo, tudo é completo. Da mesma forma seu corpo também é completo para a realização espiritual. Você não tem que procurar nenhuma outra fonte externa. Simplesmente este sistema de yoga é isto, entender essa perfeição. Tudo é completo. Seu alimento é completo, o seu arranjo é completo, o seu corpo humano é completo. Basta você tentar utilizá-lo e você se torna completamente liberado disso, de todas as dores da vida. Śabda (indistinto). O Vedānta-sūtra, simplesmente pela vibração sonora se pode obter a liberação. Portanto, este śabda - śabda significa som. Śabda (indistinto). Entende? Assim, a máquina já está com você, com todo mundo. Basta utilizá-la. Este método simples. Cantar e ouvir Hare Kṛṣṇa . Isso é tudo. Sim.