PTBR/Prabhupada 0957 - Muhammad diz que ele é servo de Deus. Cristo diz que ele é filho de Deus



750624 - Conversation - Los Angeles

Prabhupāda: Muhammad diz que ele é servo de Deus. Cristo diz que ele é filho de Deus. E Kṛṣṇa diz: "Eu sou Deus". Então, onde está a diferença? O filho dirá a mesma coisa, o servo vai dizer o mesmo, e o pai também dirá a mesma coisa. Portanto, a teologia significa conhecer Deus e cumprir Sua ordem. Esse é o meu entendimento. E teologia não significa fazer pesquisa de quem é Deus. Isso é teosofia. Então, se vocês são teólogos, então vocês devem saber o que é Deus e cumprir o Seu pedido. O que você acha, Dr. Judah?

Dr. Judah: Perdão?

Prabhupāda: O que você acha, essa proposição?

Dr. Judah: Sim, bem, acho que você está certo. Eu acho que é... Certamente, em nosso tempo e era, muitos de nós realmente não conhecem Deus.


Prabhupāda: Sim. Então ele não é teólogo. Ele é teosofista.

Dr. Judah: Conhecemos sobre Deus, mas não conhecemos Deus. Eu concordaria.

Prabhupāda: então isso é teosofia. Os teósofos, eles pensam que há algo superior. Mas quem é esse superior, eles estão procurando. O mesma coisa: um menino, ele sabe, "eu tenho um pai", mas "Quem é meu pai? Isso eu não sei". "Oh, isso, você precisa perguntar a sua mãe". Isso é tudo. Sozinho, ele não pode entender. Então, nossa proposição é que se você não conhece Deus, e aqui está Deus, Kṛṣṇa, por que você não O aceita? Você não sabe antes de tudo. E se eu apresentar, "Aqui está Deus", então por que você não aceita? Qual é a resposta? Estamos apresentando Deus: "Aqui está Deus". E grandes, grandes ācāryas aceitaram - Rāmānujācārya, Madhvācārya, Viṣṇu Svāmī, Senhor Caitanya, em nossa sucessão discipular meu Guru Mahārāja - e eu estou pregando: "Este é Deus". Não estou apresentando um Deus caprichosamente. Estou apresentando um Deus que é reconhecido. Então, por que você não aceita? Qual é a dificuldade?

Dr. Judah: Suponho que uma das dificuldades certamente para muitos na geração mais velha, é que seguimos certos padrões de vida, e o...

Prabhupāda: Então você não é sério sobre Deus.

Dr. Judah: E, er, é difícil mudar. Este é o grande problema.

Prabhupāda: então você não é sério. Assim, Kṛṣṇa disse: sarva-dharmān parityaja mām ekaṁ śaraṇaṁ (BG 18.66): "Você tem que abandonar".

Dr. Judah: Isso mesmo.

Prabhupāda: porque se você não está preparado a abandonar, então você não pode aceitar Deus.

Dr. Orr: Eu acho que você está sendo um pouco injusto com o Dr. Crossley. Eu acho que o que você diz é verdade, que a coisa mais importante que podemos fazer é buscar e conhecer a Deus, mas não acho correto dizer que é uma coisa ruim estudar como outras pessoas, ou como o homem tem..

Prabhupāda: Não, não digo coisa ruim. Eu digo que se você é sério sobre Deus, agora, aqui está Deus.

Dr. Orr: Isso é o que uma universidade é em parte para, para estudar sobre como as pessoas pensaram em assuntos diferentes.

Prabhupāda: Não, está tudo bem. Eu já disse. Se você está buscando algo, se você conseguir esse algo, por que você não aceita?

Dr. Orr: Você acredita que Cristo disse que Kṛṣṇa era seu pai?

Prabhupāda: O nome pode ser diferente. Assim como em nossos países, dizemos, essa flor é algo; você diz algo, algo. Mas o assunto em questão deve ser o mesmo. O nome não é... Você pode dizer de uma maneira diferente, como você entende. Mas Deus é um. Deus não pode ser dois. Você pode dar-Lhe nomes diferentes. Isso é diferente. Mas Deus é um. Deus não pode ser dois.