PTBR/Prabhupada 0752 - Krishna pode estar presente mais intensamente em separação



Lecture on SB 1.8.39 -- Los Angeles, May 1, 1973

Sempre temos de estar envolvidos em cantar: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. de modo que Kṛṣṇa nos salvará. Conscientemente não podemos cometer atividades pecaminosas. Isso é uma coisa. Inconscientemente também não podemos fazê-lo. Então seremos responsabilizados. Portanto, se você permanecer em consciência de Kṛṣṇa, se você mantiver Kṛṣṇa em sua mente... Assim como quando o sol existe, não pode haver qualquer escuridão. Da mesma forma, se você mantiver kṛṣṇa sūrya, o sol de Kṛṣṇa... Esse é o nosso lema na Volta ao Supremo: kṛṣṇa sūrya sama māyā andhakāra (CC Madhya 22.31). (CC Madhya 22.31). Kṛṣṇa é como a luz brilhante do sol, e māyā, ignorância, é apenas escuridão. Mas quando ou enquanto ou onde o sol existe, não pode haver qualquer escuridão. Da mesma forma, você mantém Kṛṣṇa na consciência sempre, não pode haver qualquer ignorância; não pode haver qualquer escuridão. Você vai estar andando muito livremente na luz do sol brilhante de Kṛṣṇa. Não tente fazer Kṛṣṇa ausente. Essa é a oração de Kuntī."Meu querido Kṛṣṇa, Você está indo para Dvārakā..." Este é um exemplo. Eles não vão. Kṛṣṇa não está deixando os Pāṇḍavas. Assim como em Vṛndāvana. Em Vṛndāvana, quando Kṛṣṇa deixou Vṛndāvana por Mathurā.. Assim, no śāstra é dito: vṛndāvanaṁ parityajya padam ekaṁ na gacchati (CC Antya 1.67), (CC Antya 1.67), Kṛṣṇa não sai nem um passo de Vṛndāvana. Ele não vai. Ele está muito ligado a Vṛndāvana. Então nós vemos que Kṛṣṇa deixou Vṛndāvana, foi para Mathurā. Então, como é que, Ele foi tão longe? E não retornou por muitos anos? No. Kṛṣṇa realmente não deixou Vṛndāvana. Porque desde que Kṛṣṇa deixou Vṛndāvana, todos os habitantes de gopī, eles estavam simplesmente pensando em Krishna e chorando. Isso é tudo. Isso era seu negócio. Mãe Yaśodā, Nanda Mahārāja, Rādhārāṇī, todas as gopīs, todas as vacas, todos os bezerros, todos os vaqueiros, seu único negócio era pensar em Kṛṣṇa e chorar. Ausência, separação.

Então, Kṛṣṇa pode ser sentido... Kṛṣṇa pode estar presente de forma mais intensa na separação. Esse é o ensinamento de Caitanya Mahāprabhu para amar Kṛṣṇa em separação. Assim como Caitanya Mahāprabhu em separação: govinda-viraheṇa me. Śūnyāyitaṁ jagat sarvaṁ govinda-viraheṇa me (CC Antya 20.39, Śrī Śikṣāṣṭakam 7). (CC Antya 20.39, Śrī Śikṣāṣṭakam 7). Il pensait que "Tout est vide Govinda Govin Kṛṣṇada, sans Kṛṣṇa." Então, tudo é vazio, mas a consciência de Kṛṣṇa existe. Consciência de Kṛṣṇa existe. Isto é a perfeição mais elevada... Quando vamos ver tudo é nada, simplesmente consciência de Kṛṣṇa é o bem. Isso é o mais alto; isto é, as gopīs. Portanto gopīs são tão exaltadas. Nem por um único momento elas podiam esquecer Kṛṣṇa. Nem por um único momento. Kṛṣṇa ia na floresta com Suas vacas e bezerros. e gopīs em casa, elas estavam com a mente perturbada,"Oh, Kṛṣṇa está andando descalço. Há tantas pedras e espinhos. Estão picando os pés de lótus de Kṛṣṇa, que são tão suaves, que achamos nosso peito tão duro, quando Kṛṣṇa coloca Seus pés de lótus. Ainda assim, Ele está andando. "Elas estão absorvidas neste pensamento. E elas estão chorando. Então, elas estão tão ansiosas para ver Kṛṣṇa de volta para casa à noite que elas estão em pé no caminho, no telhado,"Agora Kṛṣṇa está voltando com Seu..." Isto é a consciência de Kṛṣṇa. Isto é... Kṛṣṇa não pode estar ausente de um devoto quando ele está demasiado absorvido no pensamento de Kṛṣṇa. Este é o processo da Consciência de Kṛṣṇa.

Então aqui Kuntīdevī está muito ansiosa que Kṛṣṇa estará ausente. Mas o efeito será, quando Kṛṣṇa estiver ausente fisicamente, Ele estará mais, eu quero dizer, intensamente presente na mente do devoto. Assim, o ensinamento de Caitanya Mahāprabhu é que vipralambha-sevā. Por Sua vida prática. Ele está descobrindo Kṛṣṇa. Govinda-viraheṇa me. Śūnyāyitaṁ jagat sarvaṁ govinda-viraheṇa me. O que é este verso? Cakṣuṣā prāvṛṣāyitam, cakṣuṣā prāvṛṣāyitam, śūnyāyitaṁ jagat sarvaṁ govinda-viraheṇa me (CC Antya 20.39, Śrī Śikṣāṣṭakam 7). (CC Antya 20.39, Śrī Śikṣāṣṭakam 7). Il pleure comme saems torrents de pluie venent de ses yeux, e Ele está sentindo tudo vazio por falta de Kṛṣṇa, separação Vipralambha. Então sambhoga e vipralambha. Há dois estágios de encontrar Kṛṣṇa. Sambhoga significa quando Ele está pessoalmente presente. Isto é chamado sambhoga. Pessoalmente falando, atendendo pessoalmente, abraçando, pessoalmente, isto é chamado de sambhoga. E há uma outra, vipralambha. As duas maneiras que um devoto pode ser beneficiado.