PTBR/Prabhupada 0792 - Sem Krishna Sendo Amigo de Todos, Ninguém Pode Viver Por Um Momento



Lecture on SB 1.2.17 -- Los Angeles, August 20, 1972

Pradyumna: Tradução, "Śrī Kṛṣṇa, A Personalidade de Deus, que é também o Paramātmā dentro do coração de todos e o benfeitor do verdadeiro devoto, purifica o desejo pelo prazer material dentro do coração do devoto que tenha desenvolvido a vontade de escutar Suas (Kṛṣṇa's) mensagens, que são elas mesmas eficientes quando escutadas e cantadas propriamente.

Prabhupāda: Então Kṛṣṇa é muito egoísta. Ele diz... Aqui é dito: sva-kathāḥ kṛṣṇaḥ. Qualquer um que esteja comprometido em escutar kathā de Kṛṣṇa. Kathā significa palavras, mensagens. Então, também no Bhagavad-gītā, Kṛṣṇa diz, mām ekam: Só para Min. Ekam. Isso é necessário. Apesar de que tudo é Kṛṣṇa, mas de acordo com a teoria panteísta não podemos adorar (venerar) tudo. Tudo é Kṛṣṇa, isso é um fato, mas isso não quer dizer que nós temos que adorar tudo. Nós temos que adorar Kṛṣṇa. Os filosofos Māyāvādī, eles dizem, Se tudo é Kṛṣṇa, então qualquer coisa que eu adore, eu estou adorando Kṛṣṇa." Não. Isto está errado.

Assim como o mesmo exemplo pode ser dado que, no corpo - eu sou esse corpo - tudo Eu ou meu, mas quando alimentos são para ser tomados, não devem ser empurrados através do reto, mas através da boca. Essa é a única maneira. Você não pode dizer, O corpo tem nove buracos: dois olhos, duas narinas, duas orelhas, uma boca, um reto, um genital - nove buracos. Então porque não empurrar o alimento em qualquer buraco? Essa é a teoria Māyāvādī. Afinal de contas, eles dizem, o alimento tem que ser dado para o corpo, para dentro do corpo. Então eu posso empurrar o alimento por qualquer buraco. Existem tantos buracos. As vezes na ciência médica, quando é impossível empurrar alimento pela boca, eles empurram pelo reto. Isso é artificial. Mas emergência, as vezes eles fazem. Mas essa não é a maneira. A maneira correta é, que é necessário dar alimento ao corpo, mas deve ser dado pela boca, não por qualquer outro buraco.

Similarmente, se nós realmente queremos contato com a verdade absoluta, então nós devemos ir através de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa tem muitas formas. Advaitam acyutam anādim ananta-rūpam (Bs. 5.33). Ananta-rūpam. Então... porque nada é senão Kṛṣṇa, tudo é energia de Kṛṣṇa. Então, o processo é... Contatar a verdade absoluta significa Kṛṣṇa. Portanto Kṛṣṇa diz aqui... Não Kṛṣṇa. Vyāsadeva diz, através de Sūta Gosvāmī, que "Kṛṣṇa é muito gentil, muito amigável com o suhṛt satām." Satām. Satām significa devotos. Ele é muito intimo na amizade com devotos. Outra qualificação de Kṛṣṇa é bhakta-vatsala. Aqui também é dito, suhṛt-satām. Satām significa devotos. Ele é amigo de todos. Suhṛdaṁ sarva-bhūtānām (BG 5.29). Se Kṛṣṇa não estiver sendo amigo de todos, ninguém pode viver sequer por um momento. Você é... Kṛṣṇa está protegendo todos, fornecendo alimento à todos.