PTBR/Prabhupada 0705 - Nós encontraremos no Bhagavad-gita, a super excelência desta ciência de Deus

  • Bulleted list item


Lecture on BG 6.46-47 -- Los Angeles, February 21, 1969

Devoto: O que é que devemos entender sobre Viṣṇu a expansão plenária de Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Sim. Kṛṣṇa pode expandir a Si mesmo. Assim como você está sentado aqui. Você não está em seu apartamento. Porque você está condicionado. Quando você está no espiritual, liberado, você também pode expandir. Mas Kṛṣṇa, porque Ele não tem corpo material, Ele pode se expandir em milhões de formas. Ele pode sentar-se aqui, Ele pode sentar-se lá. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati (BG 18.61). Ele está situado no coração de todos. Em cada um, por Sua expansão. Embora Ele seja um, Ele pode expandir. Isso é… Porque Ele é grande, assim como o sol é grande. Portanto, se você, ao meio-dia você envia telegrama a seu amigo que está a cinco mil milhas de distância, "Onde está o sol?" Ele vai dizer: "Sobre minha cabeça". E você vai ver que o sol está sobre sua cabeça. Por quê? Porque ele é grande. Então Kṛṣṇa sendo grande, Ele pode permanecer em todos os lugares ao mesmo tempo. Isso é expansão. Você toma o exemplo. O que é sol? Isso é uma criação mínima de Kṛṣṇa. Se o sol pode permanecer sobre a cabeça de todo mundo ao mesmo tempo, embora alguém possa ficar cinco mil, dez mil milhas de distância, Kṛṣṇa não pode ficar? Por que você não usa o seu poder de raciocínio? O sol é maior do que Kṛṣṇa? Não. Kṛṣṇa pode criar milhões de sóis. Se o sol tem tal poder, por que não Kṛṣṇa? Então você não entende Kṛṣṇa.

Então Kṛṣṇa, akhilātma-bhūtaḥ (BS 5.37). Ele pode expandir, isto você vai encontrar no Décimo Terceiro Capítulo. Isto kṣetra-jñaṁ cāpi māṁ viddhi sarva-kṣetreṣu bhārata (BG 13.3). Kṣetra, kṣetra-jñam. Assim como você é uma alma espiritual. Você é o proprietário deste corpo. Eu sou proprietário deste corpo, você é proprietário de seu corpo. Mas porque eu estou situado dentro deste corpo... Mas Kṛṣṇa é o proprietário de todos os corpos, porque Ele está sentando em todos os lugares. Assim como esta casa pode ser possuída por mim ou qualquer outra pessoa. Esta casa pode ser possuída por ele. Mas toda a América é propriedade do estado. Da mesma forma, quando existe uma questão de grandeza, isto é possível, esta expansão. E porque eu não posso expandir, filosofia do sapo, portanto, Kṛṣṇa não pode expandir, isto é disparate. Nós estamos pensando sempre em termos de minha posição. Como é possível para Kṛṣṇa expandir, porque eu não posso expandir. O que você é? Qual é a sua posição? Por que você compara Kṛṣṇa com você? Sim, Kṛṣṇa pode expandir. Tantos exemplos são dados. Não pense que porque você não pode expandir-se, portanto, Kṛṣṇa não pode expandir. Esse é o defeito da filosofia absurda. Eles formalmente dizem "Deus é grande". Mas, quando na verdade, ele pensa, "Oh, o quão grande Ele deve ser? Eu não posso fazer isto. Como Kṛṣṇa pode fazer". Mas formalmente, "Oh, Deus é grande". Eles não têm idéia até que ponto Deus é grande. Isto nós vamos encontrar no Bhagavad-gītā. Por isso, a super excelência desta ciência de Deus. Akhilātma-bhūtaḥ (BS 5.37). Se você quiser saber como Deus é grande, então você tem que tomar referência desta literatura Védica. Nenhuma outra literatura.

Devoto: Prabhupāda? Nós sabemos que Sua Divina Graça Bhaktisiddhānta Sarasvatī sempre se sentava muito ereto e afirma-se aqui no Bhagavad-gītā que se deve sentar-se ereto. Será que isto vai nos ajudar em nossa concentração em cantar nossa japa, se nós tentarmos concentrar, se nós tentarmos nos sentar eretos, sem qualquer (indistinto), enquanto cantamos...?

Prabhupāda: Não, não, não requer qualquer postura sentada. Mas se você pode sentar, isso ajuda você. Ajuda você. Se você pode sentar-se reto desta forma, será muito bom. Pode ajudar, sim, você pode concentrar-se, mesmo em cantar e ouvir. Portanto, estas coisas são necessárias. Mas não somos muito exigentes sobre isso. Mas ele foi brahmacārī, ele podia sentar-se assim. Esse é o sinal de brahmacārī. Ele não era um falso brahmacārī, mas ele era real brahmacārī, sim. (fim)