PTBR/Prabhupada 1016 - Bhagavatam Diz que a Fonte Original de Tudo é Senciente. Consciente



720200 - Lecture SB 01.01.01 - Los Angeles

De acordo com o meu desejo, eu produzi este corpo. Mas embora eu esteja afirmando, meu corpo, Eu não sei como o corpo está funcionando. Isso é desconhecido para mim. Eu corto meu cabelo, mas eu não sei como o cabelo cresce novamente. Eu corto minhas unhas. Mas eu não sei como, qual é a função que está acontecendo dentro, de forma que até depois de cortar as unhas e cabelos, novamente crescem. Eu também não sei ... Eu estou comendo, eu sei, porque estou comendo algo substancial, está se transformando em diferentes tipos de secreções dentro do meu abdômen, e a secreção é distribuída. Eu fiquei sabendo por algum praticante de medicina ou de ciência médica, mas até onde eu sei , eu não sei como meu alimento é transformado em sangue. Como o sangue é transmitido em diferentes partes do meu corpo, e então eu fico novamente com energia. Na verdade eu não sei.

Mas a Suprema Personalidade de Deus, Ele sabe, indireta e diretamente, ambos, como esta manifestação cósmica material está funcionando. Ele sabe tudo. Como o sol está nascendo. Como a lua está brilhando. Como os oceanos são estáveis. Não estão invadindo a terra. Um oceano tão grande - pode inundar imediatamente qualquer cidade ou terra em um segundo. Mas não está fazendo isso. Então a direção está lá. Portanto, Bhagavatam diz que a fonte original de tudo é senciente. Consciente. E conscientemente está controlando tudo. "Anvayād itarataś cārtheṣv abhijñaḥ" (SB 1.1.1). 'Abhijñaḥ' significa completamente ciente.

A próxima pergunta pode ser levantada, de que forma Ele obteve o conhecimento? Ele é a origem. Porque nós temos essa idéia de que qualquer ser vivo, ele obtém conhecimento dos outros. Assim como nós recebemos o nosso conhecimento do nosso mestre espiritual. Meus discípulos estão recebendo conhecimento de mim então o conhecimento deles também é dado por alguém. Tem uma fonte. Mas, se a Suprema Personalidade de Deus é a origem, como ele conseguiu esse conhecimento da criação, manutenção? A resposta é 'sva-rāṭ'. Ele não obteve conhecimento de ninguém. Ele é auto-suficiente, Ele mesmo, em conhecimento. Essa é a natureza de Deus. Ele não precisa obter conhecimento de ninguém superior, porque ninguém pode ser superior a Deus. Nem igual a Deus. "Asamordhva". Ninguém é igual a ele. Ninguém é maior que ele.

Agora temos a experiência de que a primeira criatura, criatura viva dentro deste universo, é o Senhor Brahma. Então, ele também obteve conhecimento sem ajuda de outros, porque ... Ele é a primeira criatura viva. Então não havia outra criatura viva, então como ele obteve conhecimento? Então, isso significa que essa fonte original é o Senhor Brahma? As pessoas podem questionar, mas Bhagavatam diz que não. Ele é a criatura original deste universo, tudo bem, mas ele também é um ser criado. Porque a manifestação cósmica foi criada por Deus, o Supremo. E depois desta criação, Brahma foi criado. Portanto ele é um ser criado. Após a manifestação cósmica. E porque Deus, ou o Senhor Supremo ... Ele é o criador, então Ele não é um dos seres criados. Ele cria mas Ele não é criado. Mas Brahma é criado. Portanto, ele obtém conhecimento do Criador Supremo, que é independente.