PTBR/Prabhupada 0772 - O esquema completo da civilização védica - dar liberação às pessoas



Lecture on SB 1.5.13 -- New Vrindaban, June 13, 1969

Prabhupāda: Cada palavra de Śrīmad-Bhāgavatam, cheio de volumes de explicação, cada palavra. Este é Śrīmad-Bhāgavatam. Vidyā-bhāgavatāvadhi. A própia aprendizagem será implícito quando ele for capaz de entender Śrīmad-Bhāgavatam. Vidyā. Vidyā significa aprender, não esta ciência ou essa ciência. Quando se pode entender Śrīmad-Bhāgavatam na perspectiva verdadeiro, então deve ser compreendido que ele terminou seu avanço educacional. Avadhi. Avadhi significa "este é o limite da educação". Vidyā-bhāgavatāvadhi.

Então, Nārada diz que akhila-bandha-muktaye: "Você deve apresentar literatura para as pessoas para que elas possam se libertar desse estágio condicional de vida, ao invés de que mais e mais você entrelaça-as neste estado condicional ..." Esse é o tema principal das instruções de Nārada para Vyāsadeva: "Por que você deve apresentar a literatura de lixo que promove o estágio condicional?" A civilização Védica inteira é destinada a libertar as entidades vivas dessa escravidão material. As pessoas não sabem qual é o objetivo da educação. O objetivo da educação, o objetivo da civilização, a perfeição da civilização, deveria ser como as pessoas devem se libertar dessa vida condicional. Esse é o esquema completo da civilização Védica, dar liberação às pessoas.

Então é dito: akhila-bandha-muktaye (SB 1.5.13). Samādhinā, akhilasya bandhasya muktaye, akhilasya bandhasya. Estamos num estágio condicional, perpetuamente confinados pelas leis da natureza material. Este é o nosso status. E Nārada está dando instruções a Vyāsadeva que "Apresente literatura para que eles possam se libertar. Não lhes dê mais e mais oportunidades para continuar esta vida condicional ". Akhila-bandha. Akhila. Akhila significa completo, atacado. E quem pode dar essa contribuição? Isso também é afirmado, que atho mahā-bhāga bhavān amogha-dṛk (SB 1.5.13). De quem é clara a visão. De quem é clara a visão. (sobre uma criança ) Ele está incomodando.

Devota: Ele está te incomodando?

Prabhupāda: Sim.

Devota: Sim.

Prabhupāda: Visão clara. A menos que alguém tenha uma visão clara, como ele pode fazer atividades de bem-estar? Você não sabe o que é o bem-estar. Sua visão está nublada. Se a visão de alguém estiver nublada ... Se você não sabe qual é o destino de sua viagem, Como você pode progredir? Portanto, a qualificação... Aqueles que estão preparados para fazer o bem para a sociedade humana, eles devem ter uma visão clara. Então, onde está a visão clara? Todo mundo está se tornando líder. Todo mundo está tentando liderar as pessoas. Mas ele mesmo é cego. Ele não sabe qual é a meta da vida. Na te viduḥ svārtha-gatiṁ hi viṣṇum (SB 7.5.31). Então, portanto ... Vyāsadeva pode fazê-lo porque ele tem visão clara. Nārada certifica. Nārada conhece seu discípulo, qual é a posição. Um mestre espiritual sabe qual é a condição. Assim como um médico sabe. Ao sentir simplesmente o batimento do pulso, um ... um médico especialista pode saber qual é a condição desse paciente, e ele o trata, e dá-lhe remédio conformemente. Da mesma forma, um mestre espiritual que realmente é mestre espiritual, ele pode saber, ele conhece a pulsação do discípulo, e ele, portanto, dá-lhe um remédio particular para que ele possa ser curado.