PTBR/Prabhupada 0931 - Se alguém não nasceu, como ele pode morrer? Não existe possibilidade de morte



730424 - Lecture SB 01.08.32 - Los Angeles

Porque somos parte integrante de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa é Aja. Aja significa quem não possui nascimento e morte. Então, também somos aja. Como poderíamos não ser? Se Kṛṣṇa, eu sou parte e parcela de Kṛṣṇa. O mesmo exemplo podemos ver. Se meu, se meu pai é feliz, então eu sou filho de meu pai. Por que não devo ser, eu seria infeliz? Esta é uma conclusão natural. Porque vou me aproveitar da propriedade de meu pai da mesma forma que meu pai está se aproveitando. Do mesmo modo Deus é todo-poderoso. Kṛṣṇa é todo-poderoso, todo belo, todo-conhecimento, tudo completo. Então eu posso não ser completo, mas porque eu sou parte e parcela, então eu tenho, tenho todas as qualidades de Deus em parte e parcela. Não é que... Então Deus não morre. Ele é aja. Então eu também não vou morrer. Esta é a minha posição. E isso é explicado no Bhagavad-gītā que: na jāyate na mriyate vā kadācit. Quando Ele está descrevendo sobre a alma, Kṛṣṇa diz que a alma nunca nasceu, na jāyate, na mriyate. E se alguém não nasceu, como ele pode morrer? Não existe possibilidade de morte. A morte é para uma coisa que teve um nascimento. Se alguém não teve nascimento, não há questão de morte. Na jāyate na mriyate vā. Então somos parte integrante de Kṛṣṇa. Como Kṛṣṇa é Aja, também somos aja. Isso nós não sabemos. Isso é ignorância. Isso é ignorância.

Eles estão fazendo pesquisas científicas, mas eles não sabem que toda entidade viva é alma espiritual. Ele não teve nascimento. Ele não tem morte. Ele é eterno. Nityaḥ śāśvato 'yam, perpétuo, purāṇaḥ, embora o mais antigo, na hanyate. A conclusão: na hanyate hanyamāne śarīre (BG 2.20). Então, após a aniquilação desse corpo, a alma não morre. Ela aceita outro corpo. Esta é a nossa doença. Isso é chamado bhava-roga. Bhava-roga significa doença material. Então, Kṛṣṇa, sendo a Entidade viva Suprema, nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13) Kṛṣṇa é exatamente como nós. Ou nós somos imitação de Kṛṣṇa. A diferença é que Kṛṣṇa é vibhu, ilimitado, e nós somos aṇu, somos limitados. Essa é a diferença. Caso contrário, qualitativamente, somos tão bons quanto Kṛṣṇa. Portanto, quaisquer propensões Kṛṣṇa tenha, nós temos todas essas propensões. Kṛṣṇa tem a propensão de amar o sexo oposto. Portanto, temos essa propensão, amar o sexo oposto. O início do amor está em Rādhā e Kṛṣṇa, amor eterno entre Rādhā e Kṛṣṇa. Então, nós também estamos buscando amor eterno, mas porque estamos condicionados pelas leis materiais, ele é interrompido. É interrompido.

Então, se nos tornarmos fora dessa interrupção, então nós obtemos relacionamentos de amor semelhantes ao de Kṛṣṇa e Rādhārāṇī. Então, nosso objetivo deve ser como voltar para casa, de volta a Kṛṣṇa. Porque ir a Kṛṣṇa significa, Kṛṣṇa é eterno, nós obtemos corpo eterno. Assim como se tornar um secretário ou mesmo um servo do presidente Nixon, ele também é um grande homem. Ele também é um grande homem. Porque a menos que alguém tenha alguma qualidade especial, ele não pode se tornar servante pessoal do presidente Nixon, ou sua secretária. Isso não é possível. Nenhum homem comum pode se tornar servo ou secretário do presidente Nixon. Da mesma forma que voltar para casa, de volta a Deus, significa que você obtém o mesmo tipo de corpo, como o de Kṛṣṇa. Você se torna aja. Ajo nityaḥ śāśvato 'yam. Esta é uma doença, que estamos mudando nosso corpo. Então Kṛṣṇa é Aja.