PTBR/Prabhupada 0739 - Nós devemos tentar construir um templo muito bom para Sri Caitanya Mahaprabhu



Lecture on CC Adi-lila 1.6 -- Mayapur, March 30, 1975

Prabhupāda: Então o autor do Caitanya-caritāmṛta, Kṛṣṇadāsa Kavirāja Gosvāmī, está descrevendo a causa do aparecimento de Śrī Caitanya Mahāprabhu. A causa é que Krishna queria saber, "O que há em Rādhārāṇī?" Ele é Madana- mohana. Outro nome de Kṛṣṇa é...Ele é atraente. Kṛṣṇa é atraente para todos; Ele é atrente até mesmo para Cupido, Madana. Madana é atraente no mundo material, e Ele é Madana- mohana. E Rādhārāṇī é Madana-mohana-mohinī, significa que Ela atrai até mesmo o Madana-mohana. Portanto Kṛṣṇa está tentando entender, "O que há em Rādhārāṇī que Ela atrai? Eu atraio todo o universo, e Ela Me atrai."

Assim, com este sentimento, Śrī Caitanya Mahāprabhu, tad-bhāvāḍhyaḥ lobhāt. Estes são todos assuntos amorosos transcendentais. Lobhāt: existe avidez de entender. Tad-bhāvādhyaḥ samajani: "Ele apareceu no ventre de mãe Śacī." Samajani śacī-garbha-sindhau harīnduḥ. Hari, a Suprema Personalidade de Deus, é como a lua. Então, nós estabelecemos este templo, Māyāpur-candrodaya. Portanto, esta é a ideia, que Śrī Caitanya Mahāprabhu é como a lua. Śrī Caitanya Mahāprabhu, He apareceu nesta terra de Māyāpur; Ele, portanto, é dito aqui como "a lua." Por isso dizemos candra, Māyāpur-candra. Agora, como Śrī Māyāpur-candra está ascendendo... Ascendendo. Ascendendo significa que Ele está para distribuir a luz da lua em todo o mundo. Essa é a ideia, luz da lua. Śreyaḥ-kairava candrikā-vitaraṇam (CC Antya 20.12). Śreyaḥ-kairava. Caitanya Mahāprabhu disse pessoalmente. Não mantenha Śrī Caitanya Mahāprabhu compacto no seu quarto, e tome algum lucro monetário. Isto não é necessário. Isto não é necessário.

Você deve permitir que Sri Caitanya Mahaprabhu ascenda mais e mais de modo que este sol, luz da lua, possa ser distribuído em todo o mundo. Isto é procurado. Portanto, este templo está situado. Claro, vamos tentar construir um templo muito bom para Śrī Caitanya Mahāprabhu. Esta manhã estávamos pensando nisso. Assim, a partir deste lugar, esta lua, Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu distribuirá. Śreyaḥ-kairava-candrikā-vitaraṇaṁ vidyā-vadhū-jīvanam. O movimento Hare Kṛṣṇa de Śrī Caitanya Mahāprabhu... Paraṁ vijāyate śrī-kṛṣṇa-saṅkīrtanam. Isto é falado pelo próprio Śrī Caitanya Mahāprabhu. Ceto-darpaṇa-mārjanam bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇaṁ śreyaḥ-kairava-candrikā-vitaraṇaṁ vidyā-vadhū-jīvanam (CC Antya 20.12). Vidyā-vadhū-jīvanam. Isto é iluminação de verdade. Pessoas de todo o mundo, eles estão na escuridão. O luar vai iluminá-los. Eles são todos tolos, mūḍha. Isto está descrito também no Bhagavad-gītā.

na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ
prapadyante narādhamāḥ
māyayāpahṛta-jñānā
āsuri-bhāvam āśritaḥ
(BG 7.15)

Essas pessoas tolas no momento presente ... É muito, muito lamentável que eles estão passando como muito erudito, como filósofo, político, economista. Mas de acordo com a declaração de Kṛṣṇa no Bhagavad-gītā, eles são todos tolos e patifes. Por quê? Na.māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ pra... Eles não estão se rendendo a Kṛṣṇa. Kṛṣṇa veio, apareceu, neste planeta neste universo para apurar que "Você se renda." Sarva-dharmān parityajya mām ekam (BG 18.66). Mas eles não fizeram. Portanto Śrī Caitanya Mahāprabhu, como um devoto de Kṛṣṇa... Ele é Kṛṣṇa.

namo mahā-vadānyāya
kṛṣṇa-prema-pradāya te
kṛṣṇāya kṛṣṇa-caitanya-
nāmne...
(CC Madhya 19.53)

Ele é o próprio Kṛṣṇa. Kṛṣṇa é tão gentil. Primeiro de tudo Ele veio como a Suprema Personalidade de Deus e Ele exigiu como ordem de Deus, "Renda-se a Mim." Mas as pessoas não fizeram isso. Portanto Kṛṣṇa voltou a vir na forma de devoto, kṛṣṇa-caitanya-nāmne, e agora Ele está pronto para lhe dar não só Kṛṣṇa, mas o amor de Kṛṣṇa, livremente. Tome- o e distribua-o em todo o mundo. Isto é preciso. Muito obrigado.

Devotos: Jaya Śrīla Prabhupāda. (fim)