PTBR/Prabhupada 0760 - A vida sexual não é proibida nesse movimento, mas a hipocrisia é proibida



Lecture on SB 6.1.23 -- Honolulu, May 23, 1976

Então, sem entender qual é o dever do ser humano, porque ele é caído, por isso, não devemos nos preocupar pela manutenção de nossa família e filhos até o momento da morte. Não. Até vinte e cinco anos. Um brahmacārī é treinado para se abster de vida sexual. Isso é brahmacārī, celibato. Mas se ele ainda assim não for capaz, então ele é autorizado a aceitar a vida de gṛhastha. Não há trapaça, hipocrisia, que eu me proclamo como brahmacārī ou sannyāsī, e eu secretamente faço todo tipo de disparate. Isto é hipocrisia. A vida de hipocrisia não vai fazer alguém avançado na vida espiritual. Esse é o exemplo dado por Śrī Caitanya Mahāprabhu. Seu associado pessoal você sabe, Choṭa Haridāsa, Junior Haridāsa. Ele era um cantor muito bom, por isso ele estava cantando na assembléia de Caitanya Mahāprabhu. E um dia ele foi pedir um pouco de arroz da irmã de Śikhi Mahiti, e havia uma jovem mulher, e ele luxuriosamente a viu lá. Isso às vezes é natural. Mas Caitanya Mahāprabhu entende isso. Só para nos ensinar, enquanto ele estava comendo, Ele disse: "Quem trouxe esse arroz?" "Choṭa Haridāsa." "Então, peça-lhe para não Me ver mais. Terminado." Todo mundo ficou surpreso: "O que aconteceu?" Então, através de informações descobriu-se que ele luxuriosamente viu uma jovem mulher. Então, basta... Caitanya Mahāprabhu é tão rigoroso que Ele o rejeitou de Seus associados. Sendo assim, outros grandes, grandes devotos pediram-Lhe: "Ele cometeu um erro, mas por favor, perdoe-o. Ele é Seu servo." Então Caitanya Mahāprabhu disse: "Tudo bem, então você o traga de volta. Viva com ele. Estou deixando este lugar. Estou deixando este lugar." Eles disseram: "Não, senhor, não vamos mais levantar essa questão."

Assim, quando este Choṭa Haridāsa descobriu que seria impossível ir novamente à assembléia de Caitanya Mahāprabhu, ele ficou desesperançoso. Então ele foi para Triveṇī e cometeu suicídio. Então Caitanya Mahāprabhu sabe tudo. Então, algum tempo depois, Ele perguntou: "Que se passa com Choṭa Haridāsa?" Alguém disse: "Senhor, Vossa Onipotência o rejeitou. Por causa da decepção, ele cometeu suicídio no..." "Oh, isso é bom." Veja só quão rigoroso. "Isso é bom." Ele nunca expressou nenhuma, nenhuma compaixão: "Oh, eu rejeitei esta pessoa e ele cometeu suicídio? Oh". Não. Ele disse: "Oh, isso é bom. Está tudo bem." Ele disse assim. Essa coisa.

Outra coisa: Śivānanda, um de Seus devotos muito exaltado, estava cuidando de todos os devotos que estavam vindo até Caitanya Mahāprabhu para visita-Lo durante o Ratha-yātrā. Então, sua esposa veio e ofereceu reverências a Caitanya Mahāprabhu, e Ele viu que a esposa estava grávida. Então, imediatamente perguntou: "Śivānanda, sua esposa está grávida?" "Sim". "Tudo bem, quando ela der a luz a uma criança, você mantém seu nome assim." Agora veja. Um homem, simplesmente olhou com o desejo luxurioso para uma jovem (mulher); ele foi rejeitado. E um homem tem sua esposa grávida; Ele o adorou: "Tudo bem." Assim, a vida sexual não é proibida nesse movimento, mas a hipocrisia é proibida. Se você se torna hipócrita, então não há lugar para... Esse é o ensinamento de Caitanya Mahāprabhu. Choṭa Haridāsa, apresentou-se como um brahmacārī e ele estava olhando para uma mulher jovem. Então Ele entendeu: "Ele é um hipócrita. Rejeite-o." E Śivānanda Sena, ele era gṛhastha. Gṛhastha devem ter filhos. O que está errado lá? Ele disse: "Sim, Meus restos de alimentos devem ser oferecidos." Este é o movimento de Caitanya Mahāprabhu.

Assim, o nosso pedido é, não seja hipócrita. Há quatro āśramas: brahmacārī, gṛhastha, vānaprastha, sannyāsa. Qualquer que seja o āśrama que for adequado para você, aceite-o. Mas seja sincero. Não seja hipócrita. Se você acha que quer sexo, tudo bem, se case e continue a ser um cavalheiro. Não seja hipócrita. Este é o movimento de Caitanya Mahāprabhu. Ele não gostava de hipocrisia. Ninguém gosta. Mas para uma pessoa que está seriamente envolvida nesse movimento da consciência de Kṛṣṇa, para ele a vida sexual e opulência material não é muito bom. Essa é a opinião de Caitanya Mahāprabhu. Pāraṁ paraṁ jigamiṣor bhava... Niṣkiñcanasya bhajanonmukhasya, pāraṁ param (CC Madhya 11.8)... Portanto voluntariamente Caitanya Mahāprabhu aceitou sannyāsa. Ele foi muito bem situado em Sua vida familiar. Quando Ele era um homem de família, casou-se duas vezes. Uma esposa morreu; Casou-se novamente. Então Caitanya Mahāprabhu nos ensinou a não se tornar... Mas quando Ele aceitou sannyāsa, Ele era muito, muito rigoroso. Nenhuma mulher poderia vir muito próximo a Ele. À distância. Este é o ensinamento de Caitanya Mahāprabhu.