PTBR/Prabhupada 0986 - Ninguém pode ser mais sábio que Deus



720905 - Lecture SB 01.02.07 - New Vrindaban, USA

Assim como em seus países ocidentais, o Senhor Jesus Cristo sacrificou sua vida por Deus. Pode... Ele foi acusado de estar pregando algo blasfemo. Mas ele era um devoto de Deus. Ele pregou ao povo, que existe o reino de Deus, você ama a Deus e vai para o reino de Deus. Verdade simples. Esse é o real negócio da vida humana. Esta vida humana é destinada a entender Deus porque somos parte integrante de Deus e nos esquecemos. Assim como, eu dei várias vezes este exemplo, uma pessoa, ele pertence a um pai rico, mas de alguma forma ele saiu de casa e está vadiando. No seu país, este exemplo é muito aplicável. Tantos meninos, eles deixaram seu pai rico, família rica, e estão deitando na rua. Eu vi isso. Por quê? Talvez algum motivo, mas não se espera que ele deite na rua porque ele tem pai rico, pelo menos nação rica, sua nação americana. Da mesma forma, quando nos tornamos perplexos e confusos e queremos viver independentemente de Deus, o pai mais rico - quem pode ser mais rico que Deus? Deus significa o mais rico. Ninguém pode ser mais rico que Ele. Essa é outra definição de Deus.

aiśvaryasya samagrasya
vīryasya yaśasaḥ śriyaḥ
jñāna-vairāgyayoś caiva
ṣaṇṇāṁ bhaga itīṅganā
(Viṣṇu Purāṇa 6.5.47)

Bhāga, bhāga significa fortuna. Aquele que é opulento com seis tipos de fortunas. Podemos entender muito bem. Assim como em nosso mundo material, se um homem é muito rico, ele é atraente. Todo mundo fala sobre ele. Mesmo se ele for o mais sem noção de todos, se ele tem dinheiro, todo mundo vai falar d´ele. Pelo menos nesta era isso está acontecendo. Ninguém considera nada mais, mas se de alguma forma ou outra alguém se torna muito rico, ele se torna uma figura popular. Então Deus deve ser o mais rico. Aqui, dentro deste mundo material, podemos afirmar: "Eu sou mais rico que isso", mas alguém é mais rico que eu. Não posso afirmar que "ninguém é mais rico que eu". Isso não é possível. Descobriremos menos ricos que eu e poderemos descobrir mais ricos que nós. Estas duas coisas podemos. Mas quando você se refere a Deus, você encontrará que ninguém é mais rico que Ele.

Portanto, Deus é chamado de grande, Deus é grande. Da mesma forma, não só em riquezas, aiśvarya, sa samagrasya, vīryasya, em poder também. Aiśvaryasya samagrasya vīryasya yaśasaḥ, em reputação também, em fama. Assim como todo mundo, pode ser que você pertença a alguma religião, eu pertenço a, mas todos sabem que Deus é grande. Isso é reputação. Aiśvaryasya samagrasya vīryasya yaśasaḥ, e śrī, śrī significa beleza. Deus é o mais lindo. Assim como, veja Kṛṣṇa aqui, você tem a figura de Kṛṣṇa aqui, quão lindo Ele é. Deus deve ser, Ele é jovem, sempre. Um homem velho não pode ficar tão belo. Isso é afirmado no Brahma-saṁhitā, advaitam acyutam anādim ananta-rūpam ādyaṁ purāṇa-puruṣaṁ nava-yauvanaṁ ca (BS 5.33). Essa é a descrição de Ādyaṁ Purāṇa, Ele é a pessoa original, o mais velho de todos, mas Ele é nava-yauvanam, como um menino lindo, digamos dezesseis ou vinte anos. Então isso é lindo, o mais lindo. E o mais sábio, jñana. Ninguém pode ser mais sábio que Deus. Esta é a descrição dada por Parasara Muni, pai de Vyāsadeva. Aiśvaryasya samagrasya vīryasya yaśasaḥ śriyaḥ (Viṣṇu Purāṇa 6.5.47), jñāna-vairāgya e ao mesmo tempo renunciado.