PTBR/Prabhupada 0732 - Não posso servir ao ar ou ao céu. Tenho de servir à uma pessoa



Room Conversation with Yoga Student -- March 14, 1975, Iran

Prabhupāda: Qual é o significado de sufismo? O significado literal?

Estudante de Yoga: Bem, o sufismo, em certo sentido é o que bhaktismo é no contexto Hindu.

Prabhupāda: Bhakti significa prestar serviço ao Senhor. Será este o significado?

Estudante de Yoga: Absolutamente.

Prabhupāda: Então, se o Senhor deve ser servido, então, Ele deve ser uma pessoa; de outra maneira como nós poderíamos prestar serviço?

Estudante de Yoga: Bem, os Sufis vêem isso, o aspecto pessoal do Senhor...

Prabhupāda: A não ser que seja uma pessoa, como eu posso servi-lo? Eu não posso servir ao ar ou ao céu. Eu preciso servir à uma pessoa. O amor não está no céu ou no ar. Deve ser uma pessoa. Homem ou mulher, não importa. De outra maneira, onde está o amor? A quem amar?

Estudante de Yoga: Mas os Sufis encontram amor nessas figuras... Por exemplo, através do rosto de uma bela mulher...

Prabhupāda: Através do rosto de uma bela mulher?

Estudante de Yoga: Sim.

Prabhupāda: Mas isso os materialistas também encontram.

Estudante de Yoga: Esse é o aspecto material, absolutamente.

Prabhupāda: Por isso, no Islamismo a forma é rejeitada porque ele vai chegar a esse ponto. Assim que eles pensam na forma, eles pensam desta forma material, um belo rosto de mulher. Isto é degradação. Portanto, você é restrito a não conceber uma forma material. Essa é a concepção védica. Apāni-pādaḥ javano grahītā: "Ele não tem pernas nem mãos." Isto é, nega-se a forma. Em seguida ele diz, os Vedas dizem, javano grahītā: "Ele pode aceitar o que você tem a oferecer a Ele." Isso significa que Ele... Deus não tem forma material, Mas ele tem forma; caso contrário, como Ele pode aceitar? Como Ele pode entender o meu amor? Assim, portanto, no islamismo original a forma não é aceita. Assim esta é a descrição védica, com forma e sem forma. Sem forma significa sem forma material, e com forma significa forma espiritual, simultânea. Assim como eu estou, ou você... Nós... Eu moro neste corpo, mas eu não sou esse corpo. Esta forma não é "eu sou". Mas de onde a forma do corpo veio à existência? Porque eu tenho forma. O agasalho conseguiu uma mão porque eu tenho uma mão. O agasalho é só a cobertura. Se eu não tenho forma, então como o agasalho conseguiu mão, a calça conseguiu perna? Assim, a calça praticamente não é a perna. A perna real está dentro da calça. Da mesma forma, esta não é a minha forma; isso é como uma calça, perna da calça ou mão do casaco. A verdadeira forma está dentro, asmin dehe. Aquela não é a forma material. Se eu pudesse ver a forma real, você pudesse ver, então não haveria controvérsia, o espírito. Mas eles não podem ver. Por isso se diz "sem forma." Se ele não tem forma, então como a forma exterior aparece? Como pode ser? O alfaiate faz o casaco porque o homem tem uma forma. Assim como o casaco conseguiu mãos, então conclui-se que o homem para o qual o casaco é feito, ele tem forma. Como você pode afirmar que não tem forma? A dificuldade é que podemos ver a forma do casaco, mas não podemos ver a forma do homem. Esse é o defeito dos meus olhos - não que Deus seja sem forma. Deus não é sem forma.

Estudante de yoga: Deus é visto na forma de santos. Deus é visto na forma de santos.

Prabhupāda: Hum? Isto é outra coisa. Isto é secundário. Mas Deus tem forma. Essa é a conclusão. Mas não podemos ver com nossos olhos atuais. Isso está descrito, atah-Sri-kṛṣṇa Namadi na bhaved indriyaiḥ grahyam (Brs 1.2.234). Por esses seus sentidos embotados... Um exemplo, assim como eu vejo você. O que eu vejo em você? Seu corpo. Você me vê - meu corpo. E quando o corpo está lá mas a alma não está, então isto é um pedaço de matéria. Você pode até chuta-lo que ninguém vai protestar. Se você quebra com suas pernas e botas um corpo morto, ninguém vai dizer: "Por que você está fazendo isso?" Mas enquanto a alma estiver lá, se alguém é agredido desta forma, imediatamente haverá protesto de todo o lado: "Por que você está fazendo isso?" Assim, as pessoas não têm conhecimento sobre a forma real. Por isso eles dizem que é sem forma.