PTBR/Prabhupada 0826 - Nosso Movimento Está Transferindo Esse Trabalho Duro Para o Negócio De Krishna



The Nectar of Devotion -- Vrndavana, November 4, 1972

No śāstra é dito: "Geralmente,
pessoas neste mundo material, eles estão na rajo-guṇa ". Portanto, as atividades de trabalho duro, eles tomam isso como prazer. Se algumas pessoas santas não trabalham ... Ele está empenhado em serviço devocional, meditação ou cânticos. Às vezes é mal entendido que essas pessoas estão escapando - porque eles acham muito bom trabalhar muito duro. A menos que você trabalhe muito duro, eles tomam isso como um processo de escapar: "Eles estão fugindo da obrigação social e de outras obrigações levando a vida mendicante e vivendo à custa dos outros ". Tantas coisas. Então eles gostam disso, trabalhar muito duro.

Mas o nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa está transferindo esse trabalho árduo para o negócio de Kṛṣṇa. Essa tendência para o trabalho duro pode ser utilizada. Assim como os filósofos Māyāvādī, eles pensam que a luxúria e a raiva estes são nossos inimigos. Kāma-krodha-lobha-moha-mātsarya. Mas Narottama dāsa Ṭhākura diz que o kāma também pode ser utilizado para o serviço de Kṛṣṇa. Kāmaṁ kṛṣṇa-karmārpane. Se alguém está muito ligado para trabalhar para Kṛṣṇa, essa tendência para os karmīs trabalharem muito pela gratificação dos sentidos, pode ser utilizada. Pode ser ... Da mesma forma, 'krodha' bhakta-dveṣi jane. Krodha, raiva, não é bom, mas a raiva também pode ser utilizada para o serviço de Kṛṣṇa. Assim como Hanumān, ele ficou bravo com Rāvaṇa por causa do Senhor Rāmacandra, e ele ateou fogo na cidade dourada de Rāvaṇa, Lanka. Então essa raiva foi utilizada para o serviço do Senhor Rāmacandra. Ele nunca utilizou a raiva para sua gratificação pessoal. Desta forma, tudo pode ser encaixado no serviço do Senhor, e como eu estava explicando para o outro, tem seis itens, como o serviço devocional, serviço devocional puro, é o único meio de atrair Kṛṣṇa. Para atrair Kṛṣṇa você não pode utilizar o seu espírito de karmīs ou jñānīs ou yogis. Você pode atrair Kṛṣṇa simplesmente pelo serviço devocional. Bhaktyā mām abhijānāti (BG 18.55). Kṛṣṇa diz claramente que "Simplesmente por serviço devocional, alguém pode Me entender". Bhaktyā mām abhijānāti. Então as atividades dos karmīs, quando encaixadas no serviço de Kṛṣṇa, mesmo trabalhando duro, nossa tendência, podemos ...

Na verdade, o serviço devocional depende dos princípios principais, śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ smaraṇaṁ pāda-sevanam, arcanaṁ vandanaṁ dāsyam (SB 7.5.23). Mas dentro da categoria de dāsyam, ... Assim como Hanumān, Hanumānjī: ele estava envolvido na plataforma de dāsyam. Arjuna estava envolvido na plataforma de sakhyam. Então eles também estavam trabalhando muito duro. O Campo de Batalha de Kurukṣetra, não era um lugar para se sentar com muita facilidade e silêncio. Quando ele estava lutando, ele estava lutando como um soldado. Ele tomou todas as funções de um soldado. Mas estava sendo travado por Kṛṣṇa. Essa é a atração. Isso é serviço devocional puro. Kṛṣṇa também lhe deu certificado: bhakto 'si priyo' si (BG 4.3). "Meu querido Arjuna, você é meu querido amigo e devoto." Então, por qualquer ação, se for encaixada para a satisfação de Kṛṣṇa, isso é serviço devocional, e pode-se atrair Kṛṣṇa, atenção de Kṛṣṇa. A atenção de Kṛṣṇa pode ser atraída pelo serviço devocional puro, sem qualquer motivo pessoal. Se é ... E esse motivo, essa ordem, é recebido através da sucessão discipular do mestre espiritual, como Kṛṣṇa ficará satisfeito.