PTBR/Prabhupada 0977 - Este corpo material é moldado de acordo com nosso corpo espiritual



730408 - Lecture BG 04.13 - New York

Agora Kṛṣṇa diz: catur varṇyaṁ mayā sṛṣṭaṁ guṇa-karma-vibhāgaśaḥ (BG 4.13). Agora o... Quando somos animais... Temos que passar por corpos de animais. Pela evolução, chegamos a essa forma de corpo humana. Agora é uma oportunidade para sair deste ciclo de nascimentos e mortes. Este é o nosso verdadeiro problema. Mas as pessoas, porque eles não têm educação, conhecimento básico pobre... Não há instituição educacional, em como ocorre a transmigração da alma. Eles não sabem. Grandes diplomas., Ph.D's. Mas eles não sabem qual é a real posição da entidade viva. Mas esse é o problema real. Eles não sabem o verdadeiro problema.

O verdadeiro problema é... Está afirmado no Bhagavad-gita: janma-mṛtyu-jarā-vyādhi (BG 13.9), nascimento, morte, velhice e doença. Este é o problema real. Ninguém quer nascer. Pelo menos ninguém quer morrer. Nascimento e morte. Onde quer que haja nascimento, deve haver morte. Qualquer coisa que nasça deve morrer. Então janma-mṛtyu. E velhice. Contanto que você viva, você tem que mudar sua posição. Então uma posição é essa velhice. Assim como nos tornamos velhos. Existem tantas queixas. Jarā. E vyadhi. E quando nos tornamos doentes. Todos devem ficar doentes. Todos devem envelhecer. Todos devem morrer. Este é o problema. Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi duḥkha-doṣānudarśanam.

Estamos tentando mitigar todas as nossas condições miseráveis ​​de vida. Isso é luta pela existência. Nós somos cientistas. Estamos descobrindo muitos processos neutralizantes para sair da condição de angústia. Mas a difícil posição, janma-mṛtyu-jarā-vyādhi, estamos evitando. Porque não podemos fazer nada. Nós não podemos nem... A tão-chamada ciência, eles não podem resolver este problema. Embora às vezes eles se tornem orgulhosos que pela ciência seremos imortais e assim por diante. Essas coisas foram experimentadas antes também pela classe ateísta de homens como Rāvaṇa, Hiraṇyakaśipu. Mas não é possível ser sucedido, parar o nascimento, a morte, a velhice e a doença. Isso não é possível. Se existe algum processo possível, então é consciência de Kṛṣṇa.

Isso é consciência de Kṛṣṇa. Se você se torna consciente de Kṛṣṇa, então você pode obter um corpo... Não obter... Você já tem o corpo, corpo espiritual. E sobre esse corpo espiritual, esse corpo material se desenvolveu. Assim como uma roupa. Seu casaco é moldado de acordo com seu corpo. Da mesma forma, este corpo material é moldado de acordo com o nosso corpo espiritual. Então nós temos o nosso corpo espiritual. Este corpo material está cobrindo. Vāsāṁsi jirṇāni.

Assim como uma roupa. Sua camisa e casaco são a cobertura do seu corpo real. Da mesma forma, este corpo, corpo grosseiro e corpo sutil, feitos de elementos materiais... O corpo grosseiro é feito de terra, água, ar, fogo. E o corpo sutil é feito de mente, inteligência e ego. Estes são a camisa e o casaco. Dentro desta camisa e casaco, se encontra a alma. Então a alma está agora enjaulada neste corpo material. E a nossa função na forma humana de corpo... Na forma animal de corpo, não podemos fazer isso. Mas a forma humana de corpo podemos entender que "eu não sou este corpo". O corpo, esse corpo material, é um confinamento externo, e, como eu tenho esse corpo, estou submetido a nascimento, morte, velhice e doença.

Agora, na forma humana de corpo, eu entendo isso. Então, se eu fizer uso do processo, como sair desse ciclo de nascimentos e mortes, então essa vida humana é bem sucedida. Este é o movimento da consciência de Kṛṣṇa. Como, estamos ajudando as pessoas a sair deste corpo material, e reviver seu próprio corpo espiritual e, nesse corpo espiritual, você volta para casa, de volta ao Supremo. Este é o processo.