PTBR/Prabhupada 0733 - Tempo é tão valioso. Se você pagar milhões de moedas de ouro, vocênão pode ter um momento de volta



Lecture on SB 7.6.1 -- San Francisco, March 15, 1968

Há um muito bom verso em Cāṇakya śloka. Você pode ver quanto o tempo era considerado como valioso. Por este verso, você saberá. Cāṇakya Paṇḍita diz... Cāṇakya Paṇḍita era um grande politico. Ele foi, por vezes, primeiro-ministro do imperador da Índia. Assim ele diz, āyuṣaḥ kṣaṇa eko 'pi na labhya svarṇa-koṭibhiḥ. Ele diz que "Um momento, o tempo do momento da sua duração de vida ..." Momento. Para não falar de horas e dias, mas momentos. Ele estava considerando momento a momento. Assim como hoje, 15 de março de 1968, agora é sete e meia, ou sete passada, trinta e cinco. Agora, este 1968, 07:35, se vai, assim que é 07:36, você não pode trazer de volta este 1968, 15 de Março, à noite, 07:35, novamente. Mesmo se você pagar milhões de dólares, "Por favor, volte mais uma vez," não, terminou. Então Cāṇakya Paṇḍita diz que "Tempo é tão valioso, que se você pagar milhões de moedas de ouro, você não pode voltar até mesmo um momento. " O que é perdido é perdido para sempre. Na cen nirarthakaṁ nītiḥ: " Se você desperdiça tão valioso tempo por nada, sem qualquer lucro," na ca hānis tato 'dhikā, "apenas imagine o quanto você está perdendo, quão grande você é perdedor. A coisa que você não pode voltar através do pagamento de milhões de dólares, se isto é perdido por nada, o quanto você está perdendo, apenas imagine.

Assim, a mesma coisa: Prahlāda Mahārāja says que dharmān bhāgavatan (SB 7.6.1), para se tornar consciente de Kṛṣṇa ou consciênte de Deus, é tão importante que nós não devemos perder nem um momento. Nós devemos começar imediatamente. Por quê? Durlabhaṁ mānuṣaṁ janma. Mānuṣaṁ janma. Ele diz que esta forma de corpo humana é muito rara. Ela é obtida após muitos, muitos nascimentos. Assim a civilização moderna, eles não entendem o que é o valor desta forma de vida humana. Eles pensam que este corpo é para gozo dos sentidos como gatos e cães. Os gatos e cães, eles também estão gozando a vida em quatro princípios; comer, dormir, defender e acasalar. Assim, forma de vida humana não é para desperdiçar como cães e gatos. Forma humana de vida é destinada para alguma coisa mais. E esse "algo mais" é consciência de Kṛṣṇa, ou consciência de Deus. Porque sem forma humana de vida, nenhum outro corpo pode entender o que é Deus, o que é este mundo, o que eu sou, de onde eu vim, onde eu tenho que ir. Essas coisas são destinados para a vida humana. Então, ele diz que "Desde tenra infância ..." Na verdade, isso é essencial. Desde a infância, nas escolas, nas faculdades, este bhāgavata-dharma, ou a ocupação em consciência de Kṛṣṇa, deve ser introduzido. Isso é necessário, mas eles não entendem. Eles pensam que esta vida local é tudo, e este corpo é tudo, e não há outras formas de vida. Próxima vida, eles não acreditam, Isso tudo é devido à ignorância. Vida é eternidade, e esta vida local é preparação para a próxima vida.