PTBR/Prabhupada 0993 - Veja que ele não está jejuando, sem comida. Este é o comunismo espiritual



730407 - Lecture SB 01.14.43 - New York

Tradução: "Você não cuidou de idosos e meninos que merecem jantar com você? Você os deixou e tomou suas refeições sozinho? Você cometeu algum erro imperdoável que é considerado abominável? "

Prabhupāda: Então, "Você não cuidou de idosos e meninos que merecem jantar com você?" Então, esta é a cultura Védica. Quando há alimentos a serem distribuídos, a primeira preferência é dada às crianças. Nós nos lembramos, até agora com setenta e oito, quando éramos crianças, tínhamos quatro, cinco anos, nos lembramos. Alguns de vocês viram isso (indistinto), e se você, alguém aqui? Você viu. Então, o primeiro banquete é para crianças. Então, às vezes eu era um pouco obstinado, não me sentaria, "Não, eu vou tomar com você, os mais velhos". Mas esse era o sistema. Em primeiro lugar, as crianças devem ser suntuosamente alimentadas, então os brāhmaṇas, e crianças e idosos. Na família, crianças e idosos... Apenas veja Mahārāja Yudhiṣṭhira, o quanto ele estava ansioso para cuidar de Dhṛtarāṣṭra. Embora ele tenha desempenhado o papel de um inimigo por todo o tempo, ainda é o dever do membro da família cuidar dos idosos. Quando Dhṛtarāṣṭra saiu de casa depois de ser acusado por seu irmão mais novo, Vidura, então, "Meu querido irmão, você ainda está ligado à vida familiar, você não tem vergonha. Você está tomando comida, a quem você, de quem você considerava seus inimigos. Você queria matá-los desde o começo. Você incendiou a casa deles. Você os baniu pra floresta. Você intrigou contra suas vidas, e agora tudo está terminado, todos os seus filhos, netos e genros e irmãos, pais, tios..." Eu quero dizer que Bhīṣma era seu tio. Então toda a família. No campo de batalha de Kurukṣetra, todos foram mortos, exceto esses cinco irmãos: Yudhiṣṭhira, Bhīma, Arjuna, Nakula, Sahadeva. Todos os membros masculinos foram mortos. Então, o único descendente restante era Mahārāja Parīkṣit. Ele estava dentro do ventre de sua mãe. E seu pai morreu, filho de Arjuna, Abhimanyu. Ele tinha dezesseis anos de idade. Felizmente a esposa dele estava grávida. Caso contrário, a dinastia Kuru estava acabada. Então, ele repreendeu, "Ainda assim você está sentado aqui apenas por um pedaço de comida como cachorro. Você não tem vergonha, meu querido irmão."

Então ele levou muito a sério: "Sim, sim meu querido irmão, você está dizendo muito bem. "Então, o que você quer que eu faça?" "Seja, imediatamente saia." "Imediatamente saia. E vá pra floresta." Então ele concordou, ele foi.

Então Mahārāja Yudhiṣṭhira costumava ser o primeiro a vir de manhã, depois de tomar banho, depois da adoração, porque primeiro dever era ir e ver os idosos: "Meu querido tio, você está confortável? Está tudo bem?" E fala por algum tempo só para agradá-lo. Este é o dever do membro da família - cuidar das crianças, cuidar dos idosos, cuidar até mesmo de um lagarto na casa, uma serpente na casa. Esta é a injunção que encontramos no Srimad-Bhagavatam, gṛhasta, o quanto ele é responsável. Lá está dito, até mesmo se há uma serpente... Ninguém quer cuidar de serpente. Todo mundo quer matar e ninguém sente pena de matar uma serpente. Prahlāda Mahārāja disse que, modeta sādhur api vṛścika-sarpa-hatyā (SB 7.9.14). Ele disse que "Meu pai era como uma serpente, vṛścika, escorpião. Então, matar uma serpente ou escorpião, ninguém se descontenta. Então, meu Senhor, não fique com raiva. Agora tudo está terminado, meu pai está acabado". Então foi isso. Mas ainda o śāstra diz que mesmo que em sua casa há uma serpente, veja que ele não está jejuando, sem comida. Este é o comunismo espiritual. Eles estão agora atrás de comunismo, mas eles não sabem o que é comunismo. Todo mundo vai ser cuidado. Isso é comunismo, o real comunismo. Ninguém deve morrer de fome. Ninguém deveria ter qualquer desejo no estado. Isso é comunismo.