PTBR/Prabhupada 1011 - Você deve aprender de Deus o que é religião. Você não fabrica sua própria religião



750713 - Conversation B - Philadelphia

Prabhupāda: Esse cavalheiro?

Devoto filho: Este é meu pai.

Prabhupada: Oh. Muito obrigado. (risos)

Pai: Sua Graça...

Devoto: E minha mãe.

Mãe: Hare Kṛṣṇa.

Prabhupada: Oh. Então vocês são todos afortunados. Vocês têm um filho tão bom.

Pai: Obrigado.

Prabhupāda: Sim. E ele está lhe dando o melhor serviço, tornando-se consciente de Kṛṣṇa.

Pai: O melhor que?

Devoto: Serviço.

Prabhupāda: Não pense que ele está fora de casa, ele está perdido. Não. Ele está lhe dando o melhor serviço.

Pai: Bem, estamos muito satisfeitos com ele e sempre fomos. Obrigado por ajudá-lo a encontrar felicidade. É algo que ele conseguiu encontrar através de sua orientação. (indistinto)

Prabhupada: Obrigado. Eles são meninos muito bons.

Pai: O que é incrível para mim é onde você consegue forças para manter o ritmo que você tem. Você pode me dizer como você faz isso? (risos) Eu sou alguns anos mais novo que você, e eu tenho uma dificuldade no ritmo, pra manter.

Prabhupāda: O processo é genuíno, o processo que eu recomendo e eles seguem. Então é certo.

Devoto filho: Sim. Ele está dizendo que nosso estilo de vida lhe permitirá ter essa força também, adorando a Deus.

Prabhupāda: Assim como o médico. Ele te dá o remédio, e ele te dá o processo, a dosagem, como tomar o remédio, como fazer dieta. Se o paciente seguir, ele irá se curar. (pausa) Essa é a oportunidade, a vida humana. Esse processo de realização de Deus pode ser aceito pelo ser humano. Não importa onde ele nasceu. Na Índia ou fora da Índia, isso não importa. Qualquer ser humano pode aceitar. Essa é a diferença entre a vida animal e a vida humana. O animal, o cachorro, ele só sabe latir, só isso. Ele não pode ser ensinado sobre esse processo. Mas um ser humano pode ser. Ele tem essa inteligência, todo ser humano. Então, nessa forma humana de vida, se não seguirmos esse processo, de como nos tornarmos conscientes de Kṛṣṇa, então permaneceremos como cães. Porque estamos perdendo a oportunidade.

Pai: O que é que a consciência de Kṛṣṇa tem e oferece às pessoas que é muito maior do que as outras religiões oferecem?

Prabhupāda: Isto é religião. Já expliquei que religião significa tornar-se amante de Deus. Isso é religião. Quando não há amor a Deus, isso não é religião. Religião significa - já expliquei - conhecer Deus e amá-Lo. Então, se você não sabe o que é Deus, onde está a questão de amá-Lo? Então isso não é religião. Está acontecendo em nome da religião. Mas religião significa conhecer Deus e amá-Lo. Dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇitām (SB 6.3.19). (aparte :) Você consegue achar esse verso? Dê a ele. Você não encontra?

Nitāi: Sim, 3.19.

Prabhupāda: Terceiro capítulo, Dezenove.

Nitāi:

dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇitām
na vai vidur ṛsayo nāpi devaḥ
na siddha-mukhya asura manuṣyaḥ
kuto nu vidyādhara-cāraṇādayaḥ
(SB 6.3.19)

Prabhupāda: Dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇitām: "Os princípios de religião são dados por Deus". Assim como a lei. Lei significa o processo de atividades que é dado pelo governo. Você não pode fazer leis em casa. Está claro?

Pai: Não, estou tendo um problema de linguagem, eu acho.

Jayatīrtha: Ele diz que lei significa aquilo que é dado pelo governo. Você não pode fazer sua própria lei em casa. Da mesma forma, religião significa aquilo que é pronunciado pelo Senhor. Você não pode criar seu próprio processo.

Pai: Bem, acho que estou perdendo o foco. Minha pergunta era o que a consciência Hare Kṛṣṇa tem a oferecer que outras religiões não têm a oferecer, tanto como...

Prabhupāda: Isso que está oferecendo, que você quer ser religioso, então você tenta entender os princípios religiosos de Deus. Porque se alguém é advogado, se alguém quer se tornar um advogado, ele deve aprender as leis que são dadas pelo governo. Ele não pode se tornar um advogado em casa. Da mesma forma, se você quer se tornar religioso, você precisa aprender o que é religião vinda de Deus. Você não fabrica sua própria religião. Isso não é religião. Este é o primeiro princípio. Mas se eu não sei o que é Deus, qual é a ordem dada por Deus, então o que é religião? Isso está acontecendo. Todo mundo está fabricando sua própria religião. Este é o método moderno, que religião é privada; qualquer um pode aceitar qualquer tipo de religião. Isso é liberalismo, não é?

Jayatīrtha: Sim.

Prabhupāda: Apenas convença ele.

Jayatīrtha: Então você entende? A idéia é que esse movimento Hare Kṛṣṇa é baseado na autoridade dos Vedas. E as literaturas védicas estão vindo diretamente de Kṛṣṇa. Então nós só aceitamos como verdade o que Kṛṣṇa diz, e nós não aceitamos confecções ou especulações mentais de ninguém como sendo verdade. E este é o problema com tantos outros movimentos religiosos hoje, que eles dependem da interpretação ou da...

Prabhupāda: Confecção.

Jayatīrtha: ...filosofia de um homem comum. Então este é o principal diferencial.

Prabhupāda: Nós não falamos nada que não seja falado por Deus no Bhagavad-gītā. Portanto, é atrativo em todos os lugares. Embora esteja em linguagem sânscrita, ainda assim, é atraente. Assim como se você vai pra rua e o sinal indica: "Mantenha à..."

Jayatīrtha: "Mantenha à direita."

Prabhupada: "Mantenha à direita", isso é lei. Eu não posso dizer: "Qual é o problema se eu mantiver à esquerda?" (risos) Então eu sou criminoso. Você não pode ditar. O governo disse: "Mantenha-se à direita". Você tem que fazer isso. Isso é lei. Se você violar, então você é criminoso. Paga multa. Mas, em geral, pode-se pensar: "Qual é o problema, em vez de eu me manter à direita, se eu mantiver à esquerda?" Ele pode pensar assim, mas ele não sabe que é criminoso.