PTBR/Prabhupada 0951 - No topo da mangueira há um fruta muito madura



720902 - Lecture Festival Sri Vyasa-puja - New Vrindaban, USA

Prabhupāda: Então o movimento da consciência de Kṛṣṇa é tão bom, que torna uma pessoa perfeita em tudo. Perfeita em conhecimento, perfeita em força, perfeita em idade, tudo. Precisamos de tantas coisas. Então, essa perfeição de vida, o processo de tornar a vida perfeita, está vindo de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa, Ele é a origem de tudo. Portanto, o conhecimento da perfeição também vem d'Ele, e periodicamente - periodicamente significa após milhões e milhões de anos - Kṛṣṇa vem. Ele vem uma vez em um dia de Brahmā. Então, os dias de Brahmā, mesmo um dia, o período de um dia, é muito difícil de calcular. Sahasra-yuga-paryantam arhad yad brāhmaṇo viduḥ (BG 8.17). O dia de Brahmā significa cerca de 433 milhões de anos. Então, em cada dia de Brahmā, Kṛṣṇa vem, uma vez por dia. Isso significa que, após um período de 433 milhões de anos, Ele vem. Por quê? Para dar um perfeito conhecimento de vida, como um ser humano deve viver para tornar sua vida perfeita. Assim, o Bhagavad-gītā está lá, falado por Kṛṣṇa neste milênio, neste dia. Agora, um dia de Brahmā estamos passando pelo vigésimo oitavo milênio. Não, vigésimo oitavo ... Num dia de Brahmā, há setenta e um Manus, e um Manu vive por... Isso também é muitos milhões de anos, setenta e dois milênios.

Portanto, não estamos interessados ​​agora em calcular o conhecimento perfeito. Este conhecimento perfeito vem de Deus, ou Kṛṣṇa, e é distribuído pelo sistema paramparā, por sucessão discipular. O exemplo está lá, uma mangueira. No topo da mangueira há uma fruta muito madura, e essa fruta tem que ser provada. Então, se eu soltar o fruto lá de cima, ele será perdido. Portanto, ele é entregue, depois de um, depois outro, depois... Assim, ele desce. Então, todo o processo de conhecimento védico está sendo recebido da autoridade. E se vem descendo em sucessão discipular. Assim como eu já expliquei, Kṛṣṇa dá o conhecimento, o conhecimento perfeito, à Brahmā, e Brahmā dá o conhecimento à Nārada. Nārada passa o conhecimento à Vyāsa. Vyāsa dá o conhecimento à Madhvācārya. Madhvācārya dá o conhecimento à sua sucessão discipular, mais tarde, à Mādhavendra Purī. Mādhavendra Purī dá esse conhecimento à Īśvara Purī. Īśvara Purī dá esse conhecimento à Caitanya Mahāprabhu, ao Senhor Caitanya. Ele entrega esse conhecimento aos Seus discípulos imediatos, seis Gosvāmīs. Os seis Gosvāmīs entregam o conhecimento à Śrīnivāsa Ācārya, Jīva Gosvāmī. Depois Kavirāja Gosvāmī, depois Viśvanātha Cakravartī, depois Jagannātha dāsa Bābājī, depois Bhaktivinoda Ṭhākura, depois Gaura Kiśora dāsa Bābājī Mahārāja, depois meu mestre espiritual, Bhaktisiddhānta Sarasvatī. Então estamos distribuindo o mesmo conhecimento.

Devotos: Jaya

Prabhupāda! Haribol! Prabhupāda: Nós não fabricamos conhecimento, porque como podemos fabricar? O conhecimento perfeito significa que eu devo ser perfeito. Mas eu não sou perfeito. Todos nós, quando eu falava, porque... Não somos perfeitos porque, em nossa vida condicional, temos quatro defeitos. O primeiro defeito é que cometemos erros. Qualquer um de nós que estamos sentados aqui, ninguém pode garantir que ele não tenha cometido nenhum erro na vida. Não, isso é natural. "Errar é humano."