PTBR/Prabhupada 0978 - Se você não requer Brahmana, então você vai sofrer



730408 - Lecture BG 04.13 - New York

Tyaktvā dehaṁ punar janma naiti (BG 4.9). Mas as pessoas são tão atraídas por esse corpo material que eles estão preparados para se tornarem cães e gatos na próxima vida, mas eles não estão preparados para voltar para casa, de volta ao Supremo. Este é o problema. Então, por que esse problema? Porque a sociedade humana está em caos. Uma condição caótica. Deve haver divisão de quatro classes. Uma classe deve ser brāhmaṇa, classe inteligente de homens. E uma deve ser kṣatriya, uma classe, os administradores. Porque a sociedade humana, eles exigem um bom cérebro de consultoria, bons administradores, bons produtores e bom trabalhador. Essa é a divisão de brāhmaṇa, kṣatriya, vaiśya, śūdra. Portanto, Kṛṣṇa diz: catur varṇyaṁ mayā sṛṣṭam (BG 4.13). Para manter boas facilidades para a vida humana, deve-se haver quatro divisões. Se você disser que não, "nós não precisamos de brāhmaṇa". Se você não requer brāhmaṇa, então você vai sofrer.

Assim como você tem esse corpo. E se você pensa "Esta parte do corpo é muito cara, sempre comendo. Corta fora." Então você está morto. Da mesma forma, apenas para manter seu corpo em boas condições, em condições de vida, você deve ter sua cabeça, você deve ter seus braços, você deve ter sua barriga, você deve ter suas pernas. Você não pode dizer "eu posso evitar essa parte do corpo". Não. Da mesma forma, catur varṇyaṁ mayā sṛṣṭam (BG 4.13). As quatro divisões da sociedade devem estar presente, caso contrário, será caótico ou um corpo morto.

Assim, no momento presente, a dificuldade é que não existe brāhmaṇa, não existe kṣatriya. Existem apenas os vaiśyas e os śūdras, barriga, vaiśya significa barriga e śūdra significa a perna. Então, se, das quatro divisões, uma está em falta, a sociedade estará em condição caótica. As quatro devem existir. Embora comparativamente, a cabeça é a parte mais importante do corpo, ainda assim você não pode negligenciar a perna. Esta é uma combinação cooperativa.

Então nós temos que cooperar. Não importa. Um é muito inteligente. Um é menos inteligente. Outro é menos inteligente. As quatro classes estão lá. A classe mais inteligente é a cabeça, o cérebro. E a próxima classe inteligente, o administrador, o governo. A próxima classe inteligente, os industriais, comerciantes. A próxima classe inteligente é o trabalhador. Todos eles são necessários. Mas, no momento presente, existe apenas esse industrialista mercantil e operário. Não há cérebro. Como conduzir a sociedade? Como se tornar uma sociedade humana perfeita, como cumprir a missão da sociedade humana, para essas coisas, não há cérebro.