PTBR/Prabhupada 0903 - Tão logo que a intoxicação termine, todos os seus sonhos intoxicados estão acabados



730418 - Lecture SB 01.08.26 - Los Angeles

Tradução: "Meu Senhor, Vossa Senhoria pode ser facilmente abordada, mas apenas por aqueles que estão materialmente esgotados. Aquele que está no caminho do progresso material, tentando melhorar a si mesmo com parentesco respeitável, grande opulência, alta educação e beleza corporal, não pode se aproximar-se de Você com sentimento sincero."

Prabhupāda: Então, essas são as desqualificações. Opulência material, essas coisas... Janma, tomar nascimento em família ou nação muito aristocrática. Assim como você meninos e meninas americanos, você são nascidos de mãe, nação e pai ricos. Portanto, esta é, em certo sentido, a graça de Deus. Essa é também... Tomar o nascimento em boa família ou em boa nação, tornar-se opulento, muito rico, tornar-se avançado no conhecimento, na educação, em tudo, tudo material. E beleza, estes são os presentes de atividades piedosas. Caso contrário, por que um homem pobre, ele não atrai a atenção de ninguém? Mas um homem rico atrai. Um homem educado atrai a atenção. Um tolo, um patife, não atrai a atenção. Então, da mesma forma, em beleza, em opulência, essas coisas são materialmente muito benéficas. Janmaiśvarya-śruta (SB 1.8.26).

Mas quando uma pessoa é materialmente opulenta, desta forma, ela torna-se intoxicada. "Oh, eu sou rica. Sou homem educado. Eu tenho dinheiro." Torna-se intoxicado. Por isso aconselhamos... Porque eles já estão intoxicados por esses bens. E novamente intoxicação? Então, por natureza, essas pessoas já estão intoxicadas. Intoxicada nesse sentido... Assim como se você beber vinho, você fica embriagado. Você está voando no céu. Você está pensando assim. Você foi para o céu. Sim. Então, esses são os efeitos da intoxicação. Mas a pessoa intoxicada não sabe que esta intoxicação, a embriaguez irá terminar. Está dentro do limite de tempo. Ela não vai continuar. Isso é chamado de ilusão. Uma delas é a intoxicação, que "eu sou muito rico. Eu sou muito educado, eu sou muito bonito, estou muito... Eu nasci em família de alta classe, em nação de alta classe". Está tudo bem. Mas essa intoxicação, quanto tempo vai existir?

Suponha que você seja americana. Você é rica, você é linda. Você está avançada em conhecimento, e você está, você pode se orgulhar de se tornar americana. Mas por quanto tempo esta intoxicação vai existir? Assim que este corpo terminar, tudo está acabado. Toda, toda intoxicação. Assim como... Mesma coisa. Você bebe alguma coisa, fica embriagado. Mas tão logo que a intoxicação termine, todos os seus sonhos intoxicados estão acabados, terminados. Portanto, esta intoxicação, se você permanecer em intoxicação, pairar no céu e plataforma mental... Estes são plataforma mental, plataforma egoísta. Plataforma corporal.

Mas você não é este corpo, não este corpo grosseiro e o corpo sutil. Este corpo grosseiro é feito de terra, água, ar, fogo, céu, e o corpo sutil é feito de mente, inteligência e ego. Mas você não pertence a esses oito elementos, apareyam. No Bhagavad-gītā. Esta é a energia inferior de Deus. Mesmo que a pessoa seja muito avançada mentalmente, ela não sabe que está sob a influência da energia inferior. Ela não sabe. Essa é a intoxicação. Assim como uma pessoa intoxicada não sabe em que condições ela está. Portanto, esta posição opulenta é intoxicação. E se você aumentar a sua intoxicação... A civilização moderna é aquela onde nós já estamos intoxicados e aumentamos a intoxicação. Temos de sair da situação de intoxicação, mas a civilização moderna é crescente, assim "Você se torna mais intoxicado, mais intoxicado, e vai para o inferno." Esta é a posição da civilização moderna.