PTBR/Prabhupada 0778 - A grande contribuição à sociedade humana é o conhecimento



Lecture on SB 6.1.17 -- Denver, June 30, 1975

Nitāi: "Neste mundo material, seguir o caminho dos devotos puros que são bem comportados e completamente dotados de qualificações de primeira classe devido a sua plena aceitação ao serviço de Nārāyaṇa como sua vida e alma é certamente o mais auspicioso, sem qualquer medo, e autorizado pelo śāstra."

Prabhupāda:

sadhrīcīno hy ayaṁ loke
panthāḥ kṣemo 'kuto-bhayaḥ
suśīlāḥ sādhavo yatra
nārāyaṇa-parāyaṇāḥ
(SB 6.1.17)

Então, o śāstra diz que a associação de devotos... Nārāyaṇa-parāyaṇāḥ significa devotos. Nārāyaṇa-para: aquele que aceitou Nārāyaṇa como o objetivo final da vida. Nārāyaṇa, Kṛṣṇa, Viṣṇu—Eles são do mesmo tattva, viṣṇu-tattva. Então, as pessoas não sabem disso, que se aproximar da plataforma de adorar Nārāyaṇa ou Viṣṇu ou Kṛṣṇa, é a plataforma mais exaltada, e é chamada de plataforma segura. Assim como obtemos seguro, isso é garantido. Garantido por quem? Garantido por Kṛṣṇa. Kṛṣṇa está afirmando: ahaṁ tvāṁ sarva-pāpebhyo mokṣayiṣyāmi (BG 18.66). Kaunteya pratijānīhi na me bhaktaḥ praṇaśyati (BG 9.31). Api cet sudurācāro bhajate mām ananya-bhāk, sādhur eva sa man... (BG 9.30). Tantas garantias existem. Nārāyaṇa-parā. Kṛṣṇa diz isso pessoalmente: "Eu vou proteger você." As pessoas sofrem por causa de reação pecaminosa, ignorância. Por ignorância, eles cometem ação pecaminosa, e a ação pecaminosa reage. Assim como uma criança ignorante toca o fogo ardente, queima a mão, e ele sofre. Você não pode dizer que "A criança é inocente, e o fogo queimou." Não. Esta é a lei da natureza. Ignorância. Então, as atividades pecaminosas são feitas por ignorância. Portanto, um indivíduo deve ter conhecimento. Ignorância da lei não é desculpa. Se você for ao tribunal e implorar: "Senhor, eu não sabia que teria que sofrer, Eu tenho que ir para a prisão por seis meses porque eu roubei. Isso era desconhecido para mim... "Não. Sabendo ou não sabendo, você deve ir à prisão.

Portanto, a maior contribuição para a sociedade humana é o conhecimento. Mante-los na ignorância, na escuridão, isso não é sociedade humana, isto é uma sociedade de gatos e cães... Porque eles estão na ignorância, ninguém pode dar-lhes conhecimento, nem eles podem aceitar. Portanto, na sociedade humana há uma instituição para dar conhecimento. Essa é a maior contribuição. E esse conhecimento, o conhecimento supremo, existe nos Vedas. Vedaiś ca sarvaiḥ (BG 15.15). E todos os Vedas afirmam, Que se deve saber o que é Deus. Isso é desejado. (ao lado:) Não faça esse som. Vedaiś ca sarvaiḥ. As pessoas não sabem disso. Em todo esse mundo material, eles não sabem qual é o conhecimento real. Eles estão ocupados em coisas temporárias para a gratificação dos sentidos, Mas eles não estão conscientes do que é realmente o objetivo do conhecimento. Na te viduḥ svārtha-gatiṁ hi viṣṇum (SB 7.5.31): O objetivo do conhecimento é conhecer Viṣṇu, Deus. Esse é o objetivo do conhecimento. Athāto brahma jijñāsā. Jīvasya tattva-jijñāsā (SB 1.2.10). Esta vida, a forma humana de vida, é destinada a compreender a Verdade Absoluta. Isso é vida. E sem tentar entender a Verdade Absoluta, se simplesmente estamos ocupados em como comer um pouco confortavelmente, Como dormir um pouco confortavelmente ou como fazer sexo convenientemente, essas são atividades de animais. Estas são atividades de animais. Atividade humana significa saber o que é Deus. Isso é atividade humana. Na te viduḥ svārtha-gatiṁ hi viṣṇuṁ durāśayā ye bahir-artha-māninaḥ (SB 7.5.31). Sem saber disso, eles estão lutando pela existência. Eles querem ser felizes ajustando a energia externa, bahir-artha-māninaḥ. E pessoas, líderes, andhā yathāndhair upanīyamānāḥ (SB 7.5.31). Pergunte aos grandes, grandes cientistas, filósofos: "Qual é a meta da vida?" Eles não sabem. Eles simplesmente teorizam, isso é tudo. O verdadeiro objetivo da vida é entender Deus.