PTBR/Prabhupada 0956 - O pai do cachorro nunca pedirá ao filho cachorro, 'Vá para a escola'. Não. Eles são cães



750623 - Conversation - Los Angeles

Dr. Mize: Como a mente vem a saber que existe uma alma?

Prabhupāda: Indo à aula de professores que têm uma mente clara. Por que estudantes estão vindo à você? Porque suas mentes não estão claras. Você tem que clarear suas mentes, ensinando-lhes psicologia, sentimentos ... Pensar, sentir, desejar. Portanto, ele deve vir a um homem sábio que sabe como entender a mente, como entender as atividades da mente, como lidar com elas. Isso requer educação. Um cão não pode tomar essa educação, mas um ser humano pode. Portanto, é o dever do ser humano, como controlar a mente, não agir como cães e gatos. Isso é ser humano. Ele deve ser inquisitivo, "Por que isso acontece? Por que isso está acontecendo?" e ele deve tomar educação. Essa é vida humana. E se ele não indaga, se ele não toma educação, então, qual é a diferença entre ele e o cachorro? Ele continua sendo um cachorro. Ele tem essa oportunidade de vida humana. Ele deve aproveitar para compreender o que é o que, não para se manter no status de cachorro, simplesmente comendo, dormindo, fazendo sexo e defendendo. Essa é a distinção entre cão e ser humano. Se ele não se torna inquisitivo como controlar a mente, ele não é nem mesmo um ser humano. Um cachorro nunca pergunta. Um cão sabe que "quando eu lato, as pessoas se ficam perturbadas". Ele nunca perguntará: "Como controlar esse hábito de latir?" (risos) Porque ele é cachorro, ele não pode fazer isso. Um ser humano pode saber que "as pessoas me odeiam. Eu faço algo errado. Como controlar minha mente?" Isso é ser humano. Essa é a diferença entre o ser humano e o cão. Portanto, a injunção védica é: "Vá e questione. Você tem essa forma humana de vida". Athāto brahma jijñāsā: "Agora, este é o momento de indagar sobre a alma". Tad vijñānārthaṁ sa gurum eva abhigacchet (MU 1.2.12). Se você quer entender essa ciência, então vá a um guru apropriado e tire lições com ele. O mesmo que instruímos nossos filhos: "Se você quer ser educado no maior status de vida, vá para a escola, vá para a faculdade, vá a aula". Isso é sociedade humana. O pai do cachorro nunca pedirá ao filho cão: "Vá para a escola". Não. Eles são cães.

Jayatīrtha: as universidades hoje em dia não ensinam nenhum curso na natureza da alma.

Prabhupāda: Portanto, ele diz: "O que há de errado se eu me tornar um cão?" Porque não há educação. Ele não conhece a diferença entre o cão e o ser humano. Portanto, ele diz que "O que há de errado se eu me tornar um cachorro? Obterei mais facilidade para sexo sem acusações criminais". Este é o avanço da educação.

Dr. Mize: Como a mente, então, sabe que existe uma alma?

Prabhupāda: Isso eu digo, que você tem que se educar. Como essas pessoas estão convencidas sobre a alma? Elas foram educadas. Por prática e por conhecimento. Tudo deve ser aprendido pela educação. E, portanto, a injunção védica é tad-vijñānārtham, "para conhecer essa ciência," gurum eva abhigacchet, "você deve ir ao guru, professor". Então a resposta é que você deve ir ao professor que pode ensinar-lhe como a alma está lá.