PTBR/Prabhupada 0934 - Não se importam com a necessidade da alma, essa é uma civilização tola



Lecture on SB 1.8.33 -- Los Angeles, April 25, 1972

Devoto: Tradução: "Outros dizem que, já que tanto Vasudeva quanto Devakī rezavam por você, Você tomou Seu nascimento como o filho deles. Sem dúvida Você é não-nascido, ainda assim, Você toma Seu nascimento para o bem-estar deles e matar aqueles que têm inveja dos semideuses."

Prabhupāda: Então há dois propósitos pra encarnação. Isso é afirmado no Bhagavad-gītā.

yadā yadā hi dharmasya
glānir bhavati bhārata
abhyutthānam adharmasya
tadātmānaṁ sṛjāmy aham (BG 4.7)

O Senhor diz que sempre que há irregularidades, dharmasya, de religião, irregularidades... Glāniḥ. Glāniḥ significa irregularidades. Assim como você está executando algum serviço. Pode haver irregularidades. Então, torna-se poluído. Então yadā yadā hi dharmasya glānir bhavati... Dharmasya glānir bhavati significa desenvolvimento de irreligiosidade. Isso significa que, se sua riqueza é diminuída, sua pobreza é aumentada, equilibrado. Se você diminuir esse lado, o outro lado aumentará, e se você aumentar esse lado, o outro lado... Mas você tem que manter o equilíbrio. Isso é necessário.

Assim, na sociedade humana, eles devem manter o equilíbrio. Qual é esse equilíbrio? Eles não sabem que... É como uma balança. De um lado espírito, do outro lado matéria. Nós estamos agora, na verdade, somos alma espiritual. De uma forma ou outra, fomos encarcerados dentro deste corpo, corpo material. Por conta disso, enquanto tivermos esse corpo, nós temos as necessidades do corpo, comer, dormir, acasalar, defender. Estas são as necessidades do corpo. A alma não exige todas essas coisas. A alma não tem que comer nada. Isso nós não sabemos. Tudo o que estamos comendo, serve para a sustentação desse corpo. Então, as necessidades corporais existem, mas se vocês apenas cuidam das necessidades corporais e não se importam com a necessidade da alma, essa é uma civilização tola. Nenhum equilibrio. Eles não sabem.

Assim como um patife... Ele simplesmente está lavando o casaco, mas não cuida do corpo. Ou um pássaro está na gaiola e se você cuidar da gaiola e não cuidar do pássaro dentro da gaiola... O pássaro está chorando: "Ka Ka. Me dê comida, me dê comida". Mas você está cuidando da gaiola. Isso é tolice. Então, por que estamos infelizes? Por que, especialmente no seu país... Você deveria ser o país mais rico do mundo. Você não tem escassez. Sem escassez de comida, sem escassez de automóveis, sem escassez de saldo bancário, sem escassez de sexo. Tudo está lá, completo, em grande abundância. Ainda assim, porque uma parte da população está frustrada e confusa como os hippies? Eles não estão satisfeitos. Por quê? Esse é o defeito. Porque não há equilíbrio. Vocês estão cuidando das necessidades corporais da vida, mas vocês não têm nenhuma informação sobre a alma. E também existe necessidade da alma, também. Porque a alma é o real assunto em questão. O corpo é apenas a cobertura.