PTBR/Prabhupada 0773 - Nossa atenção deve sempre ser - Como estamos executando a nossa vida espiritual



Lecture on SB 2.3.19 -- Los Angeles, June 15, 1972

Pradyumna: Então, no significado na página 153, o segundo parágrafo: "O camelo é um tipo de animal que tem prazer em comer espinhos. Da mesma forma, uma pessoa que quer desfrutar da vida familiar ou da vida mundana do chamado prazer é comparada com o camelo. A vida materialista é cheia de espinhos, de modo que se deve viver apenas pelo método prescrito dos regulamentos védicos, apenas para fazer o melhor uso de uma barganha ruim ".

Prabhupāda: Assim como se você estivesse passando por espinhos, você deve ter muito cuidado. Caso contrário, os espinhos ficarão presos à sua roupa e você será incomodado. É dito nos Vedas, kṣurasya dhārā niśitā duratyayā (Kaṭha Upaniṣad 1.3.14). Assim como nós nos barbeamos com navalha. A navalha é muito afiada. Então, se pudermos manusear cuidadosamente a navalha, nós deixamos nossas bochechas bem limpas, isso é feito. Mas um pouco de falta de atenção, imediatamente um corte e haverá sangue. Falta de atenção. Esse exemplo é dado. Kāurasya dhārā niśitā duratyayā durgaṁ pathas tat kavayo vadanti. O caminho da salvação é muito difícil. Assim como estamos tentando voltar para casa, de volta ao Supremo, Kṛṣṇa. O caminho é muito difícil. Kṣurasya dhārā niśitā duratyayā durgam. Durgam significa muito difícil de passar por isso. Mas um pouco de atenção vai te salvar. Pouco de atenção, que "eu estou passando por um caminho muito perigoso, então devo ter muito cuidado ". Então nossa atenção deve sempre estar em como estamos executando nossa vida espiritual. Isso é muito simples. Observamos estritamente os princípios regulativos e cantamos dezesseis voltas no mínimo. Isso nos salvará. Mas se nos tornarmos desatentos a esses princípios, então há chance de ser picado pelos espinhos. Existem tantos espinhos por toda parte. Ou o mesmo exemplo. Kāurasya dhārā. Você faz a barba, deixa seu rosto muito limpo, mas um pouco de falta de atenção, imediatamente produz sangue. Nós devemos ter muito cuidado. Continue...

Pradyumna: "A vida no mundo material é mantida em sugar o próprio sangue. O ponto central da atração pelo prazer material é a vida sexual. Desfrutar da vida sexual é sugar o próprio sangue e não há muito mais a ser explicado a esse respeito. O camelo também suga o próprio sangue enquanto mastiga os galhos espinhosos. Os espinhos que o camelo come cortam a língua do camelo, e assim o sangue começa a fluir dentro da boca do camelo. Os espinhos misturados com sangue fresco criam um gosto para o camelo tolo, e assim ele gosta do negócio de comer espinhos com falso prazer. Da mesma forma, os grandes magnatas de negócios, industrialistas que trabalham muito duro para ganhar dinheiro de maneiras diferentes e meios questionáveis, come o resultado espinhoso da ação deles misturado com o próprio sangue deles Portanto, o Bhagavatam colocou esses sujeitos doentes junto com os camelos ".

Prabhupada: Eles correm risco, tanto risco, por ganhar dinheiro e sentir prazer. O ladrão, os assaltantes, arriscam sua vida. Eles vão roubar a casa de um homem e sabe-se que assim que ele for visto, "Ele veio", o homem, o proprietário da casa, pode imediatamente atirar nele. Ele assume esse risco. Então não só o ladrão e assaltantes, cada um de nós. Diz-se padaṁ padaṁ yad vipadām (SB 10.14.58). Em cada passo há perigo. Cada passo. Nós estamos dirigindo nossos carros muito rápidos, setenta milhas, cem milhas de velocidade, mas a qualquer momento pode haver um grande perigo. Então, na verdade, não pode haver nenhuma paz na vida material. Isso não é possível. Samāśritā ye pada-pallava-plavam (SB 10.14.58). Temos que tomar, portanto, abrigo dos pés de lótus do Senhor. Se queremos ser felizes, se queremos estar em paz, então este é o único caminho.