PTBR/Prabhupada 0836 - Esteja Preparado para Sacrificar Qualquer Coisa pela Perfeição desta Forma Humana da Vida



Lecture on CC Madhya-lila 20.100-108 -- New York, November 22, 1966

Um sādhu, um sábio ou devoto, embora ele saiba tudo, ainda assim, ele sempre se coloca como que ele não sabe de nada. Ele nunca diz que "eu sei tudo". Mas na verdade, não é possível saber tudo. Isso não é possível. Mas um ... Assim como Seu Isaac Newton, ele concorda que "as pessoas dizem que eu sou muito instruído, mas eu não sei o quanto aprendi. Eu estou simplesmente coletando algumas conchas na beira do mar. "Então essa é a posição. Se um homem que é realmente instruído, ele nunca dirá que "Eu sou instruído". Ele simplesmente dirá: "Eu sou o tolo número um. Eu não sei".

Então Caitanya Mahāprabhu apreciou sua humildade, porque na verdade ele era um homem muito instruído e muito capaz de se posicionar na sociedade. Então, como uma questão de reciprocidade, troca de, eu quero dizer, etiqueta, Ele também aceitou: "Não, você não está caído. Você não desanime. Simplesmente é dever de qualquer homem instruído colocar-se assim. Mas você não é tolo ". Kṛṣṇa śakti dhara tumi: (CC Madhya 20.105) "Porque você já é devoto." Antes da aposentadoria, e antes de virem para Caitanya Mahāprabhu, estes Gosvāmīs, como eu lhe disse, eles são muito instruídos em sânscrito. Eles costumavam ler Bhagavata. Quando ele deu um relatório falso ao Nawab Shah, que "eu não estou bem. Eu não posso comparecer ao escritório". então Nawab Shah foi para sua casa um dia pessoalmente, que "Este cavalheiro não está comparecendo ao escritório e simplesmente enviando um relatório que está doente. O que é isso?" Então, quando ele se aproximou e Nawab Shah viu que ele está envolvido com paṇḍitas eruditos fazendo leitura do Srimad-Bhagavatam, então ele entendeu: "Oh, esta é a sua doença. Agora você está engajado ao Srimad-Bhagavatam". Então, na verdade, ele foi muito instruído, mas pelo seu comportamento humilde, ele está se submetendo ao Senhor Caitanya dessa maneira gentil.

Então Caitanya Mahāprabhu diz,

sad-dharmasyāvabodhāya
yeṣāṁ nirbandhinī matiḥ
acirād eva sarvārthaḥ
sidhyaty eṣām abhīpsitaḥ
(CC Madhya 24.170)

Ele diz que "Seu desejo é obter a perfeição; portanto, você é muito humilde". Então ele cita um verso de Nāradīya Purāṇa, que qualquer um que seja muito sério ... Aquele que é sério sobre se conhecer perfeitamente, e se ele procura dessa maneira, então sua perfeição é garantida. A única coisa é que se deve ser muito sério. O significado, o significado deste verso é sad-dharmasyāvabodhāya yeṣāṁ nirbandhinī matiḥ. Nirbandhini matiḥ significa que ele já determinou que "nesta vida farei minha vida perfeita". Então, para ele, a perfeição é garantida. Garantido. Se ele pensa: "Oh, deixe-me tentar. Deixe-me testar também este departamento da consciência de Kṛṣṇa, ao mesmo tempo, testar outros departamentos. Deixe irmos por esse caminho ... "Não. Deve-se ser muito sério para completar a perfeição nesta vida. Então um homem deve ser sério como Sanātana Gosvāmī. E para esse propósito ele sacrificou tudo, ele se tornou um mendigo. Portanto, devemos estar preparados para sacrificar qualquer coisa pela perfeição desta forma humana de vida. Então a perfeição é garantida. Simplesmente devemos ser muito sérios, isso é tudo.