PTBR/Prabhupada 0920 - Por conta da força vital, a alma está lá, o corpo inteiro está trabalhando



730422 - Lecture SB 01.08.30 - Los Angeles

Tradução: "É claro que é desconcertante, Ó Alma do Universo, que Você trabalha, embora Seja inativo, e que Você nasça, embora Seja a força vital e o não nascido. Você sozinho descende entre animais, homens, sábios e aquáticos. Em verdade isso é desconcertante."

Prabhupāda: Então Kṛṣṇa é abordado aqui como Viśvātman, a força vital do universo. Assim como em meu corpo, em seu corpo, existe uma força vital. A força vital é o ātmā, o ser vivo, entidade viva ou alma. Então, porque a força vital, a alma está lá, todo o corpo está funcionando.

Da mesma forma, existe a força vital suprema. A força vital suprema é Kṛṣṇa ou a Suprema Personalidade de Deus. Portanto, onde está a questão de Seu nascimento, aparecimento e desaparecimento? No Bhagavad-gītā é dito: janma karma ca me divyam (BG 4.9). Divyam significa que é espiritual. Ajo 'pi sann avyayātmā. Aja significa não nascido. Avyayātmā, sem qualquer destruição. Então, Kṛṣṇa existe, como no início desta stotra... Kuntī dirigiu-se a Kṛṣṇa que: "Você está dentro, Você está fora - ainda assim invisível". Kṛṣṇa está dentro, fora. Isso nós explicamos. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati (BG 18.61). Sarvasya cāhaṁ hṛdi sanniviṣṭaḥ (BG 15.15). Kṛṣṇa está situado no coração de todos. Portanto, Ele está dentro de tudo. Aṇḍāntara-stha-paramāṇ-cayāntara-stham (BS 5.35). Ele, Ele está inclusive dentro do átomo. E também fora.

Viśvarūpa, como Kṛṣṇa mostrou, o Viśvarūpa, aspecto externo. Essa gigantesca manifestação cósmica. Esse é o corpo externo de Kṛṣṇa. Estes são descritos no Śrīmad-Bhāgavatam. Os montes, as montanhas, são descritos como os ossos. Assim como temos no nosso corpo algumas partes elevadas pelos ossos, Da mesma forma, estas grandes, grandes montanhas e montes, foram descritos como os ossos. E os tão grandes oceanos foram descritos como diferentes orifícios no corpo, desce e sobe. Da mesma forma, o Brahmaloka é o crânio, esqueleto superior.

Então, aquele que não pode ver Deus, Eles foram aconselhados a ver Deus de muitas maneiras. Estas são as instruções na literatura védica. Porque você pode simplesmente conceber Deus, o grande ... A grandeza... Você também não sabe o quão grande Ele é. Então, em sua concepção de grandeza... Assim como as montanhas muito altas, o céu, o planeta bem grande. Então, a descrição está lá. Você pode imaginar. Isso também é consciência de Kṛṣṇa. Se você pensa que: "Esta montanha é o osso de Kṛṣṇa", isso também é consciência de Kṛṣṇa. Na verdade, isso é. Se você pensar que este grande Oceano Pacífico é o umbigo de Kṛṣṇa. Essas árvores bem grandes, plantas, são cabelos no corpo de Kṛṣṇa. Então a cabeça, o crânio de Kṛṣṇa, é o Brahmaloka. A sola é a Pātālaloka. Da mesma forma ... Isso é mahato mahīyān. Quando você pensa em Kṛṣṇa como o maior que o maior, você pode pensar dessa forma. E se você pensa em Kṛṣṇa como ambos, menor do que o menor. Isso também é grandeza. Isso também é grandeza. Kṛṣṇa pode fabricar essa manifestação cósmica gigantesca, e Ele pode fabricar também um pequeno inseto, menor do que o ponto.

Você viu algumas vezes dentro livro, você encontra um inseto correndo. A forma é menor do que o ponto final. Este é o artesanato de Kṛṣṇa. Aṇor aṇīyān mahato mahīyān. Ele pode criar maior do que o maior e o menor do que o menor. Agora, o ser humano, de acordo com sua concepção, eles fabricaram o avião 747, supostamente muito grande. Tudo bem. De acordo com sua consciência, você produziu algo grande. Mas você pode produzir um avião tão pequeno quanto um inseto que voa? Isso não é possível. Portanto, a grandeza significa aquele que pode se tornar maior do que o maior, e menor do que o menor. Isso é grandeza.