PTBR/Prabhupada 0749 - Krishna está sentindo dor. Então torne-se consciente de Krishna!



Lecture on SB 1.7.7 -- Vrndavana, April 24, 1975

Prabhupāda: As pessoas estão sofrendo por causa de se tornar impiedosas. Assim, não se pode entender o que é Deus, o que é Kṛṣṇa, a menos que ele tenha terminado a sua atividade ímpia.

yeṣāṁ tv anta-gataṁ pāpaṁ
janānāṁ puṇya-karmaṇām
te dvandva-moha-nirmuktā
bhajante māṁ dṛḍha-vratāḥ
(BG 7.28)

Este é o princípio, que você não pode manter os homens em suas atividades ímpias, ao mesmo tempo ele se torna religioso, ou consciente de Deus. Isto não é possível. Isso não é possível. Então Caitanya Mahāprabhu prescreveu um método muito fácil para tornar-se piedoso. Esse é o cantar do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa. Ceto-darpaṇa-mārjanam (CC Antya 20.12). A doença real é dentro do nosso coração. Hṛd-roga-kāma. Hṛd-roga-kāma (CC Antya 5.45–46). Nós temos uma doença, doença cardíaca. O que é isso? Kāma, desejos luxuriosos. Isso é chamado hṛd-roga-kāma. Portanto nós temos de curar esta doença cardíaca, hṛd-roga-kāma. E isso vai ser feito simplesmente por cantar e ouvir o mantra Hare Kṛṣṇa. Ceto-darpaṇa-mārjanam. O coração está bem, mas é encoberto pelas coisas sujas materiais, ou seja, os três guṇas: sattva-, raja-, tamo-guṇa. Mas ao ouvir simplesmente Śrīmad-Bhāgavatam, pelo ouvir do cantar do mantra Hare Kṛṣṇa, você será purificado. Nityaṁ bhāgavata-sevayā. Naṣṭa-prāyeṣu abhadreṣu nityaṁ bhāgavata-sevayā (SB 1.2.18). Nityaṁ bhāga... Se nós tomarmos esta oportunidade... Estamos abrindo centros em todo o mundo apenas para dar às pessoas esta oportunidade, nityam Bhagavata-sevayā. Anartha upaśamaṁ sākṣād bhakti-yogam (SB 1.7.6). Então, assim como o coração é purificado por ouvir sobre Kṛṣṇa... Caitanya Mahāprabhu recomenda que: yāre dekha, tāre kaha kṛṣṇa-upadeśa (CC Madhya 7.128). Este Śrīmad-Bhāgavatam também é kṛṣṇa-upadeśa, porque ao ouvir Śrīmad-Bhāgavatam, você estará interessado em Kṛṣṇa. Upadesa sobre Kṛṣṇa, isto é também kṛṣṇa-upadeśa, e o upadeśa, instrução, dada por Kṛṣṇa, que é também kṛṣṇa-upadeśa.

Portanto, esta é a missão de Śrī Caitanya Mahāprabhu, que você vá e pregue, e faça propaganda sobre kṛṣṇa-upadeśa. Isto é movimento para consciência de Kṛṣṇa. Estamos ensinando a todos os nossos homens como espalhar kṛṣṇa-upadeśa, como espalhar a consciência de Kṛṣṇa. Então anartha upaśamaṁ sākṣāt. Então, todas as coisas indesejáveis ​​que contaminou serão extintas. Então pura consciência... A consciência pura é a consciência de Kṛṣṇa. Consciência pura significa entender que"Estou muito intimamente ligado com Kṛṣṇa como parte e parcela." Assim como meu dedo está muito intimamente ligado com o meu corpo. Íntimo... Se há um pouco de dor no dedo, eu me torno muito perturbado porque eu tenho conexão íntima com este dedo. Da mesma forma, temos conexão íntima com Kṛṣṇa, e estamos caídos. Portanto Kṛṣṇa também sente um pouco de dor, e, portanto, Ele desce:

paritrāṇāya sādhūnāṁ
vināśāya ca duṣkṛtām
dharma-saṁsthāpanārthāya
sambhavāmi yuge yuge
(BG 4.8)

Kṛṣṇa está sentindo dor. Então você se torna consciente de Kṛṣṇa, então Kṛṣṇa sentirá prazer. Isso é movimento da consciência de Kṛṣṇa.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya Prabhupāda.