PTBR/Prabhupada 0848 - Ninguém pode se tornar guru a não ser que ele conheça Krishna-tattva



741227 - Lecture SB 03.26.18 - Bombay

Quando Caitanya Mahāprabhu e Rāmānanda Rāya estavam falando sobre a realização espiritual ... Então Rāmānanda Rāya era de uma família śūdra e ele era chefe de família e governador de Madras, político também. Então Caitanya Mahāprabhu estava fazendo uma pergunta dele e ... Esta é a līlā: mūkaṁ karoti vācālam (CC Madhya 17.80) de Caitanya Mahāprabhu, como Ele está fazendo um śūdra, ghastha, político, Seu guru, o guru de Caitanya Mahāprabhu. Então ninguém pode se tornar o guru de Caitanya Mahāprabhu, mas Ele estava fazendo o papel. Ele estava questionando, e Rāmānanda Rāya estava respondendo. Então imagine como sua posição foi exaltada. Então ele foi um pouco hesitante, e quando perguntas muito complexas foram colocadas diante dele ... Ele foi bem capaz de responder. Ele estava respondendo. Então ele estava sentindo pouca hesitação, "Senhor, você está saindo de uma família brāhmaṇa muito alta e da personalidade mais erudita, e agora você tomou sannyāsa, a posição mais importante na sociedade humana ".

Sannyāsa é uma posição muito respeitável. Ainda é honrado na Índia. Qualquer um onde um sannyāsī vá, pelo menos nas aldeias, eles oferecem reverências respeitosas e dão todos os tipos de conforto, até agora. De acordo com śāstra, é dito que se um sannyāsī não é respeitado ou devidamente honrado, a punição é que o homem deve jejuar pelo menos um dia. Este é o sistema védico. Mas há muitos sannyāsīs tirando proveito disso, então não estamos preocupados. Nem Caitanya Mahāprabhu era um falso sannyāsī. Ele era verdadeiro sannyāsī. E ele também era real gṛhastha, Rāmānanda Rāya. Então ele estava sentindo um pouco de hesitação. Para encorajá-lo, Caitanya Mahāprabhu disse imediatamente: "Não, não. Por que você está se sentindo hesitante? Por que você está se sentindo inferior? Você é guru." "Agora, como eu sou guru?" "Yei kṛṣṇa-tattva-vāta, sei guru haya (CC Madhya 8.128)." Porque tornar-se um conhecedor de Kṛṣṇa não é uma posição comum. Yatatām api siddhānāṁ kaścid vetti māṁ tattvataḥ (BG 7.3). Aquele que conheceu Kṛṣṇa não é um homem comum. Yatatām api siddhānām (BG 7.3). Ele está acima até de todos os siddhas. "Então, por que você está hesitando? Você sabe kṛṣṇa-tattva; portanto, estou perguntando para você." Então esta é a posição.

Então este movimento da consciência de Kṛṣṇa significa que treinar as pessoas que nos procuram para fazê-lo longe, muito acima dos siddhas, longe, muito acima dos siddhas. E isso é muito fácil. Pode-se tornar, pode-se manter essa posição de guru, quem é ... Guru significa quem está acima dos siddhas. Kṛṣṇa-tattva-vettā. Yei kṛṣṇa-tattva-vāta, sei guru haya (CC Madhya 8.128). Ninguém pode se tornar guru a menos que ele conheça kṛṣṇa-tattva. Não homens comum. Os yogis, os karmīs, os jñānīs, não podem se tornar gurus. Isso não é aprovado, porque mesmo que um é jñānī, ele tem que aprender Kṛṣṇa depois de muitos, muitos nascimentos; não em uma vida, mas em muitas, muitas vidas. Se ele persistir em entender o que é a Verdade Absoluta pelo seu método jñāna, pelo seu método especulativo, então ainda terá que mudar muitos, muitos nascimentos. Então um dia pode ser que ele seja afortunado. Se ele entrar em contato com um devoto, então pode ser possível que ele entenda Kṛṣṇa.

Isso é declarado no Bhagavad-gītā: bahūnāṁ janmanām ante jñānavān māṁ prapadyate (BG 7.19). Quem é prapadyate? Quem se entrega a Kṛṣṇa. A menos que se entenda Kṛṣṇa perfeitamente, por que alguém deveria se render? Kṛṣṇa diz sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja BG 18.66. Grandes e grandes estudiosos, eles dizem: "É demais". "Isso é demais. Kṛṣṇa está exigindo, mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja. Isso é demais." Isso não é demais; esta é a verdadeira posição. Se ele é realmente avançado em seu conhecimento ... Bahūnāṁ janmanām ante (BG 7.19). Isso não é atingível em uma vida. Se ele persiste em conhecimento, compreensão da Verdade Absoluta, então, depois de muitos, muitos nascimentos, quando ele está realmente em conhecimento, então ele se entrega a Kṛṣṇa. Vāsudevaḥ sarvam iti sa mahātmā sudurlabhaḥ BG 7.19. Esse tipo de mahātmā ... Você encontrará tantos mahātmās simplesmente trocando o vestido - não esse tipo de mahātmā. Sa mahātmā sudurlabhaḥ. É muito difícil descobrir tais mahātmās, mas existem. Se alguém é afortunado, ele pode encontrar tal mahātmā, e sua vida se torna bem sucedida. Sa mahātmā sudurlabhaḥ.