PTBR/Prabhupada 0785 - A ditadura é boa, desde que o ditador seja altamente qualificado espiritualmente



Press Conference at Airport -- July 28, 1975, Dallas

Prabhupāda: Você pode avançar materialmente o máximo possível, mas se você não toma consciência de Deus, ou consciência de Kṛṣṇa, então o valor de todo esse avanço material é igual a zero. Ninguém ficará satisfeito. Portanto, esse movimento da consciência de Kṛṣṇa deve ser levado muito a sério. É o toque final do avanço americano dos confortos materiais. Então as pessoas ficarão muito felizes. E a América já é líder do mundo. Eles serão líderes de primeira classe. O mundo será beneficiado, e você será beneficiado, e meu esforço também será bem sucedido. Não se mantenha no zero. Pegue um. Então será muito bom. Assim como... Você pode entender muito facilmente. Nesta vida, um homem muito importante, mas se não há alma espiritual, ele é zero. Não tem valor. Não importa quão importante um homem pode ser, quando a alma espiritual está fora do corpo, ele é um pedaço de matéria; não tem valor. Qualquer coisa que você pegue—esta máquina, aquela máquina, qualquer máquina— Se alguém, algum ser espiritual, algum ser vivo não está trabalhando nela, qua é o valor? Sem valor. Portanto, essa consciência espiritual deve existir por toda parte. Caso contrário, é zero.

Mulher repórter: eu tenho uma pergunta. O senhor comentaria sobre a situação política na Índia agora? O que o senhor acha da Sra. Gandhi...?

Prabhupāda: Bem, não estamos muito preocupados com a situação política. Mas nossa proposição é: seja política, social, econômica ou filosófica, qualquer coisa sem Kṛṣṇa, é tudo zero. No que diz respeito à Sra. Gandhi, ela é inclinada a alguma compreensão espiritual. Então, se ela se tornar muito avançada espiritualmente, então esta situação de emergência irá melhorar. Caso contrário... É a opinião pública contra a democracia. Portanto, a democracia não é muito benéfica. Em qualquer lugar e em todos os lugares... No seu país também, vocês votaram no Sr. Nixon, pela democracia, mas vocês não ficaram satisfeitos com ele. Isso que significa democracia, homens comuns, eles selecionam alguém, e novamente eles tentam derrubá-lo. Por quê? Quando ele foi selecionado, significa que foi um erro.

De acordo com a civilização Védica, não havia tal coisa como a democracia. Era monarquia, mas a monarquia significa que o rei era muito avançado espiritualmente. O rei chamava-se rājarṣi, que significa rei, e ao mesmo tempo pessoa santa. Temos outro exemplo em nosso país—Gandhi. Quando ele era líder político, ele era praticamente um ditador, mas porque ele era um homem de muito alto caráter moral, As pessoas o escolheram , o aceitaram como um ditador. Assim, a ditadura é boa, desde que o ditador seja altamente qualificado espiritualmente. Esse é o veredito Védico. A batalha de Kurukṣetra houve porque o Senhor Kṛṣṇa queria que rājarṣi, Yudhiṣṭhira, estivesse no comando. Então, o rei deve ser o representante de Deus. Então ele deve ser uma pessoa piedosa. Então será bem sucedido.