PTBR/Prabhupada 0995 - O Movimento da Consciência de Krishna não é para o negócio de Ksatriya ou Vaisya



730407 - Lecture SB 01.14.43 - New York

Prabhupāda: Se você beber leite de uma panela de ouro ou uma panela de ferro, o sabor é o mesmo. Você não pode mudar o sabor do leite, nem nada, colocando no pote de ouro. Mas essas pessoas tolas estão pensando que "Nosso prazer material será muito agradável quando for colocado no pote de ouro em vez do pote de ferro." Mūḍhāḥ. Eles são chamados mūḍhāḥ. (risos) Eles não sabem que nosso verdadeiro negócio é como sair desse corpo material. Isto é, janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Este é um conhecimento real. Deve-se sempre lembrar, que "Minha real angústia de vida são estas quatro coisas, janma-mṛtyu-jarā-vyādhi nascer, morrer, envelhecer e adoecer. Esse é meu problema." Mas eles não sabem disso. Eles estão agora ocupados com o problema do petróleo. Sim. Eles criaram este problema do petróleo, esta carruagem de lata sem cavalos. (risos) Sim. Eles estão pensando: "Melhor que cavalo. Agora eu tenho essa carruagem de lata". Assim que é velho, não tem valor. Você joga na rua, especialmente no seu país. Ninguém cuida dele. E, mas é preciso ter essa carruagem. E deve funcionar com gasolina, e custa mão de obra, trabalho pesado, vai para o deserto, fura, e depois tira o óleo, depois traga-o em tanques. E isso é chamado de ugra-karma. Isso é afirmado no Bhagavad-gītā, que esses patifes, demônios, eles criaram o ugra-karma simplesmente para gerar problemas para todo o povo. Isso é tudo. Kṣayāya jagato 'hitāḥ, e trazendo a destruição mais perto, mais perto. Agora isto está acontecendo, e pode haver uma grande guerra, isso significa destruição. Simplesmente por criar um pouco de conforto. Antigamente também eles estavam se movendo. O transporte estava lá. Mas eles não gostam de permanecer nos caminhos precedentes, porque não têm outro compromisso. Melhor engajamento, isso eles desconhecem. Aqui está o melhor compromisso: vir antes de Rādhā-Kṛṣṇa, e glorificar o Senhor e entender nosso relacionamento. Este é o nosso real, real negócio, mas ninguém está interessado no real negócio. Eles estão interessados ​​em engajamentos supérfluos: trabalho o dia inteiro no escritório, então vem aqui, vai ao clube, vai ao clube de futebol, clube de tênis. Desta forma, eles simplesmente inventaram formas de desperdiçar suas vidas valiosas desta forma humana. Eles inventaram. Eles não têm noção de como essa vida deveria ser utilizada pra parar este, eu quero dizer, o problema principal, janma-mṛtyu-jarā. Eles não sabem.

Então, este Śrīmad Bhāgavatam está dando ao mundo inteiro a vida real, real, o que se entende por vida. Então, essas são as etiquetas. Cuidar, especialmente, de brāhmaṇa, homens idosos, crianças, mulheres e vacas. Isso é civilização. Essas entidades vivas devem ser cuidadas. Agora esses patifes estão matando vacas e prostituindo mulheres, e matando as crianças ainda no útero. E não há questão de respeito ao brāhmaṇa, e nem existe a cultura brāhmaṇa. Então como você pode ser feliz? Hã? E se não há cultura bramânica na sociedade, então essa sociedade é inferior à sociedade animal. Portanto, oferecemos nossas orações,

namo brahmaṇya-devāya
go-brāhmaṇa-hitāya ca
jagad-dhitāya kṛṣṇāya
govindāya namo namaḥ

Primeira deferência é dada, go-brāhmaṇa-hitāya ca, jagad-dhitāya. Se você realmente quiser fazer alguma atividade para o bem-estar e o benefício do mundo todo, então dessas duas coisas devem ser cuidadas, go-brāhmaṇa-hitāya ca, vacas e brāhmaṇas. Eles devem receber a primeira proteção. Então jagad-dhitāya, então haverá real bem-estar pelo mundo inteiro. Eles não sabem. Kṛṣi-go-rakṣya-vāṇijyaṁ, go-rakṣya, vāṇijyam, vaiśya-karma svabhāva-jam. Este é o dever da classe mercantil dos homens: melhorar a agricultura, proteger as vacas, kṛṣi-go-rakṣya vāṇijyam. E se você tem excesso de comida, você pode negociar, vāṇijyam. Esse é o negócio. O brāhmaṇa é destinado a fazer o trabalho do cérebro. Ele dará conselhos. Assim como nós, o movimento da consciência de Kṛṣṇa, nós... Nós não estamos destinados aos negócios do ksatriya ou aos negócios do vaisya, os devotos, mas se necessário eles podem tomar. Mas o negócio real é, o negócio do brāhmaṇa é conhecer os Vedas, o Brahman, o Supremo Brahman, a Verdade Absoluta. Ele, ele deve saber, e ele deve distribuir o conhecimento. Isso é brāhmaṇa. Kīrtayanto. Satataṁ kīrtayanto māṁ yatantaś ca dṛḍha-vratāḥ. Este é o negócio do brāhmaṇa.

Então, nós tomamos este negócio que prega que existe Deus. Nós temos um relacionamento íntimo com Deus. Então, se você agir de acordo, então você será feliz. Este é o nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa. Esses patifes, eles esqueceram, ou eles não se importam em saber, Deus, e essa é a causa do sofrimento deles. Ontem aquele repórter de imprensa perguntou... Qual foi a pergunta?

Devoto: "Isso ajudará a resolver a crise do petróleo?"

Prabhupāda: Sim. Então, o que eu respondi?

Devoto: "Sim. Por que não?"

Prabhupada: Hein?

Devoto: "Por que não?"

Prabhupāda: Você não se lembra?

Devoto: Sim. Você disse que a solução já está lá, consciência de Kṛṣṇa.

Prabhupāda: Sim. Na verdade, esse é o fato! Mas eles não vão aceitar isso. Eles não vão aceitar. Agora, qual é o problema? Não é nada difícil. Existe gasolina e é utilizado para o nosso uso, mas a dificuldade é que os árabes, eles estão pensando que é meu...